quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Queda da escada – 8 —— [1º. a 29/Fev/2024]

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, meu pai, antigo lavrador, comerciante, tabelião e juiz de paz.
In memoriam.
 01/Fev/2024 (5ª. F)

Fui à consulta com o urologista Maj Dr Sérgio. Segundo o médico, os problemas relatados nos laudos dos exames de sangue, Colonoscopia e Ultrassonografias do abdômen e próstata não são preocupantes; em minha idade, são problemas esperados. Portanto, não há o que fazer. Apenas voltar dentro de um ano.

 

02/Fev/2024 (6ª. F)

Depois da fisioterapia no HMAB (Hospital Militar de Área de Brasília), com a Ten Daher — que segue na normalidade, isto é, exercícios para força, mobilidade e equilíbrio —, levei Cecília à clínica Reabilitação Total para avaliação de DTM. Ela foi recebida pelo fisioterapeuta Giovani, especialista em DTM. Ele fez uma espécie de anamnese e depois determinou que ela se sentasse na maca para o exame de toques nos locais afetados — ombros, mandíbula, região contígua aos ouvidos e interior da boca; o objetivo era avaliar com precisão os locais onde ela sentia dor. Pareceu um exame cuidadoso e completo; o Giovani causou impressão muito boa; e como pedimos três sessões semanais, ele agendou o tratamento para 2ª feira, 4ª feira e 6ª feira, às 11:00 horas da manhã.

 

05/Fev/2024 (2ª. F)

Após a fisioterapia com a Ten Daher, tive êxito em agendar:

– o periodontista Maj Dr. Stehling para mim; 

– a periodentista 1º Ten Dra. Julien para Isabel (apesar do nome francês masculino Julien, ela é dentista mulher); e 

– a periodentista 1º Ten Dra. Mariana Cruvinel para a Cecília.

Ademais, fui orientado pela Chefe da Seção de Odontologia para agendar periodontista para a Alessandra e Laura, pelo sistema de marcação online.

Agendei também a ginecologista Maj Dra. Mariana para a Alessandra.

Às 19:00 h, fui para a consulta oftalmológica agendada com Dra. Bruna, porém, como ela está grávida, precisou ser dispensada. Ante minha educada ponderação, a sargento atendente tomou a iniciativa de pedir ao 1º Ten Dr. Rafael que me atendesse. Ele diagnosticou catarata e fez encaminhamento para o cirurgião especialista em Catarata, Dr. Rafael Nery e solicitou o exame de mapeamento da retina.

 

07/Fev/2024 (4ª. F)

Consegui antecipar em uma hora a fisioterapia com a Ten Daher, para comparecer à sessão com o periodontista Maj Dr. Stehling. Ele se mostrou muito experiente e altamente qualificado na arte de comunicação de cada passo do que está fazendo; retirou tártaros, fez limpeza e avaliação do estado dos dentes. Pedi encaminhamento para protético por causa de supostas quebras de massas dentárias, mas ele afirmou que não havia necessidade. 

Diante da constatação de que o Dr. Stehling era desenrolado, prático e eficaz, eu lhe perguntei se poderia agendar as sessões de periodontia para a Alessandra e Laura. Ele não hesitou e para a Alessandra, agendou sessão com ele próprio; e para a Laura, com a 1º Ten Dra. Mariana Cruvinel.

 

09/Fev/2024 (6ª. F)

Ao terminar a fisioterapia, telefonei para Alessandra lembrando-lhe a sessão de periodontia. Acertei com ela que voltaria para casa, com a finalidade de apanhá-la. Chegamos atrasados no HMAB e quando estávamos passando no corredor em frente à recepção da Sessão de Odontologia, a querida filha foi chamada pelo Dr. Stehling — que sorte!

 

16/Fev/2024 (6ª. F)

Como habitualmente, fui para a fisioterapia, voltei para casa, levei Cecília para a clínica de Reabilitação Total e finalmente passei na Carreira para ver o estado do veículo chevrolet Spin. Surpresa! Estavam finalizando a limpeza; o carro estava pronto. Combinei que à tarde iria com Isabel receber o carro.

Assim foi; após o almoço, voltei com Isabel para a concessionária e ela voltou dirigindo. O padrão do serviço foi ótimo.

