quinta-feira, 2 de julho de 2020

Sr. Decotelli e o inexplicável


No que concerne ao Sr. Decotelli, nomeado para o cargo de ministro da Educação e defenestrado em menos de 10 dias, trata-se de um profissional muito qualificado no magistério e em gestão, conforme atestam seus 40 anos de serviços prestados à Fundação Getúlio Vargas. 
Tem grande capacidade de interação pessoal e profissional, o que contribuiria para o requerido diálogo que o campo da Educação demanda na atual conjuntura. 
Tem dois filhos negros na faixa de 40 anos (uma filha médica que trabalha nos Estados Unidos e um filho negro que trabalha em uma grande empresa mundial).
Entretanto, as informações incorretas inseridas em seu currículo, para potencializar seu perfil acadêmicos e profissional, demonstram que tinha uma necessidade de autoafirmação só explicável nos meandros da psicologia, psiquiatria (ou outro campo mais adequado). 
As cogitadas justificativas associadas com sua cor da pele são absolutamente infundadas.
Inexplicável! As supostas injustiças resultantes de sua condição genética são menores diante do que ele já contribuiu para as novas gerações que ele ensinou e treinou.
Ressalto que a nota da FGV onde ele trabalhou quase a vida inteira contém uma falsidade tão grave quanto as falsidades de seu currículo.
As questões agravantes: 
(i) para os políticos: o governo criou enormes dificuldades para a corrupção; 
(ii) para os integrantes da academia: a esquerda que se aboletou nas universidades anda em apuros com um governo de direita; 
(iii) para a mídia e os formadores de opinião: os recursos fartos e escusos do governo federal escassearam; 
(iv) para toda essa súcia: as acusações de racismo contra o presidente foram para o brejo; e o inconformismo com um negro bem sucedido leva a reações imprevisíveis.
Acrescento outra asserção em que admito os erros inaceitáveis do Sr. Decotelli, mas ressalto que houve uma acusação desprovida de veracidade no que diz respeito ao exercício do magistério na FGV.
Aí estão as razões pelas quais os erros do ministro que se demitiu sem tomar posse foram potencializados de forma inexplicável, quando para outros nunca teve qualquer significado. E tem mais: o senhor Decotelli cometeu erros no acréscimo de dados ao currículo, porém a instituição a que ele serviu durante mais de 20 anos divulgou uma nota Fake News que a imprensa toda reproduziu sem questionamentos. Portanto, a maioria dos órgãos de mídia cometeu crime de divulgação de Fake News.
Alguns leitores postaram comentários questionando quais políticos estão em dificuldade e enfatizando as polêmicas envolvendo os filhos do presidente Bolsonaro. Não me furto em considerar que qualquer deslize de cidadão, especialmente aquele que abraça a responsabilidade pública deve ser enfrentado e combatido. Só admito a validade dessa assertiva para quem adota a imparcialidade em seu juízo de valor.
Com certeza [os filhos do Bolsonaro] não cuidavam de animais no zoológico e, de repente, se tornaram milionários [como o fizera o filho do Lula]. Os políticos que se fartavam na corrupção estão em dificuldades e os seus apoiadores estão indignados. 
Uma coisa é certa: os que apoiam corruptos querem seus bandidos favoritos em liberdade e não se conformam; e reclamam; e os defendem. Todos os políticos, agentes públicos e outros cidadãos que agem de forma ilegal têm que ser acusados, julgados e, se condenados, recolhidos ao cárcere. Simples!
________________
################
[Divulgado na Folha de São Paulo online de 2/Jul/2020]
________________
################

Nenhum comentário:

Postar um comentário