sexta-feira, 30 de abril de 2021

Coronavírus e vacinas


Vacinas se prestam a estimular o sistema imunológico de uma pessoa para enfrentar as consequências da invasão do corpo por um vírus.

Quando a vacina é injetada e funciona, o sistema imunológico da pessoa vacinada produz anticorpos que repelem qualquer infecção caso o vírus ataque.

 

As vacinações tiveram início na década de 1790, quando um médico inglês chamado Edward Jenner percebeu que muitas mulheres que faziam a ordenha de vacas eram imunes à varíola. 

Todas tinham sido infectadas por uma forma da doença que afeta as vacas e é inofensiva para os humanos, e Jenner presumiu que a doença das vacas havia dado às leiteiras imunidade contra a varíola. 

Por isso, ele pegou um pouco de pus de uma bolha de uma vaca doente, esfregou em pequenos cortes que fez no braço do filho de 8 anos de seu jardineiro e depois expôs o menino à varíola. Ele não ficou doente. (Conf. Walter Isaacson)

 

As vacinas podem ser produzidas por métodos tradicionais ou por edição genética. Esta é resultado de processos de engenharia genética e bioengenharia, que têm a perspectiva de causar uma transformação mais extraordinária do que a revolução digital desencadeada em meados do século passado. 

1.  Vacinas tradicionais

– versão atenuada e enfraquecida do vírus — exemplos: vacina oral da pólio, desenvolvida por Sabin; e vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela;

– subunidade do vírus (proteína que fica na membrana da superfície do vírus) — exemplo: vacina contra a hepatite B.

– vírus morto — exemplo: vacina Coronavac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Butantan; 

2.  Vacinas genéticas

– compreendem instruções genéticas para fabricar o fragmento seguro de um vírus;

– em vez de injetar uma versão atenuada ou morta do vírus, é injetado um gene ou um pedaço de código genético (adenovírus do chimpanzé editado, RNA ou DNA) que orienta as células humanas a produzir, por conta própria, componentes do vírus; 

– então esses componentes estimulam o sistema imunológico do paciente a produzir os anticorpos requeridos.

– dentre as vacinas genéticas podem ser citadas: vacina tipo Jenner, vacina de RNA e vacina de DNA. 

 

2.1.    Vacina tipo Jenner 

§  É resultante da reengenharia genética de um vírus seguro (um adenovírus de chimpanzé). 

§  A reengenharia (preparo) compreende a edição genética desse adenovírus para acrescentar-lhe o gene que produz a proteína da espícula que fica sobre a superfície do coronavírus. 

§  O adenovírus editado geneticamente é injetado no corpo humano e chega às células.

§  As células produzem proteínas das espículas do coronavírus, que, por seu turno, estimulam o sistema imunológico do paciente a produzir anticorpos contra o coronavírus.

§  Exemplos: vacina Oxford-AstraZeneca (desenvolvida em Oxford, Inglaterra e produzida no Brasil pela Fiocruz) e vacina Johnson & Johnson.

 

Uma curiosidade relevante. A principal pesquisador de Oxford era Sarah Gilbert. Em 1998, quando os trigêmeos dela nasceram prematuros, o marido tirou uma licença do emprego para que ela pudesse voltar ao laboratório. 

Em 2014, ela trabalhou no desenvolvimento de uma vacina para o coronavírus MERS, por meio de um adenovírus do chimpanzé, editado para conter o gene de uma proteína da espícula do MERS. 

Em 2020, com o sequenciamento genético do coronavírus SarsCov2, ela começou o trabalho de engenharia genética para produzir uma nova vacina com adenovírus de chipanzé contra o esse coronavírus. 

Seus trigêmeos já estavam com 21 anos de idade, estudavam bioquímica e se voluntariaram para estar entre os primeiros a fazer os testes. A vacina mostrou-se satisfatória e produziu anticorpos nos filhos da pesquisadora. (Id, ib)

 

 

2.2.   Vacina de RNA

§  É resultante da inserção do código genético (RNA mensageiro), não em um adenovírus, mas diretamente no corpo humano pela vacinação.

§  Numa operação extremamente complexa, no ambiente da célula humana, o RNA mensageiro supervisiona a produção das proteínas das espículas do vírus.

§  Essas proteínas estimulam o sistema imunológico do paciente a produzir anticorpos contra vírus como o SarsCov2.

§  Exemplos: vacina Moderna e vacina BioNTech/Pfizer (importada pelo Brasil da Alemanha).

 

2.3.   Vacina de DNA

§  É resultante da inserção do código genético (DNA), não em um adenovírus, mas diretamente nas células humanas.

§  Em 2020, os pesquisadores criaram um pequeno círculo de DNA que continha o código de partes da proteína da espícula do SarsCov2.

§  A ideia extremamente complexa é que essa porção de DNA chegue à célula, produza fragmentos de RNA mensageiro.

§  O RNA mensageiro, por seu turno, supervisiona a produção das proteínas das espículas do SarsCov2, que estimula o sistema imunológico do paciente a produzir anticorpos contra o vírus.

§  Esse tipo de vacina ainda não chegou à fase de produção, mas a abordagem é brilhante e promissora porque pode ter uso em muitos tratamentos no futuro.

________________

Fonte: The Code Breaker: Jennifer Doudna, Gene Editing and the Future of the Human Race. Walter Isaacson. Simon & Schuster, New York. 2021, March 21st.

