domingo, 26 de janeiro de 2020

Regina Duarte na Secretaria da Cultura


Em relação ao anúncio do nome de Regina Duarte para titular da Secretaria de Educação do governo federal, uma parcela dos analistas reagiu com condenações acerbas, grosseiras e ofensivas. Houve também aqueles que expressaram aplausos e expectativas otimistas. 
Há que se considerar essa indicação uma decisão acertada; um inequívoco gol de placa do Governo Federal. As controvérsias do Secretário que fora demitido estavam causando severo desgaste para o Poder Executivo. É certo que uma atriz com grande reconhecimento no meio artístico e no seio da população chega para acalmar os ânimos e neutralizar as severas críticas resultantes de uma suposta indigência na gestão cultural de parte do Secretário demitido.

A mensagem destacada a seguir foi divulgada pelo jornal Globo online.

Para marcar sua possível gestão, basta a Regina Duarte inspirar-se nos Ministros Guedes, Moro, Tarcísio e Tereza Cristina; basta pensar em Cultura para todos os cidadãos e não para uma minoria privilegiada; basta impedir a avalanche de recursos públicos para os artistas de sempre (que para não perder as tetas apoiam a corrupção e autoritarismos hediondos). Enfim basta adotar uma única ideologia, que se chama Brasil, com paz e harmonia para todos os brasileiros.

Tardiamente, tomei conhecimento de que uma leitora rebateu minha mensagem asseverando que “... cada manifestação cultural tem o seu público. Mas também tem o condão de atrair outros admiradores. Isso acontece com espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte, etc. Não existe uma cultura para o povo inteiro. Isso é blague do nazismo”. 
Em face da impossibilidade de expressar com oportunidade minha tréplica, deixo registrado neste espaço a resposta que deveria ter transmitido para a incuravelmente "sábia" manifestante.
É imperioso que todos os cidadãos falem, andem, pensem e façam a higiene. Claro, se alguém se dispõe apenas a lavar as mãos em detrimento das restantes operações higiênicas, tudo bem, deve ter a liberdade de fazê-lo, desde que permanecendo a uma distância adequada e razoável dos demais. 
É imperioso que o governo adote políticas culturais que estejam voltadas para a totalidade da população. Todo cidadão deve ter a oportunidade de receber a oferta cultural financiada pelo esforço coletivo. Similarmente, alguns ou muitos podem exercer a liberdade de rejeitar o que está sendo oferecido. 
Alguns ou muitos preferem produzir peças teatrais ou cinematográficas voltadas para os herdeiros dos 100 milhões de assassinados pelo comunismo ou para os herdeiros dos 10 milhões de assassinados pelo nazismo. Alguns ou muitos preferem exercer a liberdade de assistir a essa oferta macabra, nefasta e hedionda.
Outros preferem exercer a liberdade de apoiar os acusados — e por vezes condenados — que mediante a corrupção extorquiram os recursos que poderiam ser empregados em saúde, educação e cultura voltadas para a totalidade da população. 
O exercício da liberdade, fundamental para a democracia tem o seu preço. Os portadores de moléstia ideológica incurável também são cidadãos e devem ser aceitos por seus contemporâneos e não devem ser deixados para trás, inclusive a manifestante que discordou de minha mensagem.
_________________________
###############
 [Divulgado no Globo online de 26/Jan/2020]
_________________________
###############

¿Dónde está Lula? [El País]


En el artículo "¿Dónde está Lula?" (El País, 26/ene/2020), el Sr. Juan Arias afirma: "Es por eso que Lula, quien con sus éxitos y errores sigue siendo una figura fundamental en la democracia de este país y, por el momento, sigue siendo un líder indiscutible, le dolería perderse en la defensa de su corral personal, olvidando el bien general ".
Es necesario estar enfermo o ser un periodista de mal carácter para atribuir importancia a la democracia al mayor mentiroso corrupto y político de la historia de Brasil.
Además, desde lo alto de su incongruencia, el Sr. Arias hace comentarios que denigran la imagen del Ministro de Justicia de Brasil, Dr. Sérgio Moro. Como para confirmar su falta de compromiso con la decencia, la justicia y la conducta desenfrenada, el escritor omite que el ex juez y ahora ministro es responsable del descubrimiento —  y la sumisión a los procedimientos del proceso judicial y la condena ratificada en los tribunales superiores — de uno de los mayores escándalos de corrupción en la historia de la humanidad, cuyo responsable más relevante es exactamente el Sr. Lula.
El Sr. Arias debe inspirarse en figuras como Goebels y Beria, con quienes debe haber aprendido a atribuir sus propios vicios a los demás; es decir, mentir, usar la mentira, engañar a sus lectores y dañar la democracia y el objetivo esencial del ser humano, resultante de ella, que es la búsqueda de la paz y la armonía.
________________
################

