terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Desafio da educação [2] – Governança é a chave


VER TAMBÉM:

Magnífico o artigo Melhor governança, mais resultados na educação (5/1, A2), de Priscila Cruz, Guilherme Lacerda e Lucas Fernandes Hoogerbrugge. Não se poderia esperar menos de três educadores consagrados. 

Entretanto, o diagnóstico e a solução cogitados são de enorme complexidade. Impõe-se, então, um desafio. O Brasil tem cerca de 20 mil escolas públicas de ensino médio. Dentre elas, pelo menos 700 funcionam satisfatoriamente, abrangendo todas as unidades da Federação. Uma causa preponderante desse sucesso: a ação dos diretores das escolas. Ademais, a direção é a menor unidade de gestão. 

Resulta daí a seguinte sugestão para o ensino médio: o treinamento da maioria dos diretores para copiarem os processos bem-sucedidos da direção das escolas que funcionam bem. Apenas essa ação simples e fácil tem potencial transformador em curto prazo (menos de três anos). Claro, as demais ações preconizadas pelos estudiosos devem ser desencadeadas simultaneamente, visando a impactar a complexidade do sistema e impor sustentabilidade. 

Mudando o que for necessário, o que ora está sendo proposto pode ser aplicado a todas as 160 mil escolas de ensino básico do Brasil.

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[Mensagem publicada no Fórum de Leitores do Estadão impresso de 7/1/2020]
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