 

t t t

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Conversa com a jornalista Anne Vigna

Principais aspectos do contato telefônico com a jornalista Anne Vigna, do periódico Le Monde Diplomatique (reprodução de memória).

 

Inicialmente, cumpre destacar que asseverei à jornalista que poderia ter meu nome citado na matéria, porém não aceitava que nossa conversa telefônica fosse considerada uma entrevista formal. 

Ressaltei que falava em meu próprio nome, como militar da reserva, mas sobretudo no exercício de minhas prerrogativas de cidadão, e limitado pelas restrições legais e constitucionais a que estava submetido.

 

Anne – Como é visto o conflito entre as três vertentes do governo federal — os militares, a área econômica e a facção de direita que apoia o presidente?

ARS – Não creio que haja conflito entre os militares e a área econômica. A interação mais complexa é entre a área econômica e o Parlamento, decorrente do jogo político democrático. 

No âmbito do próprio governo, há visões distintas entre alguns ministros como o da Infraestrutura e do Desenvolvimento Regional e a área econômica — porém, não creio que isso caracterize surpresa ou conflito; de forma acertada, esses ministros querem realizações, empreendimentos e as respectivas consequências econômicas; e a área econômica, por seu turno, também de forma correta, deve buscar o equilíbrio econômico que é crucial para o País. Essa questão é mediada e equacionada pelo presidente, de acordo com as possibilidades orçamentárias e com sua determinação para cumprir o que prometera no processo eleitoral. 

Aliás, é provável que uma de suas fontes de informação seja a mídia brasileira. Nesse sentido, convém observar que, desde os primeiros dias de governo, os 3 principais grupos jornalísticos brasileiros (organizações Globo e jornais Estadão e Folha de São Paulo) se colocaram na oposição, não raro, de forma inaceitável e pérfida. Basta citar a questão de vítimas da pandemia, em que o Brasil está em situação similar aos Estados Unidos, bem como ao conjunto de Alemanha, França e Reino Unido (cerca de 230 milhões de habitantes) e ao conjunto de México, Colômbia e Argentina (cerca de 220 milhões de habitantes). Tenho a certeza de que os formadores de opinião desses países não caracterizam os respectivos chefes de Governo como genocida, o que ocorre na imprensa brasileira em geral e, em particular, nos três maiores grupos de mídia de nosso País. Similarmente, não potencializam crises e conflitos com o objetivo de paralisar a gestão do chefe de Governo ou afastá-lo.

 

Anne – Os militares são contra a privatização de empresas estratégicas como a Petrobrás, Eletrobrás e outras?

ARS – Todo militar tem uma visão estratégia aguçada e rigorosa. Todo militar tem preocupação com os setores estratégicos, como energia, petróleo e os demais. Porém, mesmo entre aqueles que pessoalmente são contra a privatização, eventual oposição a esse processo está submetida às limitações impostas pela faculdade de assessoramento; vale dizer, opina até que a questão esteja decidida. O presidente foi eleito com a promessa de que realizaria privatizações. O maior obstáculo às privatizações no Brasil está no Parlamento, no campo político. 

Na França e nos Estados Unidos, há empresas estratégicas no setor privado, com eficiência, cumprimento das demandas do Estado e da Nação, e satisfação do posicionamento estratégico dos respectivos países.

 

Anne – Como deve ser encarada a presença de militares no governo, sendo militares cerca de 1/3 dos ministros; e a presença de milhares de funcionários militares?

ARS – A senhora deve estar se referindo também aos ministros Marcos Pontes, Tarcísio Freitas e Jorge Oliveira. 

Bom, Charles De Gaulle, Churchill, Eisenhower, Kennedy, Reagan e Bush (pai) foram militares. Não vejo problema. Mesmo nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT), no Brasil, houve vários militares no governo. No governo Bolsonaro, há três ou quatro ministros que são militares e não 1/3 como a senhora mencionou. Tarcísio foi militar na juventude, mas a maior parte de sua brilhante vida pública foi no setor público civil, no Parlamento. O então ministro Jorge Oliveira (agora nomeado para o TCU) foi militar, porém militou na vida civil por longo tempo na condição de advogado muito respeitado. Marcos Pontes está no governo por ter sido astronauta, condição única no Brasil. 

O governo nomeou um ministério técnico e não político como habitualmente ocorria no País. Com a nomeação do ministério, o governo Bolsonaro buscou eficácia e combate à corrupção; e os militares respondem satisfatoriamente ao enfrentamento desses desafios. 

No caso do ministro Marcos Pontes, devem ser lembradas as referências mundiais. Um tcheco e um italiano, ambos astronautas, foram do Parlamento da União Europeia. Quatro militares soviéticas astronautas foram eleitos para a Duma, o poder legislativo da URSS. Militares americanos astronautas foram do parlamento americano — o mais conhecido dentre eles, John Glenn, foi senador por quase duas décadas. O astronauta canadense Marc Garneau elegeu-se para o parlamento canadense. Ademais, a médica Claudie Haigneré, que viajou como cientista em missão espacial, tornou-se depois ministra da C&T da França. O cientista espanhol Pedro Duque, que fez duas viagens espaciais, subsequentemente, foi ministro da C&T da Espanha.

 

Anne – A demissão dos comandantes militares mostra que havia conflito entre o presidente e integrantes dos altos escalões militares?