Onde está Lula?

No artigo “Onde está Lula?” (El País, de 26/Jan/2020), o Sr. Juan Arias assevera: “Por isso Lula, que com seus acertos e erros não deixa de ser uma figura fundamental na democracia deste país e, por enquanto, ainda é um líder indiscutível, faria mal em se perder na defesa de seu curral pessoal, esquecendo-se do bem geral.”
É preciso estar adoentado ou ser um jornalista mau caráter para atribuir importância para a democracia ao maior corrupto e mentiroso político da História do Brasil.
Ademais, do topo de sua incongruência, o Sr. Arias tece comentários que denigrem a imagem do ministro da Justiça do Brasil, Dr. Sérgio Moro. Como a confirmar sua falta de compromisso com a decência, justiça e conduta ilibada, o articulista omite que o ex-juiz e agora ministro é o responsável pela descoberta — e submissão aos trâmites de processo judicial e ratificada condenação em instâncias superiores  — de um dos maiores escândalos de corrupção da história da Humanidade, cujo responsável mais relevante é exatamente o Sr. Lula.
O Sr. Arias deve se inspirar em figuras como Goebels e Beria, com quem deve ter aprendido a atribuir a outrem seus próprios vícios — qual seja, mentir, usar a falsidade, enganar seus leitores e manchar de forma nefasta a democracia e a meta essencial do ser humano, dela decorrente, que é a busca da paz e da harmonia.
________________
################

________________
################
________________
################

Who will win? [New York Times]


This impeachment in the American Senate, … will the Democrats, Mr. Trump, America and the world win or lose?
My bet: Mr. Trump will be considered innocent in the Senate and will be reelected this year. 
With regard America and the world, … well these are questions related to the prophets and/or geniuses. 
There is another relevant bet: the policy and media will loose, so democracy too. I prefer everyone to win. 
I hope in the end everyone to win; and liberty, truth, courage and ethics prevail. I know, I know, I know, I’m dreamer, naive and fool.
__________________________
################
 [Divulgado no New York Times online de 26/Jan/2020]
__________________________
################

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Radioactive – Filme sobre Marie Curie


Vai ser lançado ainda no primeiro semestre, o filme “Radioativo” (“Radioactive”), que estreou como a Gala da Noite de Encerramento no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2019.

A protagonista do filme, cientista polonesa naturalizada francesa, Marie Curie, é o único ser humano que ganhou dois prêmios Nobel em categorias distintas da Ciência [1]: o primeiro de Física, em 1903, em parceria com seu marido Pierre Curie e com Henri Becquerel, "em reconhecimento aos extraordinários resultados obtidos por suas investigações conjuntas sobre os fenômenos da radiação"; e o segundo de Química, em 1911, “em reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da química, com o descobrimento dos elementos rádio e polônio, o isolamento do rádio e o estudo da natureza dos compostos deste elemento”.

A família Curie é detentora de cinco prêmios Nobel: de Física e Química, dela própria, Marie Curie; de Física, do esposo Pierre Curie, em parceria com ela; e ainda de Química, de sua filha, Irène Joliot-Curie, em parceria com o marido, Frédéric Joliot-Curie.

Nesse sentido, pode-se asseverar que houve contribuição de Marie Curie para o desenvolvimento nuclear do século XX e particularmente da bomba atômica, já que a descoberta da radioatividade permitiu que, em 1938, Lisa Meitner, Otto Hahn e Fritz Strasmann descobrissem o processo de fissão nuclear [2]  a partir do qual alemães, americanos, soviéticos, franceses, britânicos e até chineses empreenderam uma intensa corrida para chegar ao artefato atômico [3]

É significativo que Marie Curie tenha morrido de leucemia, em 1934, aos 66 anos, em um sanatório na França. Sua doença foi causada pela exposição radioativa porque ela portava, nos bolsos, substâncias de rádio utilizadas em seus trabalhos de laboratório bem como nas unidades móveis de raio-X que ela montou, em apoio ao Exército Francês, na Primeira Guerra.

