sábado, 15 de fevereiro de 2025

Palestra no CEF Lobo Guará

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, antigo lavrador, garimpeiro, tabelião, juiz de paz e comerciante.
In Memoriam.

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VER TAMBÉM

Telephone interview with a journalist from The Guardian

[Clique sobre a expressão acima]

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Em 10 de novembro de 2024, participei da reunião alusiva ao cinquentenário da turma que deu baixa do serviço militar no ano de 1974, na 4ª. Companhia Média de Manutenção (4ª. Cia Me Mnt), em Campo Grande-MS. A rigor, em 1972, como aspirante a oficial, recém-graduado em Ciências Militares na AMAN, fui classificado nessa inesquecível Companhia; e, na alvorada da carreira militar, com muito entusiasmo, nela servi durante dois anos e sete meses. A reunião foi uma iniciativa do antigo 2º sargento Epaminondas Lopes dos Santos — agora, um bem-sucedido advogado e educador, radicado em Dourados-MS. 

Afora a presença do Sérgio Dutra Nunes e do Ailto Santos Brandão, meus colegas de Material Bélico, também graduados na AMAN, reencontrei várias dezenas de militares que passaram pela 4ª. Cia Me Mnt. Cada palavra e cada interação com aqueles companheiros do passado, com quem não cruzei, durante cinquenta anos, gerou intensa alegria e emoção. Ademais, não imaginava que ouviria declarações relativas a robustas influências positivas que exerci sobre cada um deles quando foram para a vida civil, após o cumprimento da prescrição constitucional do serviço militar. A maioria se declarou bem de vida, na condição de comerciantes, empresários, fazendeiros ou educadores. 

Um reencontro significativo foi com o Gilson Maroni Cabral, agora professor e diretor do Centro de Ensino Fundamental Lobo Guará, localizado no bairro Riacho Fundo II, no Distrito Federal, nas imediações de Brasília.

O encontro com o Gilson gerou o convite para palestras no início do ano letivo de sua escola para pais e responsáveis e, posteriormente, para os próprios alunos.

Assim é que neste 15 de fevereiro, sábado, compareci ao CEF Lobo Guará para fazer a primeira palestra, direcionada para os pais, responsáveis e professores.

Preliminarmente, destaco que fiquei bem impressionado com a situação dessa escola pública do ensino fundamental. A apresentação das edificações revela simplicidade, mas excelente estado de manutenção e pintura. É forçoso admitir que, inicialmente, a escola se caracterizava pela modéstia das instalações. Então, além de cuidar de forma muito adequada dos aspectos pedagógicos, o Gilson se revelou um notório empreendedor, já que, por sua iniciativa e gestão, à modesta escola, foram acrescentados biblioteca, sala de informática, quadra de esportes, área de plantio de frutíferas e tanque para criação de tilápia, bem como fechamento dos acessos críticos — uma demanda de segurança e prevenção contra o consumo de drogas.

No que concerne à palestra (a rigor, uma conversa informal balizada pela simplicidade) — agendada para o primeiro dia do período letivo da escola — é importante ressaltar uma presença expressiva de pais e mães dos alunos. Chega a ser surpreendente revelar que quase duas centenas de pais estavam presentes; e por óbvio, cerca de 40 professores completaram a plateia acomodada na quadra de esportes coberta.

A seguir, é apresentado um roteiro do que tentei transmitir nesse evento fundamental para que a requerida interação escola-família se desencadeie, buscando-se elevado impacto no desempenho educacional da escola e nos resultados a serem alcançados pelos alunos.

 

 

Uma Vida e Muitas Lutas

Palestra/Conversa com pais e professores no Centro de Ensino Fundamental Lobo Guará, no Riacho Fundo II

 

Cumprimentos e satisfação pelo evento

Conversa ao invés de palestra

Origem do evento — cinquentenário na 4ª. Cia Me Mnt

Objetivos

– Papel da família

– Papel da escola

– Relevância da complementaridade família-escola

– Busca de paz e harmonia, democracia e seus alicerces

Meus pais e moradia na ponta da fazenda do avô

– Nascimento das crianças

– Minha alfabetização

– Enxada e trabalho na lavoura

– Decisão para estudar

Mudança para Rochedo

– Pensão da Isabel e Chiquinho Madureira

– Escolas Reunidas de Rochedo e o ensino primário

Mudança para Campo Grande

– Colégio Estadual Campo-grandense e o ensino ginasial

Ingresso na EPCAr, em Barbacena-MG, e o ensino médio

Ingresso na AMAN, em Resende-RJ e a graduação em Ciências Militares

Classificação na 4ª. Cia Me Mnt, em Campo Grande

– Oficial subalterno – aspirante a oficial e 2º tenente

– Professor do E. Médio em colégio particular

Curso de paraquedismo e transferência para a Brigada Paraquedista

Ingresso no IME e graduação em Engenharia Elétrica

Classificação na CRO/12 e ida para a Amazônia

Obras em organizações militares localizadas na fronteira

– Pacaraima, fronteira com a Venezuela

– Japurá e Ipiranga, fronteira com a Colômbia

– Tabatinga, fronteira tríplice Brasil, Colômbia e Peru

– Estirão do Equador e Palmeiras (às margens do rio Javari), fronteira com o Peru

Pleito: servir e me fixar em Campo Grande, para ficar perto dos pais e irmãos; realidade: mestrado no IME em Engenharia de Sistemas / Informática

Pleito: desistência do mestrado após o término dos créditos, para servir em Campo Grande e ficar próximo dos pais e irmãos; realidade: conclusão do mestrado e classificação em Brasília

Professor de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Alvorada

Curso de pós-graduação – CDEM na ECEME, Rio de Janeiro — objetivo: chefiar a CRO/9, em Campo Grande, e ficar próximo dos pais e irmãos

Insucesso na nomeação para a Chefia da CRO/9; e nomeação para a CRO/11, em Brasília

       – Construção de 164 casas no SMU

       – Construção de 2 prédios junto ao Oratório do Soldado

       – Construção de 400 casas em Samambaia

       – Construção de pavilhão do Colégio Militar de Brasília

       – Ampliação do HGeB e de outros aquartelamentos

       – Dezenas de obras de restauração de aquartelamento

Curso do CPEAEX – Política e Estratégia na ECEME, Rio de Janeiro 

Nomeação para o cargo de Adido do Exército, Marinha e Aeronáutica, junto à Embaixada do Brasil em Teerã, no Irã

Conhecimento da brasileira Isabel, em Teerã, e retorno ao Brasil com ela

Promoção a General e comando do CPRM, CAEx e CTEx, no Rio de Janeiro

Comando do CTEx: comando de 160 engenheiros — equipes extraordinárias: entrega para o Exército 5 produtos que jamais foram pesquisados, desenvolvidos e produzidos por nacionais, com empresas nacionais, no Hemisfério Sul

Reserva militar (inatividade), em 2012, e fixação em Brasília

Filhas trigêmeas nascidas em 2003, terminaram o ensino médio em 2021; em 2022, duas ingressaram na UnB; e uma ingressou no CEUB

Entrevista com o jornalista Dom Phillips, do The Guardian, em 2018

Assassinato de Dom Phillips, na região ao sul do rio Javari, em 2022

Conclusão

– Papel fundamental dos pais, mesmo, no meu caso, na ausência deles, mas com a certeza de que eles estavam lutando, estimulando, transmitindo valores e apoiando

– Papel dos pais e papel da escola — distintos e complementares

– Em qualquer circunstância: a família, a religião (os mandamentos oriundos da religião, mesmo sem a prática religiosa), a sociedade e a Nação

– Paz e Harmonia – Democracia – Liberdade, Verdade, Coragem e Ética

 

 

Ilustrações

 

Foto 1. CEF Lobo Guará – Riacho Fundo II – Brasília.

Foto 2. Aléssio e Gilson – Chegada ao CEF Logo Guará.

Foto 3. Aléssio iniciando a palestra.

Foto 4. Aléssio realizando a palestra.


Foto 5. Pais, mães e professores assistindo a palestra.



Foto 6. Aléssio e plateia durante a palestra.

 

 














 

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