ARS – A demissão do ministro da Defesa foi uma decisão normal e decorrente de atribuição constitucional do Presidente da República. A demissão dos comandantes militares tem mais a ver com a nomeação de um novo ministro da Defesa. Há indícios de que, se não fossem demitidos, colocariam os respectivos cargos à disposição do presidente, o que é razoável nesse contexto. A suposta crise entre o presidente e os militares existiu — ou foi potencializada — na mídia e na cabeça de formadores de opinião que são contrários ao governo.

 

Anne – E o presidente Bolsonaro, o senhor o considera militar?

ARS – Ele se formou no Exército e esteve no serviço ativo durante cerca de uma década. Entretanto, ele foi parlamentar durante 25 anos. Portanto, seu conhecimento e experiência profissionais estão fortemente inseridos em sua vivência no setor público civil.

 

Anne – O senhor acha que os militares continuam apoiando o presidente Bolsonaro? E se ele não for reeleito, os militares apoiarão o novo presidente que for eleito?

ARS – Desde 1988, quando a Constituição em vigor foi promulgada, as instituições militares têm pautado suas atitudes, procedimentos e ações rigorosamente de acordo com os mandamentos constitucionais, não importando quem tenha sido eleito nem o partido ao qual o escolhido pertencia. Então, há inequívoca evidência de que as instituições militares prosseguirão em consonância com esse inexcedível exemplo histórico. Isso não impede que, individualmente, cada militar tenha a sua preferência.

Pessoalmente, não admito outra alternativa de parte das instituições militares, especialmente, porque — caso o presidente Bolsonaro decida concorrer a nova eleição presidencial — eu acredito em sua reeleição.

 

¨ ¨ ¨

 

Message au Point - III


Reflétant les complexités d'aujourd'hui et les conflits inexplicables qui se produisent entre des personnes de diverses tendances politiques et idéologiques, j'ai publié un commentaire avec un article sur la pandémie de coronavirus dans le magazine Le Point.

Une question cruciale se pose de l'attitude des leaders d'opinion brésiliens sur la responsabilité des décès résultant de la pandémie de coronavirus.

Victimes de Covid-19 et chefs de gouvernement

Concernant la pandémie de coronavirus, parodiant Walter Isaacson, il y a une polémique dans les jugements de valeur des faiseurs d’opinion et dans la zone des commentaires des lecteurs c’est-à-dire que tout citoyen avisé peut en déduire l’expression « Communiste ! Génocide ! Nazi ! »

On peut se demander : les attributs s’appliquent-ils aux chefs de gouvernement de populations d’un ordre de grandeur de 250.000 victimes de Covid-19 sur 250 million de personnes (comme on le voit aux États-Unis, dans la somme Allemagne + Royaume-Uni + France, dans la somme Mexique + Colombie + Argentine et au Brésil) ?

 

 

Mensagem à revista Le Point - III

Como reflexo das complexidades dos dias atuais e dos conflitos inexplicáveis que ocorrem entre pessoas com tendências políticas e ideológicas diversas, postei um comentário junto a um artigo sobre a pandemia do coronavírus na revista Le Point. 

Um questionamento crucial é colocado em decorrência da atitude de formadores de opinião brasileiros sobre a responsabilidade das mortes resultantes da pandemia do coronavírus.

 

Em relação à pandemia do coronavírus, parodiando Walter Isaacson, há uma polêmica nos julgamentos de valor dos formadores de opinião e na área de comentários dos leitores, ou seja, qualquer cidadão informado pode deduzir a expressão “Comunista! Genocídio! Nazista! "

Pode-se perguntar: os atributos se aplicam a chefes de governo de populações da ordem de 250.000 vítimas da Covid-19 em 250 milhões de pessoas (como visto nos Estados Unidos, na soma de Alemanha + Reino Unido + França, na soma México + Colômbia + Argentina e Brasil)?

_______________

###############


[Divulgado na revista Le Point online de 29/Abr/2021]

_______________

###############


Covid e chefes de governo

De certa maneira, ao elaborar seus artigos, os intelectuais e outros formadores de opinião se comportam como os leitores, quando estes postam comentários na mídia. Não raro, há a tendência para a exacerbação de ânimos, por ocasião da formulação de juízo de valor, daí resultando ofensas injustificáveis e inaceitáveis aos oponentes.

Vale a pena relembrar dois anciãos de elevada qualificação intelectual e profissional — porém posicionados em polos opostos do espectro político-ideológico — que se mantêm amigos durante mais de 70 anos. Ao relatar esse fato para uma interlocutora jornalista, ela mencionou a vontade de contatá-los com o objetivo de escrever uma matéria para sua revista, ressaltando o lado virtuoso que os dois velhinhos estão oferecendo como exemplo para aqueles que não conseguem se conter diante de posições e opiniões contrárias.


Mas voltando à questão inicial, a propósito da pandemia do coronavírus — parodiando Walter Isaacson — diria que há uma controvérsia nos juízos de valor dos intelectuais e na área de comentários dos leitores, isto é, em relação a algum oponente, às vezes, constata-se uma reação parecida com: “Comunista! Genocida! Nazista!”. 

Será que os atributos se aplicam aos chefes de Governo das populações com ordem de grandeza (!) de 250 mil vítimas do Covid em 250 milhões de pessoas (montantes próximos daqueles observados nos Estados Unidos, na soma Alemanha + Reino Unido + França, na soma México + Colômbia + Argentina, bem como no Brasil)?

________________

################


[Divulgado no New York Times online de 29/Abr/2021]

________________

################


[Divulgado na revista Le Point online de 29/Abr/2021]

________________

################



[Divulgado no Estadão online de 29/Abr/2021]

________________

################


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 29/Abr/2021]

________________

################


[Divulgado no Correio Braziliense online de 29/Abr/2021]

________________

################

 

domingo, 25 de abril de 2021

A resiliência da oposição

No exercício de sua sanha oposicionista em relação à Presidência da República, a colunista Eliane Catanhêde publicou no Estadão o artigo “O nosso Exército, sem aspas”, no qual menciona que o objetivo do presidente Bolsonaro não é usar o Exército contra o caos, mas contra a CPI, o STF e a candidatura Lula. 

 

Contra ex-corrupto, ex-condenado, ex-presidiário e eterno inimigo do povo, da sociedade e da Nação, não é preciso usar força armada, basta deixá-lo à deriva, com seus apoiadores de sempre e com os articulistas que — por razões políticas, econômicas e afetivas — os defende, e o futuro está resolvido. Contra criminoso insuperável, a Nação se encarrega. Isso independe de formadores de Fake News. Estes se conscientizam das transformações, mas declaram que não acreditam. São resilientes e isso, por óbvio, ajuda.

_________________

#################


[Divulgado no Estadão online de 25/Abr/2021]

_________________

#################

 

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Atribuição da condição de genocida ao presidente

Diante da percepção que o Estadão e a Folha de São Paulo frequentemente têm publicado matérias atribuindo a condição de genocida ao presidente Bolsonaro, fiz um levantamento do que foi publicado em cerca de 40 dias.

Postei comentários relativos a esse fato nos dois jornais. 

A propósito de genocida, até 16/Abr, podem ser citadas as seguintes vítimas do Covid-19: 

– Estados Unidos - 565,7 mil mortos em uma população de 328 milhões de habitantes;

– soma de Alemanha, França e Reino Unido - 307,5 mil mortos em 217,2 milhões de habitantes; 

– soma de México, Colômbia e Argentina - 338,2 mil mortos em 222,5 milhões de habitantes; e 

– Brasil - 328,3 mil mortos em 212 milhões de habitantes. 

Ou seja, a situação do Brasil é similar a dos 4 países mais desenvolvidos do mundo e dos 3 países hispano-americanos mais relevantes da América Latina. 

Entre 13/Mar e 22/Abr (40 dias), o Estadão publicou mais de 65 matérias e a Folha de São Paulo publicou mais de 54 matérias atribuindo a condição de genocida ao Presidente da República (em editorial, em artigo de colunista ou em notícia geral).

 

Quem é genocida: o Covid-19, os chefes de Governo dos Estados Unidos, Alemanha, França, México, Colômbia, Argentina e Brasil ou o pessoal do Estadão e da Folha de São Paulo? 

Um grupo de adolescentes fez um “brainstorming” e concluiu: 

– o Covid-19 não é genocida porque não tem consciência; 

– os chefes de governo não são genocidas pois a ação do vírus independe de ação de governo; 

– os formadores de opinião do Estadão e da Folha de São Paulo não são genocidas; contudo vários dentre eles conspurcam a liberdade, maculam a verdade, desmoralizam a coragem e desprezam a ética.

___________________

###################


[Divulgado no Estadão online de 23/Abr/2021]

___________________

###################


[Divulgado na Folha de São Paulo online de 23/Abr/2021]


 

 

LEVANTAMENTO DE ARTIGOS COM A EXPRESSÃO PRESIDENTE GENOCIDA NO ESTADÃO, DE 13 MAR A 23 ABR 2021

 

aaaa mm dd Título do artigo (citação da palavra genocida, quando ela não constar do título) | Autor da matéria (ou coluna em que foi publicada)

 

2021 04 23 E se Santo Antônio existisse hoje? (... ante um presidente genocida, ...) | Ignácio de Loyola Brandão

2021 04 22 Tem o Show da Maria online (com quatro artistas), a segunda das Lives Caetanas (com Arnaldo Afonso), o projeto Circularidades (com Déo Miranda), o dia das lutas indígenas (com Ailton Krenak) e o adeus ao Lilo | (... (des)governo Bolsonaro diante da pandemia: Genocida, o que é?) | Arnaldo Afonso

2021 04 21 Antes da cúpula do clima, Salles bate boca com Anitta e personalidades pedem sua saída do governo (... e animada pra derrubar esse governo genocida.) | André Borges

2021 04 20 Governistas tentam tirar punição por fake News eleitoral ... (... seria uma “carta branca” para Jair Bolsonaro ser chamado de “genocida”). | Camila Turtelli

2021 04 20 Proliferam não só nomes, mas frentes para um projeto de democracia, pela vida (Jair Bolsonaro, tratado por adjetivos ácidos, puxados pelo já trivial “genocida”). | Eliane Catanhêde

2021 04 19 O espalhador de vírus (... viralizou o epíteto “genocida”) | coluna Notas & Infomações

2021 04 18 Líderes partidários elogiam união de presidenciáveis contra Bolsonaro (... que chegaram caracterizar como “genocida” ...) | Adriana Ferraz

2021 04 17 Presidenciáveis se unem em ataques a Bolsonaro e falam em convergência pelo País (Ciro e Haddad, que chegaram caracterizar como “genocida” a atuação ...) | Adriana Ferraz e Paula Reverbel

2021 04 16 Roberto Freire pede em carta aberta à OAB que ‘cumpra seu papel histórico’ e convoque Plenária Nacional do Impeachment de Bolsonaro (... o termo #genocida aparece ...) | Pepita Ortega

2021 04 16 O Brasil merece mais (Genocidas, negacionistas e toda a obtusidade, ...) | André Naves

2021 04 15 O livro ‘Necromancia Tropical’, de Wilson Bezerra, o festival Vozes Periféricas, o clipe da banda Moon’s Mallow, o Sarau do Charles e a live do Som da Estrada (... Bolsonaro diante da pandemia: Genocida, o que é?) | Arnaldo Afonso

2021 04 13 Bolsonaro tenta fazer, do limão, da CPI e das mortes, uma limonada (A oposição grita “genocida” para Bolsonaro ...) | Eliane Catanhêde

2021 04 08 Sarau da Casa Amarela comemora 10 anos, Karine Telles canta Clara Nunes, Hamilton Faria lança ‘brevETERNO’ Volt faz pocket no Toca e eu lembro do meu amigo Nén (... a inação do (des)governo Bolsonaro diante da pandemia: Genocida) | Arnaldo Afonso

2021 04 08 Grupo invade rádio em Pernambuco ameaçando agredir radialista por criticar Bolsonaro (... a política sanitária genocida que o Pazuello ...) | Pedro Jordão

2021 04 08 AGU diz ao Supremo que Ministério da Saúde não tinha ‘expertise’ nem ‘área especializada’ para compra de kit entubação (... a condução genocida e ignóbil do Presidente da República, ...) | Pepita Ortega e Rayssa Motta

2021 04 08 Uso frequente da Lei de Segurança Nacional exigiu ‘mobilização’, diz Miguel Reale Júnior (... por ter chamado Bolsonaro de “genocida”.) | Bianca Gomes

2021 04 07 Bia Kicis manda apagar palavra ‘genocida’ dos registros de sessão da CCJ | Camila Turtelli e Anne Warth

2021 04 07 ‘Vamos revogar completamente a Lei de Segurança Nacional’, diz relatora de projeto na Câmara (... após o influenciador digital chamar Bolsonaro de “genocida” ...) | Camila Turtelli e Rafael Moraes Moura

2021 04 06 Gilmar dá 5 dias para Ministério da Justiça explicar uso de lei contra críticos de Bolsonaro (... após o influenciador digital chamar Bolsonaro de “genocida” ...) | Rafael Moraes Moura

2021 04 05 Entre o ‘bandido’ e o ‘genocida’ | Carlos Pereira

2021 04 02 Uso da Lei de Segurança Nacional contra críticos de Bolsonaro desgasta imagem de Mendonça no STF (... chamar Bolsonaro de “genocida”) | Rafael Moraes Moura

2021 04 01 Tem Paulo D’Auria lançando livro no Sarau a Plenos Pulmões, tem o luto e as homenagens a Wander Porto e Carvalho Junior e tem cartazes, filmes e links na luta da gente contra a ditadura e os golpes do (des)presidente (... acuso o Bolsonaro presidente assassino e genocida pela morte de carvalho ...) | Arnaldo Afonso

2021 04 01 A carta de exílio de Jean Wyllis (... candidato capaz de vencer o genocida em 2022. Um genocida que foi eleito graças à injustiça cometida contra Lula ...) | Morris Kachani

2021 04 01 Morre o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, vítima da covid-19 (Mais uma vítima dessa política insana e genocida do capetão ...) | Sofia Aguiar

2021 03 31 Genocida ou incompetente (A palavra “genocida” está na pauta do dia.) | Ricardo Viveiros

2021 03 31 31 de março tem defesa da democracia e atos pró-golpe esvaziados (... Bolsonaro foi chamado de “genocida” ...) | Caio Sartori, Marcelo Chello, Matheus Lara e Rayssa Motta

2021 03 29 A ordem é não desperdiçar (... exterminadores do futuro e genocidas, pois expulsam ...) | José Renato Nalini

2021 03 29 Sob Bia Kicis, CCJ vira praça de guerra e tem até pedido para que deputada use máscara nas sessões (... Teixeira (PT-SP) chamou Bolsonaro de genocida, ...) | Camila Turtelli

2021 03 27 A raiz do mal (Afastado o genocida, seus ...) | Sérgio Augusto

2021 03 26 Bolsonaro genocida: “É direito do cidadão se manifestar”, afirma Santos Cruz | coluna Programas

2021 03 26 ‘Bolsonaro pode ter cometido crime contra a humanidade durante a pandemia’, diz jurista (... chamado por várias pessoas de “genocida” pela postura ...) | Roberta Jansen

2021 03 26 Um Brasil poético e solidário (Não professo a teoria do genocida (!) ). | Ignácio de Loyola Brandão

2021 03 25 Ao Supremo, governo Bolsonaro defende uso ‘econômico’ da Lei de Segurança Nacional (... Genocida em frente ao Palácio do Planalto.) | Rafael Moraes Moura

2021 03 25 Marcelo Queiroga é recebido com protestos na USP (... aos gritos de Bolsonaro genocida e ...) | TV Estadão

2021 03 25 Tem o tesão da poesia visceral de Djami Sezostre, o Sarau da Maria sobre o 8 de março, as Mulheres de Luta Arte e as leituras e canjas do Sarau Elétrico (... a terrível situação de descaso em que nos encontramos ... GENOCIDA.) | Arnaldo Afonso

2021 03 25 Sob protesto, Queiroga visita USP, mas não responde sobre ‘tratamento precoce’ (... e gritos de ‘Bolsonaro genocida’, ...) | Fabiana Cambricolli

2021 03 25 Contra ‘uso deturpado’, cresce pressão no Supremo para derrubada da Lei de Segurança Nacional (... após estenderem uma faixa ‘Bolsonaro Genocida’ ...) | Rayssa Motta e Pepita Ortega

2021 03 23 Bolsonaro é alvo de panelaços durante pronunciamento (... e ‘Bolsonaro Genocida’ foram registrados ...) | coluna Redação

2021 03 23 Felipe Neto não cometeu delito tipificado na Lei de Segurança Nacional (Atribuir ao presidente Bolsonaro a qualificação de genocida ...) | Cássio Faeddo

2021 03 23 Análise: O Brasil sem comando (... eclipsado pela propulsão do slogan “Bolsonaro Genocida”, ...) | Hussein Kalout

2021 03 22 Louco ou cruel: deveríamos torcer pela sanidade dos genocidas, para sejam responsabilizados | Daniel Martins de Barros

2021 03 21 Advogados pedem ao Supremo ‘salvo-conduto’ contra inquéritos e ações por ‘Bolsonaro genocida’ | Pepita Ortega e Fausto Macedo

2021 03 21 As condutas negligentes do presidente na pandemia configuram o crime de genocídio? | Marcelo Aith

2021 03 21 Gestão da pandemia transforma redes sociais em ‘zona de guerra’ (... marcou a semana nas redes foi “genocida”, usada por opositores do governo ...) | Matheus Lara

2021 03 21 A união nacional contra a pandemia só funciona com uma premissa: isolar Bolsonaro (... quem usa o termo “genocida” e critica o presidente ...) | Eliane Catanhêde

2021 03 20 ‘Supremo tem um encontro marcado com a Lei de Segurança, esse fóssil normativo’, diz Lewandovski (... com os dizeres “Bolsonaro Genocida” ...) | Pepita Ortega e Fausto Macedo

2021 03 20 Ciro Gomes: ‘Não vou deixar o Lula ganhar essa na lambança’ (Agora, isso é uma loucura porque é no limite genocida.) | Adriana Ferraz e Eduardo Kattah

2021 03 20 Grupo Prerrô e PT pedem a Aras que investigue André Mendonça por inquéritos contra críticos de Bolsonaro (... a utilização do termo ‘genocida’ também não qualificaria ofensa a Bolsonaro, ...) | Pepita Ortega e Fausto Macedo

2021 03 20 A intimidação é intolerável (... chamou o presidente Jair Bolsonaro de genocida, em razão de ...) | editorial Notas & Informações

2021 03 19 Bolsonaro, vá a uma UTI e pare de mentir (... que chamou capitão de “genocida”.) | José Nêumanne

2021 03 19 Chamar Bolsonaro de ‘genocida’ não é crime, avaliam especialistas (Chamar o presidente Jair Bolsonaro de “genocida” por conta ...) | Rafael Moraes Moura

2021 03 19 ‘Sociedade civil deve agir par enfrentar o autoritarismo’, diz Felipe Neto (... considerar “genocida” a política de Jair Bolsonaro ...) | Roberta Jansen

2021 03 19 Promotoria recomenda à Polícia do DF que não prenda ‘manifestantes pacíficos’ com base na Lei de Segurança (... que estenderam uma faixa ‘Bolsonaro Genocida’ ...) | Pepita Ortega, Rayssa Motta e Fausto Macedo

2021 03 19 Conheça o ‘Cala-Boca Já Morreu’, ação de Felipe Neto para defender quem for processado por Bolsonaro (... suposta calúnia contra Bolsonaro, a quem chamou de “genocida”.) | Wilson Tosta

2021 03 19 À imprensa internacional Lula volta a dizer que pode ser candidato em 2022 (... Lula afirmou que o Brasil “merece coisa melhor” e chamou Bolsonaro de genocida.) | coluna Redação

2021 03 18 O método Bolsonaro de intimidar (... era investigado por chamar o presidente de genocida.) | Pedro Doria

2021 03 18 Consuelo de Paula inicia temporada de 6 shows, Arnaldo Afonso estreia suas Lives Caetanas, Edu Krieger posta nova paródia, Patativa é homenageado e a Flipei tem 10 dias de eventos (... Poema do escritor gaúcho Enrique Pitt ... GENOCIDA) | Arnaldo Afonso

2021 03 18 Cinco momentos em que Felipe Neto enfrentou o governo Bolsonaro e seus seguidores (... por chamar o presidente Bolsonaro de “genocida”, ...) | Roberta Jansen

2021 03 18 Gilmar avalia antecipar decisão que pode suspender lei usada para investigar Felipe Neto (... depois de chamar de “genocida” o chefe do Executivo, ...) | Rafael Moraes Moura

2021 03 18 Lei de Segurança Nacional: criticar governantes é crime? (... se referindo ao Presidente da República como “genocida”, ...) | Olavo Evangelista Pezotti

2021 03 18 Manifestantes são detidos após abrirem faixa ‘Bolsonaro genocida’ em frente ao Planalto | André Salders e Emily Behnke

2021 03 18 Juíza suspende investigação contra Felipe Neto por chamar Bolsonaro de ‘genocida’ | Roberta Jansen

2021 03 17 Governo faz acordo para aumentar pena contra difamação na internet (... por ter usado o termo “genocida” ao falar sobre a maneira como Bolsonaro ...) | Daniel Weterman e Anne Warth

2021 03 16 Em vídeo, Felipe Neto volta a defender uso do termo ‘genocida’ para Bolsonaro | Roberta Jansen

2021 03 15 Polícia intima Felipe Neto por chamar Bolsonaro de ‘genocida’ | Roberta Jansen

2021 03 13 Pandemês (... a mais notável de todas — “genocida”) | Sérgio Augusto

 

Estadão – de 13/Mar a 23/Abr/2021 — 65 matérias em que o presidente da República é caractericado como genocida.

 

 

LEVANTAMENTO DE ARTIGOS COM A PALAVRA A EXPRESSÃO PRESIDENTE GENOCIDA NA FSP, DE 13 MAR A 14 ABR 2021

 

2021 04 22 Aras pede arquivamento de ação contra deputado que chamou Bolsonaro de genocida | Mônica Bérgamo

2021 04 22 Câmara vai convidar Boulos e Felipe Neto para debater Lei de Segurança Nacional | Mônica Bérgamo

2021 04 21 Salles ganha costelão em almoço de desagravo e ataca Anitta na véspera de cúpula (“Eu toda ajeitada aqui e animada para derrubar esse governo genocida.) | coluna Mundo

2021 04 20 O Garganta Rasa (... passa a ser o apelido do genocida que, ...) | Juca Kfouri

2021 04 20 Não falar de Bolsonaro é impossível, mas falar dele é insuportável (Um presidente genocida tem esse efeito colateral ...) | Gregorio Duvivier

2021 04 20 Manifestantes protestam contra empresários que foram a jantar com Bolsonaro em São Paulo (O acordo sustenta o governo genocida, ...) | coluna Mercado

2021 04 19 É meritório um evangélico no Supremo, diz juiz Federal William Douglas, pastor admirador de Bolsonaro (Refere-se a ..., influenciador que chamou o presidente de genocida? | coluna Poder

2021 04 17 Em debate, presidenciáveis atacam Bolsonaro, apontam retrocessos e indicam prioridades durante e pós pandemia (... foram feitas por Ciro, Haddad e Doria — os três se referiram a Bolsonaro como genocida.) | coluna Poder

2021 04 16 Deputada do PSOL envia carta a Bernie Sanders por apoio contra Ferrogrão (em face da política genocida e anti-ambiental de Bolsonaro.) | Mônica Bérgamo

2021 04 16 Como um jornal de esportes revelou o maior escândalo de saúde pública da Romêmia? (... seria correto usar essa palavra para se referir a ele [Bolsonaro]? Em alguns momentos, se você usa a palavra genocídio como opinião, não é um veredito judicial, apenas uma opinião.) | João Gabriel

2021 04 14 Bolsonaro é o cão que só ladra (Chamá-lo de genocida ou criticar uma política pública não o atingem.) | Gabriela Prioli

2021 04 14 Caneladas do Vitão: PSG perde, mas elimina Bayern no bizarro critério do gol fora (Eis o resultado do desgoverno Bolsonaro e sua política genocida ...) | coluna Esporte

2021 04 13 Exclusivo: ‘Estou disposto a disputar o Governo de SP em 2022’, diz Boulos (Agor, é possível estabilidade com um genocida no poder? | Mônica Bérgamo

2021 04 11 Caneladas do Vitão: Madrid bate Barça com ajuda do apito e põe fogo no Espanhol (Eis o mórbido e doloso resultado da estratégia genocida do desgoverno Bolsonaro ...) | Vitor Guedes

2021 04 10 Bolsonaro poderia ter capitaneado a crise, mas há certa perseguição a ele, diz Zema, governador de Minas (... que o chamam, inclusive de genocida? Eu acho que são exageradas ...) | coluna Poder

2021 04 10 Dilma vê Brasil ‘à deriva em oceano de fome e doença, no Guardian (Sob o título “Resposta ‘genocida’ de Bolsonaro à Covid levou ...) | Nelson de Sá

2021 04 10 Cem dias de inércia (Diante do desastre do governo genocida de Jair Bolsonaro, ...) | editorial Opinião

2021 04 10 O banquete das sangues-sugas (Cada um com seu motivo para bajular o genocida ...) | coluna Cozinha bruta

2021 04 09 Lula renasceu messiânico e ninguém barra Bolsonaro e sua sanha matadora? (Como esses mortos eram gente de sangue e sonhos, há que se ser realista e admitir que, como ninguém quer que o presidente saia, pouco importa chama-lo de genocida ...) | Mário Sérgio Conti

2021 04 09 Alfredo Bosi (Morreu na última quarta-feira (7), de Covid-19 (ou da esculhambação brasileira chamada governo genocida Bolsonaro) | Marilene Felinto

2021 04 08 Lula não tem espaço no centro e deve ficar fora do 2º turno, diz Cesar Maia (Acha exagerado quando chamam Bolsonaro de genocida? Uma coisa é uma política sanitária genocida.) | coluna Poder

2021 04 08 Caneladas do Vitão: Mbappé comanda a gigante vitória do PSG em Munique (A política genocida do desgoverno Bolsonaro ...) | coluna Esporte

2021 04 07 Lira quer acelerar votação de projeto que altera Lei de Segurança Nacional, usada pró e contra bolsonaristas (... depor de ter classificado o presidente como “genocida”) | coluna Poder

2021 04 07 Em Chapecó (SC), Bolsonaro volta a defender medidas sem eficácia contra a Covid (... se evitam problemas, não é acusado de genocida, não sofre ataques por ...) | coluna Equilíbrio e Saúde

