sexta-feira, 10 de maio de 2024

Declaração abominável

Em face da maior enchente dos últimos 80 anos no estado do Rio Grande do Sul, um colunista da Folha de São Paulo publicou uma crônica com o título “Mudança climática castiga eleitores de Bolsonaro no Sul”. A estupidez é de tal ordem que me recusei a ler o texto. Limitei-me a divulgar um comentário em resposta ao alienígena — assim denomino-o pela impossibilidade de ser algo ou alguém digno de pertencer a nosso grandioso planeta Terra.

 

Será que alguém doente, nefasto, hediondo, canalha, distópico é capaz de pensar, mencionar e (ou) escrever tal sordidez? Provavelmente, não! Como caracterizar o ente que pratica essa deformidade do bom senso, da lógica e da razão? Por óbvio, não é ser racional nem irracional. Então, o que é? O que deve pensar o pai e a mãe do infeliz declarante? Como ambos encaram a disfunção de colocar no mundo coisa tão "virtuosa"? Estou enganado? "Virtuosa" ou abjeta? Um troço desse naipe gosta, apoia, defende, exalta, faz a apologia de corruptos, traficantes e criminosos em geral?

Como tentar convencer o ente desatinado de que o objetivo primacial do ser humano é a Paz e a Harmonia. Estas por sua vez, só são atingíveis por intermédio da Democracia. E esse regime, processo ou sistema se alicerça na Liberdade, na Verdade, na Coragem e na Ética.

 

 

[Divulgado no Facebook da Folha de São Paulo em 10/Mai/2024]

 

  

 

 

sábado, 4 de maio de 2024

A virtude da simplicidade

Não raro, as redes sociais são espaço para falsidades, agressões e ofensas destituídas de conteúdo e alicerçadas no anonimato. Contudo, podem abrigar brincadeiras provocativas. Brincar com a simplicidade é possível; e brincando pode-se alinhavar possíveis perspectivas para o Brasil.

Na plataforma X foi divulgado que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), reduziria drasticamente o orçamento da USP, Unicamp e Unesp. A medida foi negada por fontes do governo, sob a alegação de que, na realidade, havia a cogitação de emprego dos recursos disponíveis também em outras instituições de ensino superior. Essa cogitação não prosperou. A mídia prosseguiu na narrativa de oposição ao governador e divulgou que houve um recuo da administração. 

Como enfocar a polêmica e sonhar com a construção de um Brasil melhor?

O Tarcísio vai ser reeleito governador de São Paulo; vai se transformar no melhor governador do Estado em todos os tempos; e depois será eleito Presidente da República.

Aguardem! Calma, paciência e caldo de galinha acalmam, arrefecem, fazem muito bem para a saúde e aumentam o tempo de vida.

Como o Brasil ficará melhor, os que gostam de corrupto, ofendem e agridem, ... esses assistirão o que não conhecem nem imaginam, aprenderão (será? ...) e se transformarão em melhores cidadãos, virtuosos pais e dignos amigos. Todos ganharão. 

Até o impossível, o Tarcísio vai conseguir.

 

Liberalismo e os 12 pontos primaciais

[Economia e sociedade]

1)       Liberdade plena sob o manto da Constituição; 

2)       Empreendedorismo qualificado; e 

3)       Iniciativa privada motivada e resiliente.

[Poder Executivo]

4)       Governo sem corrupção; 

5)       Governo com gestão pública qualificada; e 

6)       Governo voltado prioritariamente para educação, saúde e segurança.

[Poder Legislativo]

7)       Parlamento atuante nas demandas da sociedade; 

8)       Parlamento com corrupção zero;

9)       Exercício de severa fiscalização do Executivo.

[Poder Judiciário]

10)  Justiça isenta e eficaz; 

11)  Tribunais sem interferência nos Poderes Legislativo e Executivo; e 

12)  Ações alicerçadas em rigoroso cumprimento dos mandamentos Constitucionais.

 

Simples como a brisa suave que alivia ou como o sorriso da criança que enternece. 

Simples como a estupidez dos nefastos que apoiam corruptos ou como a distopia dos pregam a disrupção dos valores.

Cada um que escolha a simplicidade concordante com sua opção e vocação.