sábado, 14 de novembro de 2020

Políticas e estratégias de Educação e C&T


No artigo “Os países que ultrapassaram o Brasil desde 2005 na corrida por impacto científico global” (Gazeta do Povo, de 6 de novembro), dos professores doutores Marcelo Hermes e Rodolfo Haas, é analisado “o impacto internacional, medido pelas citações por publicação (CPP) de um país, e não pelas citações totais ou publicações totais”. Dessa forma, tem-se uma “medida mais precisa para avaliar o quanto uma nação influencia e lidera o cenário global.”

Os professores doutores Hermes e Haass asseveram que “de quinze anos para cá, [o Brasil] simplesmente parou no tempo e foi ficando para trás. Hoje o país patina com um CPP=0,54 em 2019, uma fração do impacto da líder, Singapura., que alcançou CPP=1,25 (a Suíça é a 2º colocada, seguida por Hong Kong).”

Ademais, eles afirmam que “em uma lista de 74 países com pelo menos 3000 publicações, o Brasil está atualmente em 62º lugar no ranking CPP. A manter esse ritmo de perda de relevância, nosso país caminha a passos céleres para ocupar a última posição.”

 

O artigo dos professores doutores Hermes e Haas se constitui em essencial e eficaz instrumento para apoiar a análise e a formulação (imprescindível e urgente) de políticas e estratégias de Educação e Ciência & Tecnologia no âmbito dos respectivos ministérios. 

Então, que nossas autoridades examinem com atenção o conhecimento proporcionado pelos conceituados cientistas e não hesitem em concretizar o que nosso maltratado País demanda inequivocamente.

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[Divulgado no Gazeta do Povo online de 14/11/2020]
 

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