O filme é oriundo dos mesmos produtores do renomado “O destino de uma Nação” (“The darkest hour”), película sobre a atuação de Winston Churchill na Segunda Guerra Mundial [4]  A diretora do filme é a renomada escritora iraniana Marjane Satrapi — que escreveu, entre outros, o livro “Persépolis”, narrativa da história de sua família, a qual, por conta da Revolução de Khomeini, em 1979, a enviou para estudar em Viena. 

Marie Curie foi precursora de atividade que impactou o mundo no século XX nos campos  político, econômico, científico e militar.  As razões expostas podem indicar que o filme é imperdível!
__________________
Notas.

[1] Em realidade, Linus Pauling também ganhou dois prêmios Nobel, mas apenas um na categoria científica. Em 1954, Pauling ganhou o Nobel de Química; e, em 1962, o Nobel da Paz.

[2] No final da década de 1930, por ser judia, Lisa Meitner deixou a Alemanha. Seus colegas prosseguiram as pesquisas conjuntas, obtiveram bário, a partir do bombardeamento do átomo de urânio por nêutron, mas não conseguiram explicar os resultados. A incomparável Meitner deu a solução por carta: eles tinham conseguido a fissão do urânio em dois outros elementos. Otto Hahn e Levi Strassmann publicaram os resultados da pesquisa e da conclusão oferecida por Meitner. Como eram extraordinários cientistas, mas cidadãos “ordinários”, omitiram o nome de Meitner. Após o término da guerra, os dois ganharam o prêmio Nobel pela revolucionária contribuição para a Ciência.

[3] O chinês Qian Sanqiang, “pai da bomba A chinesa” foi doutorando de Frédéric Joliot-Curie, em Paris; trabalhou em pesquisa nuclear na Europa; retornou para a China; e assumiu a gestão da pesquisa nuclear em seu país. Quando houve a decisão do governo chinês para desenvolver a bomba atômica, Sanqiang foi à França e obteve dados relevantes de seu antigo orientador de doutorado para poder cumprir o objetivo colimado. Foi também à Alemanha Oriental, onde se encontrou com Klaus Fuchs, cientista britânico de origem alemã, que trabalhou com Openheimer, em Los Alamos, no projeto das bombas atômicas americanas que foram lançadas em Hiroshima e Nagazaki. O cientista espião Fuchs já tinha cumprido 12 anos de prisão no Reino Unido por ter passado o projeto da bomba atômica de plutônio para os soviéticos. Desta feita, ele passou o mesmo projeto para Sanqiang.

[4Na juventude, na terceira tentativa, Winston Churchill conseguiu ingressar na Real Academia Militar de Sandhurst e se tornar oficial de Cavalaria. Na Primeira Guerra Mundial, como político e Primeiro Lorde do Almirantado, Churchill foi o responsável pela desastrosa derrota na Campanha de Galipoli. Na alvorada da Segunda Guerra Mundial, Churchill tornou-se Primeiro Ministro britânico, contribuiu decisivamente para a vitória dos Aliados e conquistou a condição de um dos maiores estadistas do século XX. Após o término da guerra, Churchill foi derrotado nas eleições britânicas, deixou o cargo de Primeiro Ministro, refugiou-se em seu escritório residencial e escreveu o livro “A Segunda Guerra Mundial” (“The Second World War”), em 6 volumes, e ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.

__________________
Fontes

- Radioactive – Official Trailer
(Acesso: 22/Jan/2020)

- The Nuclear Express – A Political History of the Bomb and its Proliferation, Thomas C. Reed and Danny B. Stillman. Zenith Press, 2009.

- Robert Oppenheimer – A Life Inside the Center, Ray Monk. Doubleday, 2012.

