terça-feira, 23 de outubro de 2018

Guga Chacra e a inverdade [1]


FACEBOOK — 23/Out/2018


Em relação ao artigo divulgado no jornal Folha de São Paulo, pelo escritor Reinaldo José Lopes — com asserção não verídica sobre minha entrevista ao Estadão —, o jornalista Guga Chacra postou no Facebook comentário cumprimentando o escritor por sua opinião a meu respeito. 

Ou o Guga Chacra não leu a entrevista ou trata-se de um caso de má fé pura e simples.


RESPOSTA DESTE (E)LEITOR


Lamento que alguém com a responsabilidade do Guga Chacra faça uma afirmação tão distante da verdade. 
Defendo a liberdade de o professor transmitir qualquer "ismo", desde que constante do plano de ensino. Defendo a obrigatoriedade de que seja transmitida a faculdade de pensar e decidir ao invés de tentar convencer o aluno a professar a verdade do professor. 
Caro Guga, se você quer ter a coragem de agredir alguém, minha sugestão é que você não utilize a mentira a meu respeito. Mais de 500 leitores se manifestaram sobre a entrevista, no dia da publicação. Mais de 70% concordaram com minhas asserções. Mais de 1000 leitores clicaram no "Respeitar". Por parte dos que discordaram, houve muitas grosserias, mentiras, insultos e agressões. 
O Guga Chacra é o terceiro intelectual a juntar-se aos que praticaram a inverdade sobre essa questão. 
Sócrates está se retorcendo de vergonha em seu túmulo. Ele recusou-se a mentir, a negar sua verdade, a trapacear, a fugir. Preferiu a cicuta e inspirou uma civilização. Socorro-me dele para gritar pela paz e pela harmonia, objetivos primaciais do ser humano, que podem ser conquistados através da democracia — “o pior de todos os sistemas, exceto todos os outros”; e acrescento porque fundamentado na liberdade, na verdade, na coragem e na ética.
Por último e essencial: defendo a liberdade. Inclusive a liberdade dos canalhas.

# # #

Nenhum comentário:

Postar um comentário