 |
"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado." Homenagem a Oscar Barbosa Souto Antigo lavrador, garimpeiro, comerciante, tabelião e juiz de paz. In Memoriam. |
–––––––––––––––––––––––––––
VER TAMBÉM
[Clique sobre um título]
–––––––––––––––––––––––––––
Com grande satisfação, nossa família assistiu à peça “Reunião Sem Café Não Presta”, em uma sala do Departamento de Artes Cênicas, da UnB. O evento se constituiu em avaliação da querida filha Cecília e de seus colegas, Flora, Lary, Charlie, Gabriel e Lucas, na disciplina “Interpretação Teatral”, do curso de Artes Cênicas, no âmbito daquela universidade.
A peça é uma exacerbada crítica à educação pública em nosso país, ambientada em um Conselho de Classe, com a participação caricatural e, às vezes, mergulhada em humor, de seis personagens: quatro professoras, um diretor substituto e um especialista em eletrotecnia e outras atividades de apoio.
Depois que saímos da UnB para celebrar a participação da Cecília, ela nos questionou sobre eventuais aspectos positivos da apresentação. Respondi que o objetivo da peça — a denúncia da indigente situação educacional brasileira — foi o aspecto mais relevante. Mencionei também que a forma de expressão das falas e a elegância do figurino de sua personagem eram adequadas e consentâneas com a condição de professora, mesmo em um contexto teatral caracterizado por humor e caricatura.
As seguintes oportunidades de melhoria na oportuna e requerida peça teatral podem ser adotadas:
– redução das atividades relacionadas com a permanente tentativa do personagem técnico de fazer funcionar o ventilador;
– redução dos impactos dos ruídos de moscas ou abelhas durante a reunião; e
– eliminação de palavrões, que não são condizentes com atividade educacional, nem mesmo para construir caricaturas.
Em face da relevância do tema, há a considerar a possibilidade de apresentação da peça para uma amostra de políticos brasileiros, com a menção explícita da omissão relativa às responsabilidades dos homens públicos, no atinente às medidas de correção dos graves problemas educacionais de nosso grandioso País.
É conveniente apresentar a sugestão para que a professora de “Interpretação teatral” determine aos alunos o desafio de transformar o conteúdo de seus respectivos textos em monólogos a serem apresentados em ocasião subsequente, sem quaisquer vieses de humor e, também, sem qualquer tendência caricatural. A seriedade e gravidade do tema justificam essa sugestão.
Essas observações são de quem não tem conhecimento de atividade teatral e podem estar eivadas de falhas, contudo não se pode perder de vista que a arte não se destina primacialmente aos atores, diretores e especialistas em teatro; destina-se também ao público em geral e, por essa razão, as interpretações de leigos devem, se possível, ser levadas em conta.
Que esta espécie de resenha represente a merecida homenagem a Jô Bilac, autor do texto “Reunião Sem Café Não Presta”; a Giselle Rodrigues, professora de Artes Cênicas e diretora da peça; a Cyntia Carla, professora de Artes Cênicas e orientadora dos figurinos; e a Briza Mantzos, aluna de Artes Cênicas e monitora da peça. Essas pessoas virtuosas são responsáveis por transmitir para os alunos a consciência da elevada prioridade de educação — enfatizando que nenhum governante brasileiro adotou esse procedimento —, bem como a inexcedível relevância do papel dos professores na evolução da sociedade e na construção de um mundo melhor para todos.
Homenagem seja feita também aos alunos Cecília, Flora, Lary, Charlie, Gabriel e Lucas, que com incomum disposição — e à luz de lucidez, perspicácia e talento —, lograram êxito na apresentação dessa magnífica peça teatral de singular relevância para quem se propõe a estimular a faculdade de pensar e o desencadeamento de ações para a melhoria dos processos educacionais em todos os níveis escolares.
 |
Cartaz da peça "Reunião Sem Café Não Presta". Departamento de Artes Cênicas (DAC) – UnB – 05/12/2025. |
Dramaturgia: Conselho de Classe, de Jô Bilac
Direção: Profª. Giselle Rodrigues
Figurino: Profª. Cyntia Carla
Monitoria: Briza Mantzos
Iluminação: Wyn Winton
Adaptação do texto: Briza Mantzos e elenco
Sonoplastia: Zuri Albuquerque
Elenco: Cecília Rocha, Chalie F. Leite, Flora Scartezini, Gabriel G12, Lary Sant e Lucas Fonseca.
 |
Cecília no papel da professora Tia Paloma. Peça "Reunião Sem Café Não Presta" – DAC – UnB – 05/12/2025.
|
 |
Cecília, Lary, Gabriel, Charlie, Flora e Lucas recebem aplausos. Peça "Reunião Sem Café Não Presta" – DAC – UnB – 05/12/2025. |
 |
Cecília, Flora, Laura, Isabel e Alessandra. Peça "Reunião Sem Café Não Presta" – DAC – UnB – 05/12/2025. |
 |
Aléssio, Cecília, Flora, Laura, Isabel, Alessandra e Leila. Peça "Reunião Sem Café Não Presta" – DAC – UnB – 05/12/2025. |
 |
Cecília ladeada pelos amigos Ana Beatriz, Hamilton e Milena. Peça "Reunião Sem Café Não Presta" – DAC – UnB – 05/12/2025. |
 |
Cecília, Alessandra, Aléssio, Isabel e Laura. Celebração da apresentação da peça "Reunião Sem Café Não Presta". Pizzaria Fratello Uno – 05/12/2025. |