- Spying on the Bomb – American Nuclear Intelligence from Nazi Germany to Iran and North Korea, Jeffrey T. Richelson. Norton, 2007.
__________________

A lesson to Mr. Greenwald [New York Times]


Don’t you [Americans!] want Mr. Glenn Greenwald back? Here, he is dealing with brazilian gangster to invade personal mobile of federal government oficial. I think your judicial system is better than our and you will give him a good lesson.
_____________________

[Americanos!] Vocês não querem o Sr. Glenn Greenwald de volta? Aqui, ele está interagindo com bandidos brasileiros para invadir o celular pessoal de autoridades federais. Eu penso que o sistema judicial de vocês é melhor que o nosso e por isso vocês podem dar a ele uma boa lição.

_____________________
#############
_____________________
#############

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

sábado, 18 de janeiro de 2020

Regina Duarte e a guerra cultural


Em face da  postagem de um vídeo pelo Secretário da Cultura, que pode ser interpretado como apologia ao nazismo, e de sua consequente e imediata demissão pelo presidente da República, o nome da atriz Regina Duarte passou a ser cogitado em substituição ao Secretário demitido. A mídia repercutiu intensamente esses fatos. Embarquei no debate, na certeza de que surgiriam réplicas e tréplicas de leitores, algumas razoáveis outras nem tanto. 

O que lembra Stalin, Hitler, Goebels, Beria deve permanecer no lixo da História. Os assassinatos, pelos nazistas, de quase 10 milhões na Alemanha na década de 1940; e os assassinatos, pelos comunistas, de mais de 100 milhões no mundo no século passado devem ser mantidos no capítulo dos eventos hediondos da História. 

Não deve e não pode ser esquecido que cerca de 460 brasileiros se sacrificaram nos campos de batalha da Europa, na Segunda Guerra Mundial, na vitória contra os nazistas alemães; e quase 120 brasileiros pereceram no Brasil, a partir de 1964, na vitória contra os conterrâneos que queriam implantar o comunismo no Brasil. A liberdade é imprescindível para que não se apague a verdade das sendas da História.

Ao mais agressivo dentre os leitores que postaram comentários, respondi de forma mais contundente, sem contudo chegar à grosseria.

Com efeito, é oportuno salientar que a liberdade é essencial para a prevalência da verdade no curso da História (veja Epicuro, Platão, Aristóteles, Hobbes, Locke, Adam Smith, Tomás de Aquino, para começar; só depois Marx e Heideger). A coragem é essencial para a prevalência da ética. Liberdade, verdade, coragem e ética são a base da democracia. A democracia é o instrumento básico da busca de paz e harmonia e, portanto, da eterna luta contra o comunismo, nazismo, outros regimes autoritários e os respectivos doentes seguidores. Se não entendeu (o que é provável), não desista. Leia várias vezes.

____________________
############
 [Mensagens divulgadas no Estadão online de 18/Jan/2020]
____________________
############

Peace and harmony [New York Times]


New York Times
Dear Sir,
With regard to the article “Brazil’s Top Culture Official Fired Over Speech Evoking Nazi Propaganda”, by Ernesto Londoño (New York Times, January 17th), I would like to express my view.
What resembles Stalin, Hitler, Goebels, Beria must remain in the rubbish of History. In addition, the death of nearly 10 million jews and others in Germany in the 1940s caused by Nazis, and the assassination of more than 100 million worldwide in the past century perpetrated by communists must be kept in the chapters of the hideous events of history.
It should not be forgotten that about 460 Brazilians sacrificed themselves on the battlefields of Europe, in the Second World War, in the fight against the German Nazis; and almost 120 Brazilians died in Brazil, starting in 1964, in the fight against countrymen who wanted to implant communism in Brazil.
Indeed, it is appropriate to emphasize that freedom is essential for the prevalence of truth in the course of history. Courage is essential to the prevalence of ethics. Freedom, truth, courage and ethics are the basis of democracy. Democracy is the basic instrument of the search for peace and harmony and, therefore, of the eternal struggle against the communism, Nazism and other authoritarian systems.
Best regards,
ARS


___________________

New York Times
Prezado senhor,
Com relação ao artigo "O Secretário da Cultura do Brasil foi demitido por evocar a propaganda nazista", de Ernesto Londoño (New York Times, 17 de janeiro), gostaria de expressar minha opinião.
O que lembra Stalin, Hitler, Goebels, Beria deve permanecer no lixo da História. Ademais, os assassinatos pelos nazistas de quase 10 milhões, na Alemanha, na década de 1940; e os assassinatos pelos comunistas de mais de 100 milhões, no mundo, no século passado devem ser mantidos nos capítulos dos eventos hediondos da História. 
Não deve e não pode ser esquecido que cerca de 460 brasileiros se sacrificaram nos campos de batalha da Europa, na Segunda Guerra Mundial, na vitória contra os nazistas alemães; e quase 120 brasileiros pereceram no Brasil, a partir de 1964, na vitória contra os conterrâneos que queriam implantar o comunismo no Brasil. 
Com efeito, é oportuno salientar que a liberdade é essencial para a prevalência da verdade no curso da História. A coragem é essencial para a prevalência da ética. Liberdade, verdade, coragem e ética são a base da democracia. A democracia é o instrumento básico da busca de paz e harmonia e, portanto, da eterna luta contra o comunismo, nazismo e outros regimes autoritários. 

ARS

[Versão reduzida deste texto foi divulgada na seção de comentários de artigos do Estadão, Globo e Correio Braziliense; e enviada para Veja]
___________________


___________________
#######################
[Divulgado no campo Comentários do artigo correlato do Estadão de  18/Jan/2020]
 ___________________
#######################
 [Divulgado no campo Comentários do artigo correlato do Globo de 18/Jan/2020]
 ___________________
#######################


 [Divulgado no campo Comentários do artigo correlato do Correio Braziliense de  18/Jan/2020]
 ___________________
#######################

domingo, 12 de janeiro de 2020

Democrats and iranians [New York Times]


[1st message]
Mr. Trump is a lucky man. The Democrats and the Iranians are helping him.
After an incomprehensible impeachment trial, Democrats are trying to restrict their actions against American enemies. At the same time, the Iranians made a fatal mistake against innocent people by crashing the Boeing plane from Iran to Ukraine. With such opponents the victory is certain.
Perhaps unintentionally — but as a not-so-responsible but very opportunistic businessman — he can repeat Lincoln and Reagan and enter American history as a great president.

[2nd message]
Being the president of the most powerful and respectable country is a joke [As Mr. or Ms. Li stated due to the 1st message]? Well, I answer. I don't think so.
Being a president is a possibility or a joke? Wise people should think answer. Maybe in the future. In the upshot, "I only know that I know nothing", as the Greek said.
_____________________
#############

[1ª mensagem]
O Sr. Trump é um homem de sorte. Os Democratas e os iranianos o estão ajudando.
Após um julgamento de impeachment incompreensível, os democratas estão tentando restringir suas ações de combate aos inimigos americanos. Paralelamente, os iranianos cometeram um erro fatal contra pessoas inocentes derrubando o avião Boeing que se deslocava do Irã para a Ucrânica. Com este tipo de oponentes a vitória é certa.
Talvez sem querer — mas como um empresário não tão responsável, mas muito oportunista — ele possa repetir Lincoln e Reagan e entrar na história americana como um grande presidente.

[2ª. mensagem]
Ser o presidente do mais poderoso e respeitado país do mundo é uma piada [como asseverou o Sr. ou Sra. Li, em réplica à primeira mensagem]? Bem, eu respondo.

Eu não penso dessa forma. Ser um grande presidente é uma possibilidade ou uma piada? Pessoas sábias deveriam pensar e responder. Talvez no futuro. Afinal de contas, "eu só sei que nada sei", conforme disse o grego.
_____________________
#############
[Divulgado no campo Comentários do artigo do New York Times de 12/Jan/2020]
_____________________
#############

Desafio da educação [3] – Resiliência de proposta


VER TAMBÉM:

