Nesses tempos estranhos e complexos, permeados pela pandemia do coronavírus — cuja consequência tem sido a maior crise da humanidade no século atual — a reflexão é uma virtude e o otimismo é um apanágio inexcedível.
Nesse contexto, reproduzo um pequeno texto que foi postado nas redes sociais por alguém com singular sensibilidade.
“A lindíssima ária Nessun Dorma, da ópera Turandot, de Puccini, canta a vitória que virá.
Na letra da ária, o herói fala da vitória que ele irá alcançar ao alvorecer de um novo dia e as últimas palavras são “Vencerei! Vencerei!”.
Reparem que nessa gravação, o povo aparece retirando suas máscaