sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Supremas Cortes de países democráticos desenvolvidos

Conforme foi noticiado pela mídia, o governo federal indicou o nome do advogado-geral da União, Sr. Jorge Messias para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga que era ocupada pelo Sr. Luís Roberto Barroso.

 

Convém enfatizar que nas Supremas Cortes do Reino Unido e dos EUA, nos Tribunais Constitucionais da Alemanha e da França e nos Tribunais de outros países democráticos, não há ministro que tenha passado por alguma das seguintes condições: reprovação em concurso para juiz; prestação de serviços para organização criminosa; advocacia para condenado por assassinatos em país democrático, mediante a alegação de sua inocência; militância em campanha eleitoral de partido responsável por corrupção; e trabalho da respectiva esposa em escritório de advocacia cuja causa possa ser levada à Suprema Corte.

 

Adicionalmente, não há ministro que tenha realizado alguma dentre as seguintes ações: prática de atividades empresariais incompatíveis com o cargo de magistrado; difamação de altas autoridades do País no exterior; tratamento de questões judiciais fora dos autos do processo; descumprimento da Carta Magna com decisões inconstitucionais; investidura na egrégia Suprema Corte por amigo que, anteriormente, recebeu seus serviços advocatícios; atuação em partido socialista (comunista, nazista, fascista); e defensor de tese de doutorado favorável a partido responsável pela maior corrupção do mundo.

 

O tipo de profissional da justiça cogitado neste texto só existe em ditaduras e países semelhantes, cujos mandatários praticam a corrupção desbragada e têm o apoio de organizações criminosas.

 

 



  
  

 

 

terça-feira, 18 de novembro de 2025

Pensar é preciso: aforismos e jargões

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, meu pai.
Antigo lavrador, garimpeiro, tabelião, juiz de paz e comerciante.
In Memoriam.

Transcrevo aforismos, jargões e outros juízos de valor que me agradam. A maioria das expressões, eu as formulei em momentos relevantes de minha trajetória pessoal e profissional. Registro-as para que jamais se percam na poeira das sendas, que ainda tenho que percorrer.


Enfatizo que minhas modestas considerações são oriundas das profundezas de minha mente e de meu pensar. Contudo, ressalvo que, inconscientemente, posso ter adaptado ou parafraseado alguma coisa de textos que li, de outros seres pensantes, com capacidade superior à minha. Entendo que não existe demérito em minhas pretensões, já que aprender de outrem é reconhecida e ancestral virtude. 

A propósito, compartilho este texto com minhas queridas filhas, para que, na encruzilhada da conquista da maturidade, elas possam pensar e agir sob a égide da liberdade, da responsabilidade, do bom senso, da razão e da lógica.


Em face de alguma atualização (sempre com fontes na cor verde), reenviarei a nova versão para elas.



“O ser humano é a razão primeira e última de qualquer esforço profissional em âmbito individual ou coletivo.” [1]

—————————————————

“Minha gratidão ao meu pai Oscar e minha mãe Alaide, por me fazerem herdar o amor pelo trabalho, pela verdade e pelo sentimento do cumprimento do dever.” [2]

—————————————————

“As transformações em curso são consubstanciadas pela revolução tecnológica e o advento da sociedade da informação; pela revolução gerencial; e pela adoção de novos métodos, técnicas e instrumentos de gestão”. [3]

—————————————————

“Candidatam-se à decadência, antes de ascenderem ao ápice, as organizações e países cujos integrantes ignoram o passado e impedem os olhos e as mentes de perscrutarem o futuro!” [4]

—————————————————

“A pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a avaliação autônomos de material de emprego militar condicionam as aspirações estratégicas e políticas de um país.” [5]

—————————————————

"Candidata-se à decadência antes de atingir o ápice o país cujas Forças Armadas não possuem o domínio do ciclo de vida de seus artefatos bélicos." [6]

—————————————————

“Tentar sempre, desistir jamais, vencer se possível.” [7]

—————————————————

“Os Estados Unidos perderam a Guerra do Vietnã para a mídia, para os intelectuais e para os artistas americanos. O Brasil ganhou a guerra contra os comunistas e perdeu a guerra cultural para a mídia, para os intelectuais e para os artistas brasileiros.” [8]

—————————————————

“Dê ao indivíduo a informação incorreta e assuma o risco pela resposta errada.” [‘9]

—————————————————

“O essencial não é a resposta! É a pergunta!” [10]

—————————————————

“Na guerra é assim: alguns vencem, outros perdem e muitos choram” [11]

—————————————————

“A guerra é para quem se dispõe a oferecer a própria vida em defesa da verdade, da liberdade, da coragem e da ética, fundamentos essenciais da democracia.” [12]

—————————————————

“A democracia é o meio para a conquista da paz e da harmonia entre seres humanos.” [13]

—————————————————

“A sociedade brasileira aspira a prevalência da decência, da justiça e da liberdade.” [14]

—————————————————

“Socialismo — ou qualquer outro nome que se lhe queira atribuir — é doença, não raro, transmissível e incurável; é xingamento, desses que ofende e agride; é ignorância, resultante de alguma indigência neuronal; é arrogância, decorrente da falta de humildade em reconhecer as próprias falhas e limitações; é preguiça, pela satisfação devida ao abandono da resiliência e desapreço pelo esforço; em suma, é tudo a que o ente humano virtuoso deve renunciar e se distanciar!” [15] 

 

Atenção! Pensamento ou conceito expresso em referência aos seguintes socialismos: nacional-socialismo (nazismo); seu irmão “gemelar”, e igualmente abjeto, o socialismo real (comunismo); e suas pérfidas imitações.

 

—————————————————

Sempre há a possibilidade de um novo começo!

Sempre há uma causa justa a ser defendida!

Sempre há sendas escuras onde se pode espalhar luzes!

Sempre há desafios a demandar coragem!

Sempre há valores a serem mantidos com vontade e fé! [16]

—————————————————

“A generosidade, a gratidão e a solidariedade são virtudes que enriquecem o amor ao trabalho, a prática da verdade e o cumprimento do dever.”

—————————————————

“É imperioso pensar e agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

—————————————————

“A verdade, a liberdade, a coragem e a ética são os fundamentos básicos da democracia.”

—————————————————

“Eduque-os ou condene-os ao servilismo.”

—————————————————

“A democracia não é um fim; é um meio para a conquista da paz e da harmonia entre seres humanos.”

—————————————————

“Perseguição? Bandidos devem ser perseguidos sim — pela lei, pela justiça e pela democracia, que eles tão bem ignoram!”

—————————————————

“A educação eficaz conduz os alunos à prática de valores essenciais e à consciência da importância do conhecimento a partir do primeiro dia de aula.

 

—————————————————

 

"A educação eficaz inicia imediatamente a transformação dos alunos; e, se continuada, conduz à transformação da sociedade, não raro, ao longo de meia dúzia de décadas.

Portanto, não é razoável nem convincente que a educação só produz resultados em longo prazo."

 

—————————————————

 

“A Educação & Cultura & Esporte possibilitam a obtenção do conhecimento e a Ciência & Tecnologia & Inovação possibilitam a transformação do conhecimento em riqueza.”

 

—————————————————

 

“Jamais se arrependa do que tentou fazer e deu errado. Arrependa-se sempre do que não teve a coragem de tentar fazer.”

  

—————————————————————



 

“Em qualquer situação, é imperioso pensar, inferir e distinguir o essencial do acessório, para pensar, planejar e agir privilegiando o que é essencial.”

“Em qualquer atividade que requeira a faculdade de pensar, é imperioso agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

“É imperioso pensar e agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

 

 


“A coragem é um atributo fundamental do ser humano. Alicerçada na liberdade, na verdade e na ética, a prevalência da coragem distingue o animal humano de tudo o que a faculdade de pensar impõe.” [17]

 

———————————————— 19/04/2025


"A gestão eficaz é essencial para o sucesso."


—————————————————————


"A gestão é eficaz quando associa trabalho com talento, planejamento com instinto, disciplina com liberdade e impulsão com ética."


———————————————— 06/07/2025


"Quem reverencia o passado, potencializa o presente e delineia o futuro!"


—————————————————— 27/01/2024


"Quem esquece o passado, ignora o presente e não enxerga o futuro." [18] [19]


—————————————————— 12/09/2025


"Quem observa as lições do passado, constrói com nobreza o presente e vislumbra o futuro sob o manto da virtude!" [18] [19]


—————————————————— 12/09/2025




 


Legenda — origem das expressões


[1]  Palavras de despedidas na solenidade de transmissão da Chefia da CRO/11, 1996.

[2]  Idem, ibidem.

[3]  Souto, Aléssio Ribeiro e Prisco, Abelardo de Souza Junior (In Memoriam, 2017); Análise Prospectiva – uma metodologia para o EME – Monografia para obtenção do diploma do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, ECEME, 1998. 

[4]  Id., Ib.

[5]  Palavras alusivas ao 27º aniversário do CTEx, 2006.

[6]  Id., Ib.

[7]  Jargão repetido à exaustão para as queridas filhas Alessandra, Laura e Cecília.

[8]  Avaliação da Resiliência de Alunos – PISA — 

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/04/avaliacao-da-resiliencia-de-alunos-pisa.html

[9]  Id., ib.

[10]  Id., ib.

[11] A Verdade Sobre o Regime Militar Brasileiro

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/a-verdade-sobre-o-regime-militar.html?m=1

[12] Atrocidades dos Comunistas Brasileiros

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/atrocidades-dos-comunistas-brasileiros.html

[13] Id., Ib.

[14] Perigo Pessedebista

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/perigo-peessedebista.html

[15] A propósito do livro “NÃO, Sr. Comuna! Guia para desmascarar as falácias esquerdistas”, de Evandro Sinotti, Editora Sinotti.

[16] Marambaia, militares e meio ambiente

Em https://arsacloz.blogspot.com/2023/01/marambaia-militares-e-meio-ambiente.html

[17] A propósito do vídeo Minha Carta para Débora Rodriguesde Cláudio Dantas

Em https://www.youtube.com/watch?v=KTnxLeCbBss


[18] Desqualificação de magistrado do STF

Em https://arsacloz.blogspot.com/2025/09/desqualificacao-de-magistrado-do-stf.html


[19] Qualificação de magistrado do STF

Em https://arsacloz.blogspot.com/2025/09/qualificacao-de-magistrado-do-stf.html



# # # # #  

 

 

 

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

President Trump versus ditador Maduro – [Wall Street Journal]


President Donald Trump met with Vice President JD Vance to discuss the immigration problem in the United States, within the framework of the current American government policy to reduce illegal immigration.

I took the opportunity to share, along with the article "Trump vs. Vance on Legal Immigration", in the Wall Street Journal, my position on the potential conflict between Venezuela and the United States, adding, in passing, my views on the inspirations of Venezuelan socialism and on the fight against drug trafficking and consumption.

Regarding the immigration of Venezuelans, please take into account what I have to say.

I am not in favor of President Trump, nor am I a partisan of any political current, but...

I hope that the marvelous American people will help Mr. Trump rid Venezuela of the dictator Nicolas Maduro, heir to Karl Marx, Wladimir Lenin, and Antonio Gramsci.

Marx let four of his infant children die from neglect. Of the three daughters who lived, two committed suicide. Furthermore, he did not have the courage to acknowledge the son he had with the maid. How can Marx determine the fate of the children and families of the world?

Lenin enabled socialism and the rise of Stalin in the USSR. Stalin was responsible for the Holodomor, in Ukraine, with the sacrifice of as many Ukrainians as jews, romans and others ethnicity were murdered in Germany, according orders of the monster Hitler.

Besides being an heir to the socialists, Gramsci preached the elimination of freedom and truth through the domination of culture, education, and the media—an absurd form of prevalence of terrible socialism.

By the way, in addition to attacking ships carrying drugs, Trump should implement strict measures to prevent young Americans from using drugs, because, in addition to personal harm, they contribute to the worst form of crime — encouraging drug traffickers.

So may the brave American people help Trump sweep the cruel dictator Maduro out of South America.


 

After I posted the corresponding comment on the Wall Street Journal, reader Jay Hallen mentioned that he thought I had responded to the wrong article. I agreed with him, but explained the reasons for my comment.

 

You're right! But... Please look at the immigration problem, which is the subject of conversation between Mr. Trump and Mr. Vance; and the invasion of the US by Venezuelans through immigration.

And, of course, we should never forget that socialists are the malignant infection that severely affects the soles of the heels of well-intentioned human beings.

 




Presidente Trump versus ditador Maduro

O presidente Donald Trump se reuniu com o vice-presidente JD Vance para debater o problema da imigração nos Estados Unidos, no âmbito da política atual do governo americano no sentido de reduzir a imigração ilegal.

Vali-me do ensejo para divulgar, junto ao artigo “Trump vs. Vance on Legal Immigration”, no Wall Street Journal, meu posicionamento sobre o possível conflito da Venezuela com os Estados Unidos, adicionando, de passagem, a visão sobre as inspirações do socialismo venezuelano e sobre o combate ao tráfico e ao consumo de drogas.

 

Com relação à imigração venezuelana, queira levar em conta o que vou mencionar.

Não sou favorável ao Sr. Trump nem sou partidário de alguma corrente política, mas...

Eu espero que o valoroso povo americano ajude Trump a livrar a Venezuela do ditador Maduro, herdeiro de Marx, Lênin e Gramsci. 

Marx deixou quatro de seus filhos infantes falecerem por falta de cuidados. Das três filhas que viveram, duas se suicidaram. Ademais, ele não teve coragem de assumir o filho que teve com a empregada. Como pode Marx determinar o destino das crianças e das famílias do mundo?

Lênin possibilitou o socialismo e a ascensão Stalin na URSS. Stalin foi o responsável pelo Holodomor, na Ucrânia, com o sacrifício de tantos ucranianos quanto a quantidade de judeus, ciganos e de outras etnias, que foram assassinados na Alemanha, a mando do monstro Hitler. 

Afora herdeiro dos socialistas, Gramsci pregou a eliminação da liberdade e da verdade, pelo domínio da cultura, da educação e da mídia — uma forma absurda de prevalência do terrível socialismo.

A propósito, além de atacar embarcações com drogas, Trump deveria determinar rigorosas medidas para impedir que os jovens americanos consumam drogas, pois além dos prejuízos pessoais, eles contribuem para a pior forma de criminalidade — o estímulo aos traficantes de drogas.

Então que o bravo povo americano ajude Trump a varrer da América do Sul o cruel ditador Maduro, a maldita herança que ele tem tentado espalhar nos países vizinhos e o patrocínio hediondo do tráfico de drogas.

 

Depois de minha postagem do respectivo comentário no Wall Street Journal, o leitor Jay Hallen mencionou que achava que eu respondi ao artigo errado. Dei-lhe razão, mas justifiquei as razões de meu comentário.


Você tem razão! Mas... Por favor, veja o problema da imigração, que é o assunto da conversa entre o Sr. Trump e o Sr. Vance; e a invasão dos EUA por venezuelanos através da imigração.

E, claro, nunca devemos esquecer que os socialistas são a infecção maligna que afeta gravemente as solas dos calcanhares dos seres humanos bem-intencionados.

 

 

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Neymar e a seleção brasileira

O volante Casemiro, capitão da seleção brasileira de futebol e nome certo do técnico Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026, concedeu entrevista em que declarou que “vê Neymar como ‘indispensável’ na seleção, por poder “decidir a qualquer momento’ ”.

Discordo, entendo que Casemiro utilizou o posto de capitão para ser apoiado por suas proposições que não criam contrariedades.

Já em relação ao atacante Endrick, que está no Real Madri, mas não joga desde que, para assumir a seleção brasileira, o técnico italiano Ancelotti foi substituído por Xavi Alonso no comando da equipe espanhola, a declaração do técnico italiano foi promissora ao afirmar que “não descarta o jogador, entretanto, ele tem que voltar a jogar."

Cumpre ressaltar que 24 horas depois dessa declaração de Ancelotti, o Real Madri informou que vai ceder o Endrick por empréstimo para o clube francês Lyon, que acabou de dispensar dois atacantes de seu elenco. Nesse sentido, há a possibilidade de que, a partir de janeiro do próximo ano, Endrick volte a entrar em campo. 

 

O Neymar é um grande ser humano, porém é um craque muito, muito maior! Para a prevalência do monumental craque, é necessário que o ser humano tenha a mesma dimensão. Então, que ele seja respeitado e não se espere mais dele! 

Embora torcendo para que ele esteja em condições de disputar a Copa do Mundo de 2026, lamento vislumbrar essa impossibilidade, afinal temos um técnico capaz de enxergar e com liberdade de tomar decisões.

 

Que o Endrick possa aprender rápido! 

O Neymar é um grande ser humano, porém é um craque muito, muito maior! Para a prevalência do monumental craque, é necessário que o ser humano tenha a mesma dimensão. Então, que ele seja respeitado e não se espere mais dele! 

Embora torcendo para que ele esteja em condições de disputar a Copa do Mundo de 2026, lamento cogitar essa provável impossibilidade, afinal temos um técnico capaz de enxergar e com liberdade de tomar decisões. 

Que venha pois o Endrick, com futebol, humildade e sabedoria.

 





 

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Incomprehensible stances of some American citizens – [Wall Street Journal]

In an article "How Yale escaped the crackdown on higher education.", published in The Wall Street Journal, the journalist Douglas Belkin states that “the Ivy League is at the center of a national campus shake-up; Yale has avoided the crosshairs”. 

Associated with this issue is the support of university students for Hamas terrorists, as well as the election of a radical Islamist as mayor of New York.

 

I am Brazilian and I love the United States. Why? I believe that humanity's main objective is the pursuit of peace and harmony. This is only possible through democracy. And the foundations of the democratic system are freedom, truth, courage, and ethics. In fact, I recognize that Americans have brought these values to humanity. 

But I will never understand why Ivy League university students demonstrate in favor of “Hamas” terrorists; and why New York citizens, who witnessed the destruction of the Twin Towers by Islamists, elect a radical Islamist as mayor. 

There are similarities in Brazil: there are Brazilians who support the terrorists of the criminal organization "Comando Vermelho" ("Red Command") and condemn the epic police operation that attempted to arrest many of these criminals, was met with gunfire, and reacted by killing a hundred terrorist bandits. 

It is inconceivable, unacceptable, and incomprehensible as well.

 

One reader posted a comment agreeing with me. He also opposes the support of some Americans for Hamas terrorists and the election of an Islamic candidate as mayor of New York. 

On the other hand, a second reader posted a comment defending the election of the New York mayor. 

Here is my response to the reader who supports the Islamic mayor of New York.

 

That's fine! My respect to your vision! However, I only went up the Twin Towers once. I was amazed! For that reason, I was very sad when the Islamists destroyed them. In a democracy, freedom is a fundamental principle, so, I defend the right to your opinion; and also your right to support a Citizen who wants substitute the Christian religion in the Western world through Islam. And similarly, I understand that I must also express myself in accordance with the other three democratic pillars: truth, courage, and ethics. Furthermore, polite, elegant, and civilized debate is fundamental. Simple as a child's smile that touches the heart and like a gentle breeze that eases tension.

 


 

Posições incompreensíveis de alguns cidadãos americanos

No artigo "Como Yale escapou da repressão ao ensino superior"publicado no The Wall Street Journal, Douglas Belkin afirma que “a Ivy League está no centro de uma reforma nacional dos campi universitários, mas Yale escapou do escrutínio”.

Associado a essa questão está o apoio de estudantes universitários aos terroristas do Hamas, bem como a eleição de um islamita radical como prefeito de Nova York.

 

Sou brasileiro e amo os Estados Unidos. Por quê? Acredito que o principal objetivo da humanidade é a busca pela paz e harmonia. Isso só é possível através da democracia. E os fundamentos do sistema democrático são a liberdade, a verdade, a coragem e a ética. De fato, reconheço que os americanos trouxeram esses valores para a humanidade. 

Mas jamais entenderei por que estudantes de universidades da Ivy League se manifestam a favor dos terroristas do “Hamas”; e porque cidadãos de Nova York, que testemunharam a destruição das Torres Gêmeas por islamitas, elegem um islamita radical como prefeito. 

Há similaridades no Brasil: existem brasileiros que se posicionam de forma favorável aos terroristas da organização criminosa “Comando Vermelho”; e condenam a épica operação policial que tentou prender algumas centenas desses marginais, foram recebidos com tiros de fuzis e reagiram matando uma centena deles. 

É inconcebível, inaceitável e incompreensível.

 

Um leitor publicou um comentário concordando comigo. Ele também se opõe ao apoio de alguns americanos aos terroristas do Hamas e à eleição de um candidato islâmico para prefeito de Nova York. Por outro lado, um segundo leitor publicou um comentário defendendo a eleição do prefeito de Nova York. Apresento aqui os comentários dos dois leitores e minha resposta ao leitor que apoia o prefeito islâmico de Nova York.

 

Tudo bem! Respeito sua visão! No entanto, só subi nas Torres Gêmeas uma vez. Fiquei impressionado! Por isso, fiquei muito triste quando os islamitas as destruíram. 

Em uma democracia, a liberdade é um princípio fundamental, então defendo o direito à sua opinião; e também o seu direito de apoiar um cidadão que deseja proibir a religião cristã e outras decisões. 

Da mesma forma, entendo que também devo me expressar de acordo com os outros três pilares da democracia: verdade, coragem e ética. 

Além disso, o debate educado, elegante e civilizado é fundamental. 

Simples como o sorriso de uma criança que toca o coração e como a brisa suave que alivia a tensão.

 

 

 

sábado, 8 de novembro de 2025

O desafio da defesa da Amazônia


Na alvorada de minha trajetória profissional, passei 4 anos trabalhando na Amazônia. Como integrante de equipe de engenheiros militares [*], trabalhei em obras nas fronteiras da Venezuela, da Colômbia e do Peru. Foram mais de 150 dias não consecutivos passados nas regiões fronteiriças, gerindo obras de construção ou reparação de aquartelamentos e de residências para militares.

Então, como integrantes daquela valorosa equipe, aprendemos a admirar, gostar e defender a Amazônia; aprendemos que uma enorme riqueza em recursos naturais está à nossa disposição; aprendemos que as potências estrangeiras têm grande interesse em determinar os destinos das riquezas amazônicas; aprendemos que devemos envidar esforços gigantescos para evitar que os interesses brasileiros sejam prejudicados; e, consequentemente, aprendemos que os recursos amazônicos devem ser explorados e utilizados por brasileiros, com recursos e empresas nacionais e, sobretudo, em favor dos interesses de brasileiros.


Localização dos Pelotões de Fronteira, onde trabalhamos em obras de construção ou reparação de aquartelamentos e residências, no período de 1981 a 1984, como integrantes da Comissão Regional de Obras da 12ª. Região Militar (CRO/12), em Manaus-AM.

Recebi por WhatsApp um vídeo incompleto em que é transmitido a maior parcela do aparte de um cientista zoólogo e especialista em questões amazônicas, no âmbito de uma palestra sobre o tema Amazônia. Ainda não consegui equacionar a identificação do qualificado cientista — tão logo tenha êxito nesse intento, terei a satisfação de dar o crédito devido ao autor do aparte. Ademais, há indicações que permitem cogitar que o palestrante deva ser o ex-ministro da Defesa e ex-comunista Aldo Rebelo, um intransigente defensor da Amazônia, bem como pertinaz defensor da atuação das Forças Armadas naquela região do norte do Brasil.

Pela relevância do conteúdo do aparte do cientista — uma denúncia das inverdades propaladas sobre possíveis prejuízos climáticos para o globo terrestre, com o objetivo de facilitar os interesses estrangeiros em nossa hileia amazônica — decidi transformar o texto do vídeo, de formato áudio para o formato de texto escrito, bem como divulgá-lo por intermédio do Facebook e, também, neste blog. 

O texto é apresentado a seguir e, com certeza, possibilita o exercício da faculdade de pensar associado com a intransigente defesa dos interesses brasileiros na Amazônia.


———————————————————

[*]

Como preito de reconhecimento e gratidão pelos conhecimentos e experiências proporcionados a este engenheiro militar mais jovem, cito os reduzidos e pertinazes integrantes da equipe da Comissão Regional de Obras da 12ª. Região Militar (CRO/12), sediada em Manaus-AM: major José Jesus de ALMEIDA, capitão Luís MENEGATTO, capitão Edson MODESTO Pena e capitão Aléssio RIBEIRO SOUTO — os dois primeiros engenheiros civis e os dois últimos engenheiros eletricistas, graduados no Instituto Militar de Engenharia (IME).

 

 

Aparte de um cientista zoólogo (com 54 anos de prática), ao ex-ministro palestrante sobre o tema Amazônia

“.........

"Eu não tenho nem palavras para me referir ao que o Sr. ministro falou aqui agora. Eu queria dar algumas informações para consubstanciar o que foi transmitido e eu acho muito importante, sobre a questão da Amazônia. O Sr. ministro transmitiu números e se referiu ao reflorestamento de 9 milhões de quilômetros quadrados.

"Eu gostaria de dizer o seguinte: eu não sei se todos sabem certos números que, em valores absolutos, são muito importantes; e, em percentual, mais ainda. 

"O globo esfera, o planeta todo, tem 570 milhões de quilômetros quadrados.

[A rigor, são 510 milhões de quilômetros quadrados — o cientista está se referindo a algo mais; o que?].

"Os oceanos têm 360 milhões de quilômetros quadrados. Já a superfície terrestre tem 150 milhões de quilômetros quadrados.

[Vê-se que o cientista se enganou ao citar a área do globo esfera como 570 milhões de Km2; e, implicitamente, corrigiu-se ao citar as dimensões dos oceanos e da área continental de nosso planeta, que somadas dão 510 milhões de quilômetros quadrados].

"A Amazônia brasileira tem 5 milhões de quilômetros quadrados e a Amazônia internacional 6 milhões de quilômetros quadrados. Então, isso representa 1% da superfície global do planeta. A Amazônia não muda, não desequilibra, não altera e não faz nada em relação ao clima do mundo. Isso é uma grande mentira.

"Conversando e debatendo com um político — e o Sr. tem um grande mérito por isso — eu indaguei o que ele faria se, como candidato, tivesse 1% de chance de se eleger; aí ele respondeu que nem se candidataria. 

"Quando a gente fala em termos de doença — e aí o ser humano é muito sensível —, grande parte das desgraças da história da humanidade resultou de eventos naturais, globais. Então, é importante uma comparação com a questão da Medicina. Se a gente for ao médico e ele disser que estamos com uma doença grave, com 1% de chance de sobreviver e 99% de chance de morrer, nós vamos nos apegar a essa possibilidade de 1%, não é isso? 

"Então, esse 1% do mundo que não muda o clima do planeta, não desequilibra o clima nem é pulmão do mundo, ... é nosso; é nele que temos que nos apegar para sobreviver, usar o nosso recurso natural e gerir o nosso território. Nós temos que viver e sobreviver aqui. Não é o mundo que tem que nos ensinar como viver aqui.

"Eu tenho 54 anos de geologia, andando nesse planeta. Só não fui à China, ao Japão e parte do sudeste asiático. Conheço o deserto do Saara. O Saara tem 9 milhões de quilômetros quadrados. É maior que o Brasil. Nem o Brasil desequilibra o clima do mundo. Isso é cruel para quem é cientista. Eu sou um cientista. Levei muitos anos para poder chegar até aqui; e com o maior prazer, ouvi a sua palestra e contribuí para isso.

"E vou dizer mais uma... O CO2 gente... O mundo passou por eras de gelo e de calor. O calor é fator favorável à vida. O gelo mata. Todas as grandes doenças ocorreram em períodos geológicos, quando o planeta foi impactado pelo frio. Nós tivemos situações como erupções de grandes vulcões. Os vulcões podem mudar o clima do mundo, em poucos dias ou em poucos meses. Contudo, constata-se que a temperatura baixou e foi a era do gelo, na Idade Média, que causou doenças, desgraça, fome e miséria. Então, é preciso rever posições. O CO2... quando a gente fala na composição da atmosfera,... são números!... Isso é conta de padaria. O CO2 na atmosfera — nos primeiros 80 Km — é o quarto elemento. Primeiro, nitrogênio, 70%; oxigênio, 28%; depois, o argônio, menos de 2%; o CO2 é 0,003%, na composição da atmosfera. E nós queremos reduzir e nos impor essas amarras por causa de apenas 2% do total de gás carbônico. Ora, 2% de 0,003% é 0,00006%. Isso é subnitrato de pó de... Isso é nada. Isso é uma conversa muito fiada.

"Eu queria dizer isso a vocês. Eu queria aproveitar a oportunidade. Quando eu era criança, costumava-se dizer que 'se correr o bicho pega, se parar o bicho come'. Bom, mas eu era pequeno e o bicho era tão pequeno que era absolutamente irrelevante, nem pegava nem comia.

.....

"Eles querem nos impor a vontade resultante de seus interesses. Mercado de Carbono... só vou dizer uma palavra: é o aval para poder poluir; paga-se para poluir. Quem pagar vai poluir o mundo. O primeiro... o Hemisfério Norte quer poluir o Mar do Norte. Os oceanos regulam o clima do mundo, junto com os continentes... e com o nosso astro-rei, o Sol.

"Ministro, parabéns. Essa é a contribuição modesta de um cientista que nasceu e cresceu nesta terra e conhece parte do mundo; e, também, essas pessoas. As ONGs eu conheço todas!...”



Enfim, inferindo que o cientista se enquadra na amostra de universo de cidadãos virtuosos, entendo que ele não se aborrecerá comigo por reproduzir o texto de seu aparte, na íntegra, sem a devida autorização formal.

Até porque estou tentando divulgar e ampliar a consciência minha própria e de familiares e amigos que, eventualmente, tenham acesso a este texto, no sentido de que os recursos amazônicos devem ser explorados e utilizados por brasileiros, com recursos e empresas nacionais e, sobretudo, em favor dos interesses de brasileiros.