Efusivos parabéns pela publicação do esclarecedor caderno “Vida Escolar 2020” (Correio Braziliense de 12 de janeiro). Cumprimentos também à professora Priscila Cruz pela lucidez e clarividência demonstradas na entrevista “Desafio da educação é acabar com a demagogia”. 
Vejam as siglas constantes da matéria: IDEB, FUNDEB, EAD, PISA, OCDE e BNCC — quanta complexidade! Lógico, a educação de um país com mais de 200 milhões de habitantes é realmente complexa. 
Diante desse cenário e respectiva oportunidade, impõe-se um desafio. O Brasil tem quase 20.000 escolas estaduais e municipais de ensino médio. Dessas, cerca de 800 espalhadas por todas as unidades da federação funcionam satisfatoriamente. Como a menor unidade de gestão em educação é a direção, grande parte da responsabilidade do êxito mencionado cabe ao diretor de cada escola. 
Então, uma ação simples e fácil consiste em utilizar, copiar e transmitir os conhecimentos, vivências e processos dos diretores bem sucedidos para os demais diretores, à luz de medidas de motivação de instruendos e instruídos. Não resta dúvida de que há grande probabilidade de obtenção de resultados em curto prazo (em até três anos). 
Paralelamente, que sejam adotadas todas as medidas preconizadas por educadores como a Dra. Priscila, de tal sorte a enfrentar a complexidade do sistema e garantir a sustentabilidade que estende o sucesso para o longo prazo. O que ora está sendo cogitado aplica-se similarmente à maioria das demais 160.000 escolas de ensino básico. 




terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Desafio da educação [2] – Governança é a chave


VER TAMBÉM:

Magnífico o artigo Melhor governança, mais resultados na educação (5/1, A2), de Priscila Cruz, Guilherme Lacerda e Lucas Fernandes Hoogerbrugge. Não se poderia esperar menos de três educadores consagrados. 

Entretanto, o diagnóstico e a solução cogitados são de enorme complexidade. Impõe-se, então, um desafio. O Brasil tem cerca de 20 mil escolas públicas de ensino médio. Dentre elas, pelo menos 700 funcionam satisfatoriamente, abrangendo todas as unidades da Federação. Uma causa preponderante desse sucesso: a ação dos diretores das escolas. Ademais, a direção é a menor unidade de gestão. 

Resulta daí a seguinte sugestão para o ensino médio: o treinamento da maioria dos diretores para copiarem os processos bem-sucedidos da direção das escolas que funcionam bem. Apenas essa ação simples e fácil tem potencial transformador em curto prazo (menos de três anos). Claro, as demais ações preconizadas pelos estudiosos devem ser desencadeadas simultaneamente, visando a impactar a complexidade do sistema e impor sustentabilidade. 

Mudando o que for necessário, o que ora está sendo proposto pode ser aplicado a todas as 160 mil escolas de ensino básico do Brasil.

_______________
###############

[Mensagem publicada no Fórum de Leitores do Estadão impresso de 7/1/2020]
_______________
###############

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Killing of General Suleimani [New York Times]



Regarding the evolution of American politics, please note the following.

Firstly, with the impeachment process in the House of Representatives — which will not be approved in the Senate — Democrats contribute to Trump's possible reelection.
With the assassination of the Iranian Revolutionary Guard commander, Trump increased his chance to be reelected.
Secondly, throughout history, Greeks, Romans, Mongols, Arabs, British and Russians were unsuccessful against the Iranians. The only exception was Alexander's Macedonian and Greek warriors. So Americans should be alert: Persian heirs will try to retaliate under any circumstances, somewhere and at some time.
Therefore, it is convenient to think, wait and place the bets.
____________________________

No que concerne à evolução da política americana, queira observar o que segue.

Primeiro, com o processo de impeachment na Câmara de Deputados dos Estados Unidos — que não será aprovado no Senado daquele país —, os democratas estão contribuindo para a reeleição de Trump.
Com o assassinato do comandante da Guarda Revolucionária Iraniana, Trump aumentou sua
chance de ser reeleito.
Segundo, ao longo da história, os gregos, os romanos, os mongóis, os árabes, os britânicos e os russos não tiveram sucesso em luta contra os iranianos. Os guerreiros macedônios e gregos de Alexandre foram a única exceção. Então os americanos devem ficar alertas, pois os herdeiros persas tentarão retaliar em alguma circunstância, em algum lugar e em algum momento.
Por conseguinte, convém pensar, esperar e fazer as apostas.

________________________
###################
 [Divulgado no campo Comentários de artigo do New York Times de 3/Jan/2020] 
________________________
###################