domingo, 6 de janeiro de 2019

Virtude, paz e harmonia

Dois americanos respeitados na Academia pesquisaram e disseram que Lenin jamais disse a frase "uma mentira contada bem frequentemente se torna verdade".

Ora, isso não tem a menor importância. Lenin e seus herdeiros sempre mentiram e adulteraram a verdade. Se ele não disse que a mentira pode se tornar verdade, mas se ele e seus seguidores praticaram a mentira de forma recorrente, então para ele e seus herdeiros a mentira contada frequentemente se torna verdade.

A rigor, a frase pesquisada pelos americanos é atribuída a Joseph Goebels. Ora, Lenin e Goebels optaram pela motivação, inspiração e práxis inequivocamente similares na aparência e na essência das dinâmicas humanas. Então, é razoável atribuir-lhes a mesma infâmia, até porque ambos utilizaram a capacidade de pensar — a mais extraordinária e prevalente faculdade humana — para as mais torpes abjeções possíveis.

A atenção às lições da história é o ônus a que o ser humano se submete para jamais renunciar à busca da virtude, da paz e da harmonia.


# # #

Nenhum comentário:

Postar um comentário