2021 04 07 Supremo tem coerência desafiada com ações sobre Lei de Segurança Nacional (... por ter chamado Bolsonaro de genocida ...) | coluna Poder

2021 04 04 Teor homofóbico em ataques do bolsonarismo a Doria e Leite provoca indignação e reações na Justiça (Assim como a ciência vai vencer o negacionismo grosseiro e genocida, ...) | coluna Poder

2021 04 04 Paulo Betti vê esperança em Lula e diz que ‘teatro vai bombar’ após pandemia (... mas revoltado com esse governo genocida.) | coluna Celebridades

2021 04 02 Militares e o crime de lesa-pátria (... chamou o presidente Jair Bolsonaro de “genocida”, adveio sua ...) | Cristina Serra

2021 04 01 Lula diz que PT tentará aliança com centro ‘se for preciso’ contra Bolsonaro (... críticas contundentes ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a quem chamou de “genocida” na condução do país na pandemia) | coluna Poder

2021 04 01 O silêncio de Dias Toffoli (Acuado, perdendo apoio político e popular com política genocida na pandemia, Bolsonaro ...) | Frederico Vasconcelos

2021 03 30 Nunca mais (Bolsonaro ... Deve ser responsabilizado diretamente pelo genocídio em curso.) | Editorial da FSP

2021 03 28 Morar no condomínio de Jair Bolsonaro rendeu muitos episódios do ‘CSI Minha Vida’ (Dizendo com todas as letras: “O genocida mora aqui”) | Bia Braune

2021 03 27 Ueba! É como diz o Dinofanho: Fonofaro é fenofida! Rarará (“Novo ministro da Saúde é recebido aos gritos de Bolsonaro Genocida nas faculdades de medicina”) | José Simão

2021 03 26 Nos quartéis ou nos ministérios? (... e ainda exibiu subserviência degradante ao genocida.) | Cristina Serra

2021 03 26 Bolsonaro provoca assassinato em massa na pandemia com suas mentiras | Jorge Coli

2021 03 25 Em meio a protestos na USP, Queiroga atribui mortes de Covid a sistema de saúde subfinanciado (... cerca de 100 estudantes gritavam “fora, genocida”, “fora Bolsonaro”, ...)

2021 03 25 Entenda debate sobre os limites da proteção à honra do presidente da República (... e coloca um cartaz escrito genocida, a intenção não é ofender ...) | coluna Poder

2021 03 24 Presidente da CCJ, Bia Kicis tenta impedir que oposição chame Bolsonaro de genocida | coluna Poder

2021 03 23 O que o STF pode fazer hoje contra o morticínio? (... assediam ilegalmente qualquer cidadão que grite “genocida” | Conrado Hübner Mendes

2021 03 23 Sistema de ódio tem o objetivo de matar gente e desumanizar o resto (... a imbecilidade animalesca, barraqueira e tosca do genocida constitui, ...) | Marcelo Coelho

2021 03 22 Negação, negacionismo e má-fé (... Bolsonaro é um negacionista de segunda, mas genocida de primeira | Vera Iaconelli

2021 03 21 Supremo é pressionado a dar resposta ágil sobre aplicação de lei da ditadura reabilitada sob Bolsonaro (... por ter chamado o presidente Jair Bolsonaro de genocida ...) | coluna Poder

2021 03 20 Bolsonaro tem de renunciar a si mesmo ou ao governo (... a ira crescente contra o genocida.) | Vinicius Torres Freire

2021 03 20 Xingar o genocida não vale um pequi roído | coluna Cozinha bruta

2021 03 19 Ge-no-ci-da! (Bolsonaro não é um assassino comum. É um genocida) | Cristina Serra

2021 03 19 Bolsonaro genocida é retórica sem base jurídica, dizem especialistas | coluna Poder

2021 03 19 Bolsonaro não é genocida | Renato Terra

2021 03 18 Comando do Congresso se torna cúmplice do matadouro de Bolsonaro (... o Brasil se dirigia quase sem reação para o abatedouro de Jair Bolsonaro ...) | Vinicius Torres Freire

2021 03 18 Ativista preso no DF diz que faixa com suástica e Bolsonaro não causou problemas em atos anteriores (Bolsonaro à suástica nazista e o chama de “genocida” em outra manifestação ...) | Mônica Bérgamo

2021 03 18 Sai o Pesadoelo, entra o Quedroga (Adolfo Bolsonaro é um genocida, assassino, tendo como cúmplices gente como família, Arthur Lira & Cia ...) | coluna Equilíbrio e saúde

2021 03 18 Justiça suspende investigação contra Felipe Neto por chamar Bolsonaro de genocida | coluna Poder

2021 03 17 Deputados pedem investigação e acusam delegado que intimou Felipe Neto de proteger os Bolsonaros (... em razão de ele ter utilizado o termo genocida para se referir ..)

2021 03 17 Bolsonaro é genocida ou não é? | Sérgio Rodrigues

2021 03 17 A investigação contra Felipe Neto e o uso da Lei de Segurança Nacional; ouça o podcast (... depois de chamar Jair Bolsonaro (sem partido) de genocida ...) | coluna podcasts

2021 03 15 Delegado intima Felipe Neto a depor por chamar Bolsonaro de genocida | coluna Poder

2021 03 13 Só umas palavras (... palavras “Bolsonaro” ou “genocida” ou “desespero”) | Antonio Prata

 

Folha de São Paulo – de 13/Mar a 22/Abr/2021 – 57 matérias em que o presidente da República é caracterizado como genocida