domingo, 12 de janeiro de 2020

Desafio da educação [3] – Resiliência de proposta


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Efusivos parabéns pela publicação do esclarecedor caderno “Vida Escolar 2020” (Correio Braziliense de 12 de janeiro). Cumprimentos também à professora Priscila Cruz pela lucidez e clarividência demonstradas na entrevista “Desafio da educação é acabar com a demagogia”. 
Vejam as siglas constantes da matéria: IDEB, FUNDEB, EAD, PISA, OCDE e BNCC — quanta complexidade! Lógico, a educação de um país com mais de 200 milhões de habitantes é realmente complexa. 
Diante desse cenário e respectiva oportunidade, impõe-se um desafio. O Brasil tem quase 20.000 escolas estaduais e municipais de ensino médio. Dessas, cerca de 800 espalhadas por todas as unidades da federação funcionam satisfatoriamente. Como a menor unidade de gestão em educação é a direção, grande parte da responsabilidade do êxito mencionado cabe ao diretor de cada escola. 
Então, uma ação simples e fácil consiste em utilizar, copiar e transmitir os conhecimentos, vivências e processos dos diretores bem sucedidos para os demais diretores, à luz de medidas de motivação de instruendos e instruídos. Não resta dúvida de que há grande probabilidade de obtenção de resultados em curto prazo (em até três anos). 
Paralelamente, que sejam adotadas todas as medidas preconizadas por educadores como a Dra. Priscila, de tal sorte a enfrentar a complexidade do sistema e garantir a sustentabilidade que estende o sucesso para o longo prazo. O que ora está sendo cogitado aplica-se similarmente à maioria das demais 160.000 escolas de ensino básico. 




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