______________________
Ver também
Ver também
______________________
O Sr José Sarney concedeu uma longa entrevista para o jornal Correio Braziliense. Afora uma série de afirmações resultantes da longa experiência do entrevistado, duas respostas concedidas aos jornalistas contêm assertivas atinentes ao presidente Bolsonaro e ex-presidente Lula, respectivamente. Meu entendimento é que a evolução social e política brasileira comporta questionamentos que devem ser feitos no contexto de um processo que precisa desencadear indubitáveis transformações na práxis política do Brasil.
Nesse sentido, postei dois comentários desafiadores dirigidos a quem já ombreou as maiores responsabilidades institucionais em nosso País e lamentavelmente não provocou as mudanças que se espera de líderes e estadistas e, por isso, não pode ser considerado um exemplo para seus contemporâneos.
[Correio Braziliense]
A longa trajetória política do Sr. José Sarney bem como seu vasto conhecimento e experiência em gestão pública são indicadores de que devemos observar e refletir sobre sua assertiva de que Bolsonaro “está colocando todas as cartas na ameaça do caos”. De fato, o IDH, a situação da educação e da saúde do Maranhão; e a atuação incontestável de senadores que o cercavam são claras evidências de que governar para o caos é uma das especialidades do mais ilustres dentre os maranhenses da atualidade. Sem sombra de dúvida, o alerta é sábio! Estejamos atentos pois!
[Correio Braziliense]
O Sr. Sarney asseverou que “o país ficou mais justo com o Lula”. O que isto significa? Algumas indagações para orientar a resposta:
(i) a redução do espaço nas cadeias diminuiu e se ajustou?
(ii) mais recursos públicos foram empregados no Maranhão para o clã do autor da assertiva?
(iii) o IDH do Maranhão foi mantido nos níveis deixados pelo clã do autor dessa pérola?
(iv) os recursos empregados em Cuba, Venezuela, Nicarágua e Bolívia contribuíram para que os brasileiros humildes se sentissem satisfeitos com a generosidade?
(v) os empresários da Odebrecht e demais grandes empresas aquinhoadas tiveram uma lição de senso de justiça?
O venerando e inefável entrevistado precisa esclarecer.
___________________
###################
[Divulgado no campo 'Comentários', do artigo "Bolsonaro está no meio do furacão", Correio Braziliense online de 19/Mai/2019]
___________________###################
Nenhum comentário:
Postar um comentário