 

19/Fev/2024 (2ª. F)

Na semana passada, período de carnaval, na segunda-feira, terça-feira e quinta-feira, fiz fisioterapia em casa, com os instrumentos que improvisei; na sexta-feira, voltei à sessão de fisioterapia do HMAB; e no sábado e domingo, decidi descansar.

Ocorreu o inesperado: no domingo e ao amanhecer de segunda-feira, o pé passou a doer, mesmo em caminhadas lentas e cuidadosas. Teria sido o esforço para ajudar a Laura a lavar o carro da Alessandra domingo de manhã? Eu que pretendia ficar sentado no banco de plástico, observando a querida filha, envolvi-me em idas e voltas, da garagem ao local de controle hidráulico e elétrico de água na mangueira; caminhada e agachamento para correção da tubulação de água que estava com vazamento; demonstração para a filha Laura como fazer isso e aquilo. Enfim, de nada adiantou, ficar dois dias sem exercício de fisioterapia!

 

20/Fev/2024 (3ª. F)

Isabel foi com a Laura ao CEUB e depois levou Cecília ao HMAB, para coleta de sangue. Relataram-me que até a universidade, a querida Laura foi dirigindo o chevrolet Spin e aí ocorreu o inusitado: ela atropelou um cachorro e estragou o para-choque frontal. Esse veículo está fadado a surpresas inesperadas.

Foi feita a limpeza da fossa de nossa casa pelo profissional Cleber, da empresa Atala Desentope Tudo. Sentado no banco de plástico laranja, assisti ao trabalho e conversei com o Cleber. Ele relatou que cinco anos atrás, o proprietário da Atala caiu de uma altura de 3 metros, bateu a cabeça e faleceu imediatamente. Lembrei da recente queda dessa mesma altura, de uma moça aqui em Brasília; ela também bateu a cabeça e faleceu. Pensei na minha própria queda: caí na vertical e todo o esforço recaiu sobre o osso calcâneo, do calcanhar — tive sorte, não devo me entristecer ou indignar com o longo e gradual processo de recuperação; antes, devo ter calma, paciência e pertinácia.

 

21/Fev/2024 (4ª. F)

Seguindo a programação de segunda, quarta e sexta, fiz a fisioterapia no HMAB com a supervisão da Ten Daher. Ela tem aumentado gradualmente a carga de trabalho, enfocando os três aspectos fundamentais: mobilidade, equilíbrio e força.

Isabel recebeu o resultado da Ultrassonografia, cujo laudo indicou neoplasia benigna do ovário (CID D27) e cisto folicular do ovário (CID N83). Será necessário procedimento para eliminação dessas alterações. O HMAB não faz essa cirurgia e o centro cirúrgico do HFA está em reforma. Então, foi dado início ao processo para realização da cirurgia no Hospital Home, sob os auspícios do Fusex.

 

27/Fev/2024 (3ª. F)

Fiz o mapeamento de retina com o oftalmologista Dr. Rafael. Não há alterações na retina. Ele disse que há suspeita de glaucoma e fez o encaminhamento para consulta 

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Suprema Corja da História

VER TAMBÉM
[Assuntos correlatos]
[Clique sobre o título desejado]
--------------------------------------------------------------

Em 17/02/2024, o jornal Correio Braziliense publicou artigo com o seguinte título: “TRAMA GOLPISTA — Moraes: ‘Provas robustas’ contra investigados”. À guisa de subtítulo, o jornal aduz que “o ministro do STF mantém proibição de comunicação entre suspeitos de tentar golpe de Estado. Para a PF, contato poderia atrapalhar apurações.”


Para contextualizar a conjuntura vigente, impõe asseverar que há provas robustas de que nas Supremas Cortes dos Estados Unidos e Reino Unido e nos Tribunais Constitucionais da França e da Alemanha não há magistrado que, anteriormente, tenha passado pelas seguintes situações:

– reprovação em concurso para juiz; 

– prestação de serviços advocatícios para organização criminosa; 

– prestação de serviços advocatícios para condenado por assassinatos em país democrático; 

– permissão para a esposa trabalhar em escritório que lida com causa que pode ser submetida a julgamento na egrégia Corte.

– atividades empresariais incompatíveis com o cargo;

– difamação de instituições e autoridades brasileiras no exterior; 

– tratamento de questões judiciais fora dos autos do processo; 

– militância em campanha política de partido responsável pela maior corrupção da história; 

– descumprimento e conspurcação da Carta Magna com decisões espúrias e inconstitucionais;

– investidura, como advogado, na egrégia Corte, por amigo que, anteriormente, recebeu seus serviços advocatícios;

– militância em partido socialista (comunista, nazi-comunista ou similar).

Ademais, há provas robustas de que magistrados com essa origem só existem em países onde prevalecem:

– a corrupção; 

– os desmandos político-administrativos;

– os descasos com as áreas de saúde, educação e segurança; 

– o desrespeito ao Estado Democrático de Direito; 

– a conspurcação da Carta Magna; 

– o apoio a integrantes da criminalidade, sobretudo aos associados ao tráfico de droga.

Por último e crucialmente relevante, há provas robustas de que magistrados com desqualificações similares fizeram parte de Cortes Supremas em países presididos por Joseph Stalin, Adolf Hitler, Pol Pot, Mao Tse Tung, Idi Amin Dada, Fidel Castro e Sadam Hussein; não, por acaso, a maioria saída do cárcere para assumir o comando do respectivo País — vale dizer, a Suprema Corja do que há de pior na História da Humanidade.


Um leitor do Estadão replicou meus comentários, utilizando linguajar eivado de ofensas e agressões. Como habitualmente, respondi ao agressor.

 

A verdade é um bálsamo para uns e veneno para outros. Os envenenados identificam-se, ofendem e agridem; e continuam sua sina de odiar aos outros, odiar a si próprio e envergonhar seus antecessores. Mas são resilientes e não se envergonham. São incapazes de agir e reagir com consciência pois a faculdade de pensar, tão comum entre humanos, é para eles indigente; ... e, como dizia um sábio mestre diante da anomia: "se treinar um animal irracional ele faz melhor." Por óbvio, não identifico pessoas, não aponto nomes, até porque não adianta, eles não compreenderiam.

 

Se lessem Sócrates, Aristóteles e São Tomás de Aquino, reação não haveria. Contudo se lessem Jung e Freud, haveria uma possibilidade se se encontrarem. Claro, não vai ler nenhum deles. Para entes assim, a agressão e a ofensa brotam antes. É só aguardar para confirmar.

______________

##############

[Divulgado no Facebook do Correio Braziliense, em 17/Fev/2024]

______________

##############


[Divulgado no Estadão online de 17/Fev/2024]

______________

##############



 

 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Suspensão de comprovante de vacinação em sala de aula

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu todos os decretos do governo de Santa Catarina que dispensavam comprovante de vacinação na rede pública de ensino.

Até que ponto cabe ao STF interferir em ações dos governos estaduais, que não estejam previstas na Constituição ou em qualquer outro estatuto legal? 

Não seria essa medida uma demonstração de autoritarismo tão em voga em países socialistas, porém inaceitável em um país democrático?

 

É oportuno relembrar os caboclos socialistas que saíram do cárcere para se tornar Chefe de Estado e respectivos assassinatos: Stalin (20 milhões na URSS), Hitler (6 milhões de judeus e 5 milhões de outras minorias na Alemanha), Mao (60 milhões de na China), Pol Pot (1,5 milhão no Cambodja).

 

No Brasil, o dinheiro levado pela corrupção socialista tupiniquim causa milhares (ou milhões?) de mortes de crianças e idosos por falta de assistência médica. Qualquer semelhança não é mera coincidência. Tem gente que gosta, vota, defende e apoia; identifica-se, ofende e agride.

_______________

###############

[Divulgado no portal PESQUISAS E ANÁLISES, em 16/Fev/2024]

_______________

###############

 

 

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Demonstração de força ou fraqueza

O ex-presidente Jair Bolsonaro convocou um ato público para o dia 25 de fevereiro, na avenida Paulista. De forma repetitiva e desarrazoada, jornalistas e outros intelectuais apontam o risco de uma suposta jogada de quem se encontraria vulnerável e questionam as dimensões e consequências dessa demonstração.

