quarta-feira, 27 de maio de 2026

Liberalismo versus Socialismo - 2

Comparação entre o Nordeste e demais regiões brasileiras

Comparar o liberalismo com o socialismo — e, similarmente, comparar os estados e (ou) municípios governados por adeptos de correntes liberais com aqueles governados pelos socialistas (petistas ou agremiações parceiras) — é uma forma adequada de compreender as desigualdades gritantes que prevalecem no Brasil. 


A propósito das considerações do artigo “Eleição acirrada atropela empresariado e domina debate do fim da escala 6x1”, seria conveniente que os brasileiros esquecessem as lamentáveis medidas eleitoreiras do atual governo e se fixassem em questões essenciais como Educação, Saúde, Segurança e a conveniente síntese da gestão pública no país, isto é, o IDH. 

Nesse sentido, analisando-se o gráfico “IDHM das Unidades Federativas”, constante da excelente matéria “Quais Estados têm o maior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil? Veja ranking”, publicada ontem no Estadão, conclui-se que os menores índices estão concentrados no Nordeste, onde prevalecem os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e a militância socialista. 

A melhor interpretação para essa anomalia é a seguinte: quando o muro de Berlim caiu, os alemães orientais fugiram para a Alemanha Ocidental e não o contrário; os cubanos fogem para a Flórida, nos EUA, e os americanos não fogem para Cuba; os nordestinos migram para o sul e sudeste do Brasil e não o contrário; o Nordeste é governado pelo PT e, por isso, os nordestinos convivem com fome, miséria, analfabetismo e desemprego (enfatizo: o povo nordestino é valente, trabalhador, mas é enganado por políticos pérfidos); e onde o PT governa, prevalece a pobreza. Nos locais mais ricos do mundo, o socialismo não se apruma. 

Como comprovação, a cidade mais rica do Brasil é Sorriso, no Mato Grosso, com o maior IDH da Federação — uma cidade totalmente capitalista; uma cidade onde há superprodução, riqueza e não há fome; e onde 85% da população rejeita o PT e Lula. 

Já a cidade mais pobre, mais miserável, com um índice de violência gigantesco e com índice de analfabetismo enorme localiza-se no Maranhão, onde 96% da população vota no PT e contribuiu para a vitória do Lula (deixo de citar o nome da cidade, em respeito a seus habitantes, que não têm culpa de serem enganados por políticos malfeitores). 

Que o povo brasileiro eleja políticos com compromisso com a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, independentemente de cor, gênero, condição socioeconômica, região de origem, preferência política, preferência sexual e quaisquer outras distinções. E, também, com compromisso com prioridade absoluta para Educação e, subsequentemente, para Saúde, Segurança e evolução do IDH.


Passados alguns dias, o acaso me fez rever os comentários postados contíguos ao artigo “Quais Estados têm o maior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil? Veja ranking” e, com satisfação, constatei que foram postados 17 “likes”. Contudo, houve um leitor que postou uma mensagem ofensiva. Não hesitei e repliquei com contundência.


Sou filho de nordestino! Meu ínclito pai nasceu no início do século XX, frequentou 3 meses de escola, teve o pai assassinado, deixou o Nordeste aos 18 anos e migrou para MG, depois para SP e em seguida para MT. Ele trabalhou em desmatamento, lavoura e garimpo; fixou-se como lavrador no sul de MT. Ao constituir família, deu origem a cinco filhos; colocou-me para fora de casa aos 7 anos para que eu pudesse estudar; depois, mudou-se para uma cidadezinha de 2.000 habitantes, para que meus 4 irmãos mais novos também pudessem estudar. Mesmo na condição de semianalfabeto, ele comprou um boteco em estado falimentar, tornou-se tabelião e, em seguida, juiz de paz.

Enfim, todos os filhos ingressaram em universidade. Um deles fez 2 graduações, um mestrado e 2 pós-graduações de 900 horas; estagiou na universidade de Urbana-Champaign, em centro tecnológico russo na fronteira da Sibéria, e em universidade chinesa. 

Se quiser conversar com o “mal-informado e abobalhado”, com argumentos, com gentileza, com elegância e na forma presencial — não no anonimato que permite ofensas — basta marcar local e horário. 

Os temas podem ser amplos e irrestritos. Um bom início é Platão, Aristóteles, Tomas de Aquino, ...; em seguida, pode-se chegar aos intelectuais da atualidade. E depois passar para a realidade brasileira e suas regiões.

Ah, sim! Preliminarmente, pode-se tratar da busca de paz e harmonia, por intermédio da Democracia, que é alicerçada na liberdade, na verdade, na coragem e na ética — tudo muito simples para facilitar a compreensão.


Ademais, socialistas são iguais, não importa onde proliferam — podem ser nacional-socialistas (nazistas), socialistas reais (comunistas) ou falsos capitalistas (canalhas da espécie que se queira). 

O que importa é a decência e — reitero com máxima ênfase — a busca da paz e da harmonia, com a comunhão de liberdade, verdade, coragem e ética. O que importa é a tentativa permanente de vencer as limitações impostas pela condição humana e buscar a construção de um mundo melhor ou como preconizava Leibniz “não deixar de buscar entre os diversos mundos imagináveis, a conciliação entre o máximo de bem e o mínimo de mal, o que o transforma no menor aos mundos possível.” 

Enfim, a agressão verbal e a ofensa são os argumentos dos covardes, dos fracos e daqueles que se aninham no conforto do anonimato para dar vazão à dificuldade resultante de hipertrofia cerebral e potencialização da forma hedionda de pensar, bem como do desencadeamento de forma nefasta de agir.

###############################



###############################



###############################


###############################



Nenhum comentário:

Postar um comentário