terça-feira, 28 de abril de 2020

O juiz que fraquejou


O juiz Sérgio Moro se consagrou no combate à corrupção na Justiça Federal em Curitiba, ao atuar para julgar, condenar e prender políticos e empresários poderosos. Depois, foi alçado à condição de Ministro da Justiça do Governo Bolsonaro. À medida que o tempo foi passando, as interações com o Presidente da República sofreram desgaste. Por via de consequência, no mês de abril de 2020, em entrevista para a TV, o ministro informou que estava se demitindo e ao longo de uma hora fez uma série de acusações ao Presidente para justificar sua atitude. 
Foi um choque para todos os que apostaram numa mudança de paradigmas políticos no Brasil. Num primeiro momento, enviei-lhe uma mensagem twiiter expressando solidariedade. Num segundo momento, percebi que havia cometido um erro. 
Entre outros aspectos, o Sr. Sérgio Moro deixou de comunicar diretamente ao Presidente sua decisão de se demitir do cargo; informou à população razões que, anteriormente, tinha mencionado publicamente o contrário; e utilizou cópia de mensagem trocada em particular com sua afilhada de casamento para justificar fatos injustificáveis. 
Valendo-me dos valores que aprendi ao longo de minhaa trajetória pessoal e profissional, admiti o erro e corrigi a atitude tomada no calor da surpresa e da indignação. O Sr. Sérgio Moro cuidou de sua biografia e descurou da biografia de 209 milhões de brasileiros. O Sr. Sérgio Moro incorreu em duas das piores falhas que se pode atribuir a um ser humano: descumprimento de compromisso e traição. Ponto.

@SF_Moro – Na obscuridade, durante dois anos, trabalhei pelas ideias e valores do atual governo. Cumprimentos Dr. Sérgio Moro. Sua atitude de hoje comprovou que valeu a pena. A luta continua. Aléssio Ribeiro Souto


@SF_Moro – Errei. Descumprimento de compromisso e ausência de lealdade prevaleceram. Surpresa, indignação, realismo e reflexão impõem a reafirmação de crenças, valores, disciplina e honra; em oposição a desrespeito e traição. Às crianças que nos substituirão, faltou o exemplo. Aléssio Ribeiro Souto

__________________________
################
[Mensagens twitter para o Sr. Sérgio Moro]
__________________________
################

Nenhum comentário:

Postar um comentário