 

Para caracterizar a força ou fraqueza, basta avaliar a reação do público (crianças, jovens adultos maduros e idosos) em qualquer lugar a que o ex-presidente comparece. Basta comparar com evento similar relativo ao cabra que andou pelo cárcere em Curitiba. Basta comparar as dimensões da corrupção que ambos praticaram; provadas pelo encarcerado e cogitadas pelo oponente. 

Não é preciso ser favorável a um ou outro, basta ser favorável à liberdade, à verdade e à ética. Simples como a simplicidade que alivia os sãos e atormenta os doentes. Aliás estes reagem, identificam-se, defendem os insanos favoritos, ofendem e agridem.

Independentemente do que venha a ocorrer, a interpretação pós-evento será associada com a narrativa que cada um armazenou na respectiva cachola, isto é, será favorável para adeptos do ex-presidente e desfavorável para os demais.


Um leitor resolveu mencionar — o que ele supostamente achava que eu desconhecia — que Hitler foi eleito pelos cidadãos alemães e, nesse sentido, sugeriu que, por similaridade, Bolsonaro ter o apoio do povo não tem nenhum significado. Respondi com contundência.

 

Como educado e culto, certamente você tem conhecimento do que os socialistas aprontaram no mundo; não importando se é socialista real, nacional-socialista ou socialista tupiniquim. Senão vejamos, Stalin assassinou cerca de 20 milhões de soviéticos; Hitler matou 6 milhões de judeus e 5 milhões de outras minorias; Mao esfacelou mais de 60 milhões de chineses; Pol Pot dizimou cerca de um milhão e meio de cambojanos. 

O que eles tinham em comum? Todos eram socialistas, saíram do cárcere e se tornaram Chefes de Estado. Percebeu a semelhança, caro gênio da cultura socialista e provavelmente adePTo?

 

Como educado e culto, você sabe que o poeta John Donne afirmava que quando alguém morre, um pouco de cada um de nós vai junto. Ele poderia ter concluído que quando os socialistas assassinam milhões, um pouco de cada um dos milhões de entes humanos que pensam segue junto. 

Isso facilita sua avalição de quem sai do cárcere para prosseguir corrupto e facilitar a morte de criancinhas e idosos, por falta de assistência? 

Isso facilita sua concepção de que não se deve ser favorável a um ou a outro, mas sim às causas da liberdade, da verdade e da ética?

 

__________________

##################

[Divulgado no Estadão online de 14/Fev/2024]

[Divulgado no Estadão online de 15/Fev/2024]

__________________

##################

 

 

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Perseguição incomum por adePTos do ex-presidiário

A mídia tradicional e parcela das redes sociais mencionam com frequência a possibilidade de prisão do ex-presidente Bolsonaro e de parcela de seus assessores — uma perseguição incomum no âmbito de nossa história. No ‘X’, esse tema é tratado sobretudo pelos adePTos da quadrilha que se encontra na liderança governamental brasileira — sempre tentando potencializar os causadores da maior crise da história do Brasil e mundial; e que voltaram a ocupar o poder em nosso maltratado País.

 

Nesse sentido convém enfatizar que saíram do cárcere e se tornaram Chefes de Estado: Stalin, Hitler, Mao, Pol Pot e o ex-presidiário tupiniquim. Claro, tem a turma que gosta, defende e apoia essa turma. Fazer o que? A juventude que se dane — bom, vivem em estado de alienação e não se importam com o futuro.

_________________

#################

[Divulgado no 'X' em 13/Fev/2024]

_________________

#################

 

 

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Combate à corrupção

De forma generalizada, a mídia está dando enorme ênfase às ações da Polícia Federal contra o ex-presidente Bolsonaro e mais de uma dezena de ex-integrantes de seu governo.


Um jargão usual dá conta de que não basta a prisão cautelar, é preciso processar e condenar.

A estupidez e a anomia campeiam nas decisões judiciais. Diálogos ocorridos em reuniões tornaram-se crime de tentativa de golpe, para manutenção no poder. Eis a contradição: manutenção no poder, em 8 de janeiro, do qual o Sr. Bolsonaro e seus assessores haviam se afastado desde 1º. de janeiro.

 

Por certo é preciso processar, condenar, porém o corruPTo deveria ser mantido na prisão. O testemunho inequívoco está a vista de todos — a liberdade do criminoso fê-lo chegar à Presidência da República, para continuar praticando a corrupção, prosseguir apoiando a criminalidade e viajar pelo mundo gastando dinheiro público que deveria ser empregado em educação, saúde e segurança. 

Simples como jamais ocorrera tal simplicidade. Simples como a anomia praticada pelo socialismo, seja socialismo real, nacional-socialismo ou socialismo tupiniquim.

__________________________

##########################

 

[Este comentário não foi divulgado na Folha de São Paulo online, conforme intenção inicial. Apenas comentários de assinantes são aceitos]

__________________________

##########################

[Comentário divulgado no Facebook da Folha de São Paulo em 9/Fev/2024]

__________________________

##########################

[Comentário divulgado no Facebook da Folha de São Paulo em 9/Fev/2024]

__________________________

########################## 

 

A juventude e seu futuro

Na operação desencadeada por magistrado do Supremo Tribunal Federal contra o ex-presidente Bolsonaro e seu principais assessores reside o que há de mais pernicioso para a evolução política nacional.

Os defensores do governo liderado por corrupto contumaz — aí incluídos os integrantes do poder judiciário, composto por maioria indicada por participantes da súcia que maltrata a sociedade — prosseguem em sua sanha de transformar o País no que há de mais nefasto na história da humanidade.

Nesse contexto, cabe aguçada reflexão sobre a indagação de um dos mais lúcidos analistas da cena sócio-política brasileira, o Sr. J. R. Guzzo, contida em sua crônica habitual: “A questão que realmente interessa para o futuro próximo do país, uma vez passado o primeiro impacto do temporal que está agitando Brasília, é a seguinte: Jair Bolsonaro estaria finalmente liquidado para a vida política brasileira, ou vai continuar sendo o problema de vida ou morte que o STF, o governo Lula e quem acredita em ambos sustentam que ele é?”

 

Corruptos, bandidos, traficantes, outros criminosos e similares existiram em todos os tempos e em todos os lugares, basta ler um pouquinho e utilizar razoavelmente a faculdade de pensar. 

O que faz a diferença é a média dos cidadãos. Quando a maioria deles se opõe a essa malta, o país segue para a vanguarda e se perpetua na história. Quando a maioria apoia corruptos, ladrões e similares, aí temos o que inferimos do que estamos lendo no maior jornal do país. 

Ainda bem que a juventude disfruta de sua alienação e não se importa minimamente com o futuro que a aguarda.

_______________

###############

[Divulgado no Estadão online de 9/Fev/2024]

_______________

###############

 

 

Corrupção, privilégio do socialismo

Por ocasião da Conferência Nacional da Educação 2024 (CONAE 2024), na UnB, na presença do ex-honesto, ex-corrupto, ex-condenado e ex-presidiário, os professores presentes demonstraram adesão e apoio à corrupção e à roubalheira que tomou conta da alta administração do País.

E como de isso não bastasse, constatou-se apoio ao movimento palestino no Oriente Médio, cuja metáfora mais evidente é a ação do Hamas na sanha hedionda de assassinatos sobretudo de velhos, mulheres e crianças.

Isso posto, confirma-se a apanágio tenebroso de o socialismo — enfatize-se: nacional-socialismo, socialismo real ou socialismo tupiniquim — atuar em favor da eliminação da liberdade, da conspurcação da verdade e da desmoralização da ética.


# # # # #

 

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Política brasileira e argentina

A mídia “Pesquisas e Análises” divulgou que o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro gastou recursos públicos de R$ 1.800,00 em passagens aéreas para fazer propaganda política para o candidato Javier Milei, eleito presidente da argentina

 

Trata-se de um dinheirinho bem gasto pelo Deputado Eduardo. Afinal, ele ajudou a eleger um caboclo decente na Argentina e que vai espalhar a decência pelo mundo.

Pior é o governo do ex-corruPTo que enviou centenas de milhões do povo brasileiro para tentar eleger o candidato apoiado pelas facções esquerdistas e foi fragorosamente derrotado.

_______________

###############

[Divulgado no portal 'Pesquisas e Análises', em 7/Fev/2024]

_______________

###############