segunda-feira, 27 de julho de 2020

A descoberta de um sábio


O candidato a Presidente República na eleição de 2018, Fernando Haddad, divulgou o artigo “Nordeste” (Folha de São Paulo de 24/Jul/2020), em que faz a apologia dos governos do PT em relação àquela região tão admirada, mas com sérios problemas para uma parcela de seus habitantes. 
Constata-se que houve uma tentativa do candidato derrotado naquela eleição de se contrapor à administração federal, por causa da atual conquista de apoio dos nordestinos, mercê de atuação eficaz e adequada.
Ora, a corrupção praticada pelos corruPTos daria para resolver uma boa parcela dos problemas do Nordeste. Com os recursos desviados do Nordeste, o caboclo [presidiário Lula] queria dividir-se entre o triplex na praia e o sítio de Atibaia. 
O que o capataz ignorou em seu texto foi o recente aprendizado dos nordestinos: é possível governar sem corrupção. Faltou dizer também que a troca do triplex e do sítio pela cela da penitenciária é o anúncio de um novo tempo. Está lançada a disputa presidencial de 2026.
Um leitor postou a indagação de que se estivessem com o Haddad não veriam “um presidente conversando com uma ema”. É difícil saber para que lado a ironia está direcionada.  
Haddad não teria tempo de conversar com ema nem com quem quer que seja. Estaria tratando de negócios com o Dirceu, Cunha, Lula, Cabral, Gedel e outros. Estaria tratando da aquisição de um duplex e de uma chácara. Não teria tempo para outras coisas. 
Uma sugestão: ele poderia se lançar candidato a uma prefeitura em 2030. Nas eleições precedentes, as chances são muito pequenas. Na sugerida, as chances existiriam, mas como um perdedor contumaz, ele seria derrotado. Fazer o que?
Outro leitor, aparentando também ironia, parabenizou o Haddad pelo artigo e fez menção a sua “lucidez, coerência e sensibilidade” e ao fato de que os governos do PT “focaram na resolução de problemas”.  
Em relação à solução de problemas pelo PT, o ilustre leitor está certíssimo! Tem total razão! O Lula resolveu os problemas dele tão bem resolvidos que acabou substituindo o triplex e o sítio por uma penitenciária. O Dirceu também conseguiu o mesmo prêmio. Os correligionários Cabral, Gedel e Cunha também resolveram problemas e ganharam a láurea de hospedagem coletiva. 
Temos que parabenizá-los, todos, e principalmente os seguidores e apoiadores. Apenas uma sugestão: cuidado com a saúde. Raiva e ódio agravam-na.
Arrematei a sequência de comentários abordando o binômio problema versus solução sob a perspectiva petista. 
Nem todos perceberam que o Haddad é meio humorista. Ele declarou que "o Lula vê o pobre como parte da solução e não parte do problema". Claro! É solução pois o pobre votou nele, elegeu-o, permitindo que ele e seus filhos abocanhassem a bolada boa (empresa, triplex, sítio etc). 
Ele disse também que o Lula "pôs os pobres no Orçamento da União". Verdade! O Lula e os filhos eram pobres. Por terem ingressado no orçamento da União, ficaram ricos.
Convenhamos, tínhamos um sábio e não sabíamos.
______________
##############

[Comentários publicados na Folha de São Paulo online, em 24 e 27/Jul/2020, respectivamente]
______________
##############

Nenhum comentário:

Postar um comentário