[Este texto foi divulgado no Facebook dos seguintes jornais: El País, Le Monde, New York Times, The Guardian, Folha de São Paulo, Estado de Minas, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco, O Paraná e CNN. Trechos deste texto foram divulgados nos jornais Estadão e Gazeta do Povo]
Ganar respeto político y diplomático
El presidente ucraniano Zelensky decidió confrontar al presidente Trump, y lo hizo muy mal.
¿Tendrán los miembros del ejecutivo y del poder judicial brasileños la falta de discernimiento y la correspondiente estupidez para enfrentarse al presidente estadounidense?
¡Quizás sí, quizás no!
Lo que importa es que en Brasil hay mucho por hacer para que las autoridades brasileñas puedan obtener el respeto que merecen en los círculos políticos y diplomáticos internacionales.
¡Así que averigüemos qué hacer!
[Versión para presentar un segundo post en español.]
Construyendo un mundo mejor para todos
¿Ganará un Oscar la película brasileña “Todavía estoy aquí”? No lo sabemos. ¡Quizás ganes!
Sin embargo, sería mejor si los intelectuales y directores brasileños tuvieran el talento, la audacia y el apego a la verdad para diseñar películas que profundizaran en los problemas institucionales brasileños.
Entonces, elijamos el más grande de todos para que una obra de ficción pueda hacer el aporte necesario, con el objetivo de construir un mundo mejor para todos los brasileños.
######################
EXTINCIÓN DEL TRIBUNAL SUPREMO DE BRASIL Y CREACIÓN DEL TRIBUNAL CONSTITUCIONAL
EL PROBLEMA
En los Tribunales Supremos de Estados Unidos y el Reino Unido, así como en los Tribunales Constitucionales de Francia y Alemania, ningún juez se encuentra en alguna de las siguientes situaciones:
– fracaso en un concurso para convertirse en juez,
– prestación de servicios a una organización criminal,
– defensa de una persona condenada por asesinato en un país democrático, alegando su inocencia,
– activismo en una campaña electoral de un partido responsable de la corrupción,
– trabajo de la respectiva esposa en un despacho de abogados cuyo caso puede ser llevado ante el Tribunal Supremo,
– ejercicio de actividades comerciales incompatibles con la función de juez,
– difamación de altas autoridades del país en el extranjero,
– tratamiento de cuestiones jurídicas fuera del expediente,
– incumplimiento de la Constitución mediante decisiones inconstitucionales,
– nombramiento para el distinguido Tribunal Supremo por un amigo que ya se ha beneficiado de sus servicios jurídicos, y
– participación en un movimiento socialista (comunista, nazi, fascista).
Además, hay pruebas contundentes de que jueces con ineptitud similar prestaron servicios en los Tribunales Supremos de países presididos por Joseph Stalin, Adolf Hitler, Pol Pot, Mao Tse Tung, Fidel Castro y Saddam Hussein; No es casualidad que la mayoría de ellos salieran de prisión para asumir como líderes de sus respectivos países –es decir, el conjunto de jueces y políticos que forman parte del universo de lo peor que la humanidad tiene para ofrecer.
No hay duda de que hay pruebas contundentes de que los jueces con esta formación sólo existen en países donde prevalece lo siguiente:
– corrupción,
– mala gestión política y administrativa,
– abandono de los ámbitos de la salud, la educación y la seguridad,
– falta de respeto del Estado democrático de derecho,
– la profanación de la Constitución, y
– apoyo a los delincuentes, en particular a los asociados con el tráfico de drogas.
LA SOLUCIÓN
El Parlamento debe proponer y aprobar una ENMIENDA CONSTITUCIONAL para transformar el poder judicial, de manera que se adapte a las condiciones políticas, económicas, geográficas, demográficas y a los recursos naturales de Brasil. En este sentido, esta MODIFICACIÓN CONSTITUCIONAL deberá abarcar los siguientes aspectos:
1) la abolición del actual Tribunal Supremo de Brasil (Tribunal Supremo Federal (STF)),
2) la creación de un Tribunal Constitucional brasileño,
3) la ampliación de las competencias del actual Tribunal Superior de Justicia (STJ), un tribunal inferior, justo debajo del STF,
4) la transferencia de competencias que no son estrictamente constitucionales del actual Tribunal Supremo de Brasil, el STF, al ahora ampliado Tribunal Superior de Justicia,
5) la reducción del mandato de los miembros del Tribunal Constitucional y del nuevo Tribunal Superior de Justicia a 8 años, improrrogables,
6) la obligación de los magistrados y fiscales de ingresar a la carrera mediante oposición pública, y
7) la obligación para las personas designadas para el Tribunal Constitucional y el nuevo Tribunal Superior de Justicia de haber sido magistrados (la mitad del personal de cada tribunal) o fiscales (la otra mitad del personal de cada tribunal) durante al menos 4 años.
De esta manera, la justicia brasileña alcanzará el nivel de sus homólogas de los países democráticos desarrollados y las autoridades brasileñas se beneficiarán del respeto político y diplomático internacional que se les debe.
Gagner le respect politique et diplomatique
Le président ukrainien Zelensky a décidé d'affronter le président Trump, et il s'en est très mal sorti.
Les membres du pouvoir exécutif et judiciaire brésiliens auront-ils le manque de discernement et la stupidité correspondante pour affronter le président américain ?
Peut-être que oui, peut-être que non !
Ce qui importe, c'est qu'au Brésil, il y a beaucoup à faire pour que les autorités brésiliennes puissent obtenir le respect qu'elles méritent dans les cercles politiques et diplomatiques internationaux.
Évaluons donc ce qu'il faut faire !
######################
EXTINCTION DE LA COUR SUPRÊME BRÉSILIENNE ET CRÉATION DE LA COUR CONSTITUTIONNELLE
LE PROBLÈME
Aux Cours suprêmes des États-Unis et du Royaume-Uni, ainsi qu'aux Cours constitutionnelles de France et d'Allemagne, aucun juge ne se trouve dans l'une des situations suivantes :
– échec à un concours pour devenir juge,
– prestation de services à une organisation criminelle,
– défense d'une personne condamnée pour meurtre dans un pays démocratique, en clamant son innocence,
– activisme dans une campagne électorale d'un parti responsable de corruption,
– travail de l'épouse respective dans un cabinet d'avocats dont l'affaire peut être portée devant la Cour suprême,
– exercice d'activités commerciales incompatibles avec la fonction de juge,
– diffamation d'autorités de haut rang du pays à l'étranger,
– traitement de questions judiciaires en dehors du dossier,
– non-respect de la Constitution par des décisions inconstitutionnelles,
– nomination à la distinguée Cour suprême par un ami qui a déjà bénéficié de ses services juridiques, et
– implication dans un mouvement socialiste (communiste, nazi, fasciste).
De plus, il existe des preuves solides que des juges ayant des inaptitudes similaires faisaient partie des Cours suprêmes des pays présidés par Joseph Staline, Adolf Hitler, Pol Pot, Mao Tse Tung, Fidel Castro et Saddam Hussein ; ce n’est pas une coïncidence si la plupart d’entre eux ont quitté la prison pour prendre la tête de leurs pays respectifs – c’est-à-dire l’association de juges et d’hommes politiques qui font partie de l’univers du pire que l’humanité puisse offrir.
Il ne fait aucun doute qu’il existe des preuves solides que des juges ayant ce passé n’existent que dans les pays où prévalent les éléments suivants :
– la corruption,
– la mauvaise gestion politique et administrative,
– la négligence des domaines de la santé, de l’éducation et de la sécurité,
– le non-respect de l’État de droit démocratique,
– la profanation de la Constitution, et
– le soutien aux criminels, en particulier ceux associés au trafic de drogue.
LA SOLUTION
Le Parlement doit proposer et approuver un AMENDEMENT CONSTITUTIONNEL pour transformer le pouvoir judiciaire, de manière à l’adapter aux conditions politiques, économiques, géographiques, démographiques et aux ressources naturelles du Brésil. En ce sens, cette MODIFICATION CONSTITUTIONNELLE doit englober les aspects suivants :
1) l’abolition de l’actuelle Cour suprême du Brésil (Cour suprême fédérale (STF)),
2) la création d’une Cour constitutionnelle brésilienne,
3) l’élargissement des pouvoirs de l’actuelle Cour supérieure de justice (STJ) — un tribunal inférieur, juste en dessous de la STF,
4) le transfert des pouvoirs qui ne sont pas strictement constitutionnels de l’actuelle Cour suprême du Brésil, la STF, à la Cour supérieure de justice désormais élargie,
5) la réduction du mandat des membres de la Cour constitutionnelle et de la nouvelle Cour supérieure de justice à 8 ans, non renouvelable,
6) l’obligation pour les magistrats et les procureurs d’entrer dans la carrière par le biais d’un examen public, et
7) l’obligation pour les personnes nommées à la Cour constitutionnelle et à la nouvelle Cour supérieure de justice d’avoir été magistrats (la moitié du personnel de chaque tribunal) ou procureurs (l’autre moitié du personnel de chaque tribunal) pendant au moins 4 ans.
De cette manière, la justice brésilienne atteindra le niveau de ses homologues des pays démocratiques développés et les autorités brésiliennes bénéficieront du respect politique et diplomatique international qui leur est dû.
Gaining political and diplomatic respect
President Zelensky of Ukraine decided to confront President Trump, and he did very badly. Will members of the Brazilian Executive and Judiciary Branches have the lack of discernment and corresponding stupidity to confront the American president?
Maybe yes, maybe no! What matters is that, in Brazil, there is much to be done so that Brazilian authorities can have the respect they deserve in international political and diplomatic circles.
So let's evaluate what to do!
######################
EXTINCTION OF THE BRAZILIAN SUPREME COURT AND CREATION OF THE CONSTITUTIONAL COURT
THE PROBLEM
In the Supreme Courts of the United States and the United Kingdom, and in the Constitutional Courts of France and Germany, there are no judges in any of the following conditions:
– failure in a competitive examination to become a judge,
– provision of services to a criminal organization,
– advocacy for someone convicted of murder in a democratic country, claiming innocence,
– activism in an electoral campaign of a party responsible for corruption,
– work of the respective wife in a law firm whose case can be taken to the Supreme Court,
– practice of business activities incompatible with the position of judge,
– defamation of high-ranking authorities of the country abroad,
– handling of judicial issues outside the case records,
– non-compliance with the Constitution with unconstitutional decisions,
– appointment to the distinguished Supreme Court by a friend who previously received his legal services, and
– involvement in a socialist party (communist, Nazi, fascist).
Furthermore, there is robust evidence that judges with similar disqualifications were part of Supreme Courts in countries presided over by Joseph Stalin, Adolf Hitler, Pol Pot, Mao Tse Tung, Fidel Castro and Saddam Hussein; it is no coincidence that most of them left prison to take over the leadership of their respective countries — that is, the association of judges and politicians who are part of the universe of the worst that humanity has to offer.
There is no doubt that there is robust evidence that judges with this background only exist in countries where the following prevail:
– corruption,
– political and administrative mismanagement,
– neglect of the areas of health, education and security,
– disrespect for the Democratic Rule of Law,
– the defilement of the Constitution, and
– the support for criminals, especially those associated with drug trafficking.
THE SOLUTION
Parliament must propose and approve a CONSTITUTIONAL AMENDMENT to transform the Judiciary, in such a way as to adapt it to the political, economic, geographic, population and natural resources of Brazil. In this sense, this CONSTITUTIONAL AMENDMENT must encompass the following aspects:
1) the abolition of the current Brazilian Supreme Court (Supreme Federal Court (STF)),
2) the creation of a Brazilian Constitutional Court,
3) the expansion of the powers of the current Superior Court of Justice (STJ) — a lower court, just below the STF,
4) the transfer of powers that are not strictly constitutional of the current Brazilian Supreme Court, the STF, to the now expanded Superior Court of Justice,
5) reduction of the term of office of members of the Constitutional Court and the new Superior Court of Justice to 8 years, non-renewable,
6) requirement that magistrates, prosecutors and attorneys enter the career through public examination, and
7) requirement that those appointed to the Constitutional Court and the new Superior Court of Justice have been magistrates (half of the staff of each court) or prosecutors or attorneys (the other half of the staff of each court) for at least 4 years.
In this way, the Brazilian Justice system will reach the level of its counterparts in developed democratic countries and the governmental authorities will gain the political and diplomatic respect the Brazilian people deserve.
Conquista de respeito político e diplomático
O presidente Zelenski, da Ucrânia, resolveu enfrentar o presidente Trump e se deu muito mal. Será que integrantes do Poder Executivo e do Poder Judiciário brasileiros terão a falta de discernimento e respectiva estupidez para enfrentar o presidente americano?
Talvez sim, talvez não! O que importa é que, no Brasil, há muito o que fazer para que as autoridades brasileiras possam ter o respeito devido nos meios políticos e diplomáticos internacionais.
Avaliemos pois o que fazer!
[Versão para a introdução de uma segunda postagem em português]
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” vai ganhar Oscar? Não sabemos. Talvez ganhe!
Contudo, seria melhor que os intelectuais e diretores brasileiros tivessem talento, ousadia e apego à verdade para conceber filmes que mergulhassem fundo nos problemas institucionais brasileiros. Então, elejamos o maior de todos eles para que uma obra de ficção possa dar a contribuição requerida, com o objetivo de construir um mundo melhor para todos os brasileiros.
[Versão para a introdução de uma terceira postagem em português]
O Carnaval não deve impedir que os cidadãos exercitem a faculdade de pensar. Ao contrário, a leveza, a simplicidade, a despreocupação e a alegria do período momesco estimulam a massa cerebral a refletir com maior presteza e objetividade. Então, neurônios a obra!
######################
EXTINÇÃO DO STF E CRIAÇÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL
O PROBLEMA
Nas Supremas Cortes dos EUA e do Reino Unido, e nos Tribunais Constitucionais da França e da Alemanha, não há magistrado em alguma das seguintes condições:
– reprovação em concurso para juiz;
– prestação de serviços para organização criminosa;
– advocacia para condenado por assassinatos em país democrático, mediante a alegação de sua inocência;
– militância em campanha eleitoral de partido responsável por corrupção;
– trabalho da respectiva esposa em escritório de advocacia cuja causa possa ser levada à Suprema Corte;
– prática de atividades empresariais incompatíveis com o cargo de magistrado;
– difamação de altas autoridades do País no exterior;
– tratamento de questões judiciais fora dos autos do processo;
– descumprimento da Carta Magna com decisões inconstitucionais;
– investidura na egrégia Suprema Corte por amigo que, anteriormente, recebeu seus serviços advocatícios; e
– atuação em partido socialista (comunista, nazista, fascista).
Ademais, há provas robustas de que magistrados com desqualificações similares fizeram parte de Supremas Súcias em países presididos por Joseph Stalin, Adolf Hitler, Pol Pot, Mao Tse Tung, Fidel Castro e Sadam Hussein; não, por acaso, a maioria saída do cárcere para assumir o comando do respectivo País — vale dizer, a associação de magistrados e políticos integrantes do universo do que há de pior na Humanidade.
Dúvida não resta de que há provas robustas de que magistrados com essa origem só existem em países onde prevalecem:
– a corrupção;
– os desmandos político-administrativos;
– os descasos com as áreas de saúde, educação e segurança;
– o desrespeito ao Estado Democrático de Direito;
– a conspurcação da Carta Magna; e
– o apoio a integrantes da criminalidade, sobretudo aqueles associados ao tráfico de droga.
A SOLUÇÃO
O Parlamento deve propor e aprovar uma PEC para a transformação do Poder Judiciário, de tal sorte a adequá-lo às estaturas políticas, econômicas, geográficas, populacionais e de riquezas naturais brasileiras. Nesse sentido, a PEC deve englobar os seguintes aspectos:
1) extinção do atual STF;
2) criação de um Tribunal Constitucional;
3) transferência das atribuições não estritamente constitucionais do atual STF para o STJ;
4) redução do mandato de membros do Tribunal Constitucional e do novo STJ para 8 anos, não renováveis;
5) exigência de obrigatoriedade para que magistrados, promotores e procuradores ingressem na carreira por concurso público; e
6) exigência para os indicados para o Tribunal Constitucional e para o novo STJ, tenham sido, durante pelo menos 4 anos, magistrados (a metade do efetivo de cada tribunal), promotores ou procuradores (a outra metade do efetivo de cada tribunal).
Dessa forma, no Brasil, a Justiça atingirá o patamar de suas congêneres nos países democráticos desenvolvidos e as autoridades governamentais conquistarão o respeito político e diplomático merecido pelos brasileiros.
Trechos do texto divulgados como comentário do leitor nos jornais Estadão e Gazeta do Povo
Dúvida não resta! É necessário que o Parlamento aprove uma PEC para a transformação do Poder Judiciário, de tal sorte a adequá-lo às estaturas políticas, econômicas, geográficas, populacionais e de riquezas naturais brasileiras. Nesse sentido, a PEC deve englobar os seguintes aspectos:
1) extinção do STF;
2) criação de um Tribunal Constitucional;
3) transferência das atribuições não estritamente constitucionais do atual STF para o STJ; [...]
4) diminuição do mandato de integrantes do Tribunal Constitucional e do novo STJ para 8 anos, não renováveis;
5) exigência de obrigatoriedade para que magistrados, promotores e procuradores ingressem na carreira por concurso público; e
6) exigência para os indicados para o Tribunal Constitucional e para o novo STJ, tenham sido, durante pelo menos 4 anos, magistrados (a metade do efetivo de cada tribunal), promotores ou procuradores (a outra metade do efetivo de cada tribunal).
Dessa forma, a Justiça brasileira atingirá o patamar de seus congêneres dos países democráticos desenvolvidos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário