quinta-feira, 25 de julho de 2019

As autoridades e os hackers


A questão da invasão de celulares de autoridades por “hackers” bandidos tem sido noticiada amplamente pela maioria dos órgãos de imprensa brasileiros.  Os artigos mais relevantes divulgados no final do mês passado foram:
— Estadão – “Rodrigo Maia, Alcolumbre e Presidente do STJ também foram alvos de hackers”, de 25/Jul/2019.
— Folha de São Paulo – “Ministro do STF diz que só juiz pode destruir mensagens de Hacker”, de 25/Jul/2019.
— Globo – “Presidentes da Câmara, do Senado e do STF também foram alvos de hackers” e “Sócio oculto”, ambos de 25/Jul/2019.
— Correio Braziliense – “Lista de autoridades hackeadas inclui Bolsonaro, Maia, Alcolumbre e Dodge” e “Hacker diz que entregou mensagens a site, mas Greenwald não confirma fonte”, ambos de 25/Jul/2019.
Em consequência, postei nesses quatro jornais, contíguo a cada um dos citados artigos, um comentário que expressa a indignação e o inconformismo com a atitude das altas autoridades hackeadas.
Para o Estadão, enviei a mensagem por e-mail. O jornal publicou-a no Fórum de Leitores impresso em 27/Jul/2019.

Estadão, Folha de São Paulo, Globo e Correio Braziliense
Na década de 1960, conheci um lavrador semianalfabeto que afirmava que “em política não se deve confiar nas quatro paredes nem no telefone preto; e muito menos na língua, o pior pedaço do corpo”. Na era da tecnologia e da informação, está faltando atitude compatível para os cidadãos não lavradores e alfabetizados. Até um macaco bem treinado sabe que não há segurança que resolva os problemas atinentes a procedimentos humanos. As autoridades e os analistas precisam ser mais treinados do que o símio.

_____________________
#####################

Estadão – “Rodrigo Maia, Alcolumbre e Presidente do STJ também foram alvos de hackers”. 

 [Divulgado no Estadão online de 25/Jun/2019]
_____________________
#####################
[Publicado no Fórum de Leitores do Estadão impresso, de 27/Jul/2019]
_____________________
#####################

— Folha de São Paulo 
[Divulgado na Folha de SP online de 25/Jun/2019]
_____________________
#####################

— Globo



[Divulgado no Globo online de 25/Jun/2019]
_____________________
#####################

— Correio Braziliense 



[Divulgado no Correio Braziliense online de 25/Jun/2019]
_____________________
#####################

— Correio Braziliense – “Hacker diz que entregou mensagens a site, mas Greenwald não confirma fonte”.



 [Divulgado no Correio Braziliense online de 25/Jun/2019]
_____________________
#####################

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Indicação de embaixador


A imprensa em geral e leitores em particular valeram-se do anúncio de que o filho do presidente seria indicado para o cargo de embaixador nos Estados Unidos para dirigir insultos e ofensas àqueles que combatem a corrupção e as práticas de má gestão pública. É imperioso manter a resiliência e rebater de forma contundente o que contribui para impedir o País se livre da crise moral que o acomete.

Folha de São Paulo
Tem gente que tem bandido de estimação na jaula de Curitiba. Tem gente que prefere partido que tem ex-presidentes, tesoureiros e outras autoridades devidamente enjaulados. Tem gente que gosta e aprova filho cuidador de zoológico que se torna milionário. E isso não é piada; é coisa séria e tem anencéfalo que gosta. Fazer faculdade; ser aprovado em concursos públicos dificílimos; ser eleito por maioria esmagadora para o Parlamento ... isso é piada pronta e tem anencéfalo que não gosta. Claro, tem gente que não consegue sequer escrever um texto com argumentos!

_____________
#############
[Divulgado na Folha de São Paulo online de 12/Jul/2019]
_____________
#############

quarta-feira, 10 de julho de 2019

Ofensa a militares


O tendencioso artigo "General Heleno diz que é uma vergonha militar da sua patente receber salário líquido de R$ 19 mil", da Mônica Bergamo (Folha de São Paulo de 10/Jun/2019) gerou uma série de comentários agressivos e ofensivos por parte de vários leitores ...
Em particular, uma leitora, incluindo linguagem chula, mencionou o “impressionante baixo nível desses altos oficiais das forças armadas”.
Mantenho a recorrente opinião de que a resposta com argumentos claros e objetivos, em linguagem adequada, é imprescindível. 

Folha de São Paulo
Leia, eduque-se, responda com linguagem adequada(claro, precisa fazer a higiene da cabeça) e responda com argumentos. Os oficiais são corresponsáveis por 6 meses sem corrupção no Pais; pelo combate à criminalidade, com  apoio inexcedível à Operação Lava Jato; por 6 meses sem política do “toma-lá-dá-cá”; por 6 meses com a redução do número de ministros para 23, todos com elevada qualificação; por acordo com a União Europeia que foi tentado durante 20 anos. Pensar não é obrigatório, mas não é proibido! Precisa apenas cérebro!

Outro leitor mencionou atribuiu aos militares a condição de “malandros que ficam escondidos dentro dos quartéis sem fazer nada o dia todo.” Seguindo a mesma linha, repliquei como tenho feito habitualmente.

Folha de São Paulo
De fato, ficam escondidos no Nordeste, distribuindo água. Ficam escondidos nas fronteiras, mantendo o território. Ficam escondidos nas campanhas de saúde pública. Ficam escondidos no Governo para o combate à corrupção. Ficam escondidos nos quartéis aguardando a ordem para cumprir qualquer missão. Ficam escondidos nas opinions de 70% da população (mais elevado índice em pesquisa). Ficam escondidos nos cérebros de pessoas anencéfalas. Isso dói!

______________
##############

 [Divulgado na Folha de São Paulo online de 10/Jul/2019]

______________
##############
 
[Divulgado na Folha de São Paulo online de 10/Jul/2019]
______________
##############


quarta-feira, 3 de julho de 2019

Bonitinha mas ordinária


Na crise de invasão dos celulares do então juiz Sérgio Moro (e agora ministro da Justiça) e do procurador Sérgio Dallagnol — numa reação ao exemplar trabalho que essa dupla prestou à Justiça e à sociedade brasileira, ao identificar e condenar alguns dentre os principais figurões da República pelos crimes de corrupção — surgiram indícios de que a candidata a vice-presidente da República Manuela d’Ávila está envolvida com os hackers criminosos que perpetraram o feito.
A Folha de São Paulo tem divulgado a evolução do trabalho dos hackers, mas até agora não ficou comprovado qualquer irregularidade cometida pelo então juiz e pelo procurador. A tentativa de enodoar as duas notáveis figuras da Justiça e do Ministério Público continua sem sucesso. O essencial, que é o crime dos hackers e de seus mandantes ou estimuladores, tem sido deixado ao largo. Claro, a bela e jovem senhora do PC do B e candidata a vice-presidente na derrotada chapa do PT tem sido poupada.
Nesse sentido, “Bonitinha mas ordinária” é um filme brasileiro lançado em 1981, inspirado na obra de mesmo nome de Nelson Rodrigues. 
Olga Benário era funcionária do serviço secreto soviético e co-assassinou a esposa do presidente do partido comunista do Brasil. Era ordinária, bonitinha não. 
Não há semelhanças com fatos da atual conjuntura [Que fique esclarecida a ironia: não há para quem não quer].
Entretanto, é ordinária a abordagem de prevalência da impunidade na maior crise de corrupção da história da humanidade.
_______________________
##############
[Mensagem divulgada na Folha de São Paulo online de 3/Jul/2019]
_______________________
##############