Tudo indica que a pandemia do coronavírus causou o caos na mente de muita gente. É a pandemia do intelecto (o intelecto de alguns é perigoso). Evitar mortes pela infecção do vírus aterrador é inquestionável. Da mesma forma, evitar que a crise tome proporções incontroláveis — e venha, em uma segunda fase, causar uma quantidade maior de mortes, seja pela falta de recursos para a saúde, seja até mesmo pela fome que poderia sobrevir, seja por outras razões associadas com as dramáticas consequências de uma atitude não equilibrada dos gestores — é igualmente inquestionável.
O governo federal adotou medidas que colocam o Brasil à frente até mesmo de países desenvolvidos, como é o caso da Itália, França e Espanha.
Em realidade, houve falhas de comunicação social, das quais se aproveitaram especialmente aqueles que continuam no inconformismo por serem vítimas da mudança de paradigma da prática política brasileira — com a recusa da Presidência da República de compactuar com o “toma lá da cá” e com a corrupção — para atribuir ao governo federal a culpa de todos os males gerados pelo coronavírus.
Especialmente, malfeitores contumazes como a Omerta Grandiosa e o malandro que foi despedido pela Embratur por corrupção (quem quiser saber, é só perguntar o nome do meliante para o ex-governador do Ceará).
Então opino.
Uma porção de médicos não consegue salvar doentes de doenças, uma vez que viver ocasiona a morte (quem duvida da assertiva, pergunte-se onde andam seus tataravós). E olha que eu não estou me referindo a erros médicos.
Uma porção de especialistas não consegue enxergar que a crise vai levar a muitas mortes por falta de recursos. Até um macaco poderia entender que é preciso salvar gente do vírus Covid-19, mas também do vírus da estupidez. É preciso equilíbrio entre mortes causadas pela doença e mortes causadas pela crise econômica. Trata-se de uma ideia macabra, mas vidas podem ser salvas pela compreensão das imposições da condição humana. A propósito, seria interessante que alguns humanos virassem macacos. Aí haveria a possibilidade de uma melhor evolução e uma melhor compreensão da referida condição!
____________________
############
[Divulgado no Globo online de 26/Mar/2020]
____________________
############
Nenhum comentário:
Postar um comentário