domingo, 2 de setembro de 2018

A vitória do Bolsonaro e os pesadelos de um leitor do Libération


FOLHA DE SÃO PAULO — 2/Set/2018


Gente competente afirma que Bolsonaro não vence, mas ainda tenho pesadelos

Em artigo com esse título, publicado no jornal Folha de São Paulo, o Sr. Bernardo Carvalho, admitindo quanto o incomoda a possível vitória de Bolsonaro, expõe as mazelas de seu pensamento e manifesta a intenção de sair do Brasil caso se concretize o resultado com o qual ele não concorda. 
Cai no lugar comum de acusar de fascista todo aquele que não pensa de forma igual a si próprio — o que associado com o inconformismo com a liberdade e a prevalência de outrem é a maior característica de qualquer indivíduo acometido pela síndrome ideológica. 


RESPOSTA DESTE (E)LEITOR


Versão completa
O articulista, cineasta e eleitor Bernardo Carvalho (“Gente competente afirma que Bolsonaro não vence, mas ainda tenho pesadelos”, Folha de 2/Set/2018) — tudo indica, qualificadíssimo nas três áreas — não saiu do Brasil nos governos Lula, Dilma e Temer. Aceitou o desempenho educacional desses governos, um dos piores do mundo; aceitou os resultados de segurança pública com 60.000 assassinatos por ano, a despeito da falsidade do Estatuto do Armamento, bem como 50.000 mortes em acidentes de trânsito; aceitou as mazelas no setor de saúde e seus índices de mortes de crianças e idosos, terríveis; e aceitou os bilhões perdidos em empréstimos externos, com recursos do BNDES empregados na Venezuela, em Cuba etc. 
Será que precisa mais? Bem que ele poderia ter saído do Brasil. Aí teríamos nos livrado de sua presença incômoda. Não me refiro ao lado pessoal, ao indivíduo; eu tenho respeito por qualquer ser humano. Refiro-me ao ente político do cidadão tri-facetado, leitor do jornal francês Libération, o que o insere no universo daqueles que odeiam Hitler e Goebels e amam Stalin e Beria. Digamos que suas emoções não são despertadas pelas obras do quarteto, mas pelas ideias — tento salvar-lhe a pele embora consciente de que ideias que geram ações hediondas vicejam na mente de pessoas hediondas.
Afirmo com ênfase: os sonhos que está tendo agora com o Bolsonaro, brevemente, vão virar realidade. A razão é que contrariamente ao articulista, os brasileiros não se conformam com o que o PSDB, PMDB e PT fizeram ao Brasil. Ademais, prezam pela verdade e pela decência, e não  pensam em sair do país, antes, aqui permanecem para contribuir para a busca da paz e da harmonia da sociedade.

Versão com cerca de 600 caracteres
O articulista, cineasta e eleitor Bernardo Carvalho (“Gente competente afirma que Bolsonaro não vence, ...”) não saiu do Brasil nos governos Lula, Dilma e Temer. Desses governos, aceitou: o péssimo desempenho educacional; os resultados de segurança pública, com 110.000 mortos por ano em assassinatos e em acidentes de trânsito; as mazelas no setor de saúde; e os bilhões perdidos em empréstimos externos. Será que precisa mais? Bem que ele poderia ter saído do País. Os sonhos que está tendo agora com o Bolsonaro, brevemente, vão virar realidade. A razão é que contrariamente ao articulista, os brasileiros não se conformam com o que o PSDB, PMDB e PT fizeram com o Brasil.


                                     # # # 

Nenhum comentário:

Postar um comentário