quinta-feira, 18 de abril de 2019

STF versus ITF


Não se pode confundir STF com ITF. 
O Supremo Tribunal Federal (STF) é a Corte daqueles que tem notório saber jurídico, possuem ilibada conduta pessoal e profissional, são garantidores do Estado Democrático de Direito e se constituem em inequívoco alicerce da democracia. 
O Inferior Tribunal Falido (ITF) é a metáfora do local que abriga os que comprovam não possuir adequado saber jurídico, não são reconhecidos pela exemplar conduta pessoal e profissional, contribuem para a impunidade dos agentes públicos corruptos e asseguram a liberdade de acusados da prática contumaz de crimes. 
O STF se opõe à metáfora divergente por ser a garantia da prevalência da meta primacial do ser humano, que é a busca da paz e harmonia, amparada no instrumento primacial representado pela democracia, que por seu turno se fundamenta na liberdade, verdade, coragem e ética. 
Os integrantes do STF devem ser reconhecidos por equilíbrio, moderação, imparcialidade, confiabilidade, sabedoria, esperança e otimismo. No âmbito da sociedade, todas as cogitações, atos, decisões, despachos, bem como todas as manifestações da faculdade de ser, saber, pensar e agir devem convergir para a potencialização do valor da corte suprema — notadamente os oriundos dela própria. É atribuição individual e coletiva irrenunciável.

__________________
##################


[Divulgado em 'Comentários'  do Estadão online e do Globo online, em 20/Abr/2019]
__________________
##################



[Divulgado no Fórum de Leitores do Estadão online, em 21/Abr/2019]

__________________
##################

Nenhum comentário:

Postar um comentário