sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Prisco, seu filho e sua neta

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, antigo lavrador, garimpeiro,
comerciante, tabelião e juiz de paz.
In Memoriam.

O companheiro Abelardo Prisco de Souza Junior é um dos integrantes de nossa valorosa turma Marechal Mascarenhas de Moraes, formada em 1972, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Em 1998, fizemos o Curso de Política e Estratégia da Alta Administração do Exército (CPEAEx), na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Dentre os 31 estagiários daquela pós-graduação, a maioria fez a monografia, na modalidade individual, requisito para a conclusão do respectivo curso. Eu e o Prisco fomos designados para, em dupla, elaborar uma monografia sobre o tema prospectiva — entendida como o conjunto de pesquisas a respeito de fenômenos técnicos, tecnológicos, científicos, econômicos, sociais etc., que procura prever a evolução futura das sociedades e organizações. O resultado foi amplamente satisfatório e fomos designados para apresentar nosso trabalho na atividade de encerramento do CPEAEx.

 

É imperioso destacar dois parágrafos da conclusão de nosso trabalho conjunto, que apontam para a relevância da prospectiva:

“A capacidade de sobrevivência e de evolução das organizações complexas se subordina ao nível de excelência de seus planejamentos. Estes, por sua vez, alicerçam-se na prevalência com que os dirigentes se capacitam para descortinar o futuro.

...

Finalmente, não é demais asseverar que se candidatam à decadência, antes de ascenderem ao ápice, as organizações e países cujos integrantes ignoram o passado e impedem os olhos e as mentes de perscrutarem o futuro.

 


Depois de uma vida voltada para o bem comum, sob a égide do otimismo e de pensamentos e ações construtivas — a tal ponto que conquistou o posto de General de Brigada — de forma precoce, lamentavelmente, o Prisco nos deixou.

Seu filho, Abelardo Prisco de Souza Neto, foi o primeiro militar, filho de integrante da turma Marechal Mascarenhas de Moraes, a ascender ao posto de general. É interessante mencionar que estou escrevendo estas informações, já na vanguarda de minha existência, neste ano de 2024, por ocasião de uma vista a meus irmãos, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O General de Brigada Prisco Neto é o atual comandante da 4a. Brigada de Cavalaria Mecanizada (4a. Bda C Mec), situada em Dourados, também em Mato Grosso do Sul.

A neta do Prisco (filha do Prisco Neto), Mariana Prisco, cursa Medicina na UnB, e eventualmente interage com minha filha Alessandra, também acadêmica de Medicina naquela universidade.

Enfim, sinto-me diante da evolução de vida de um nobre e dileto amigo, de suas circunstâncias, traumas e virtudes — essas que caracterizam os grandes personagens, isto é, aqueles a quem temos o privilégio de conceder a admiração, a consideração e o respeito.


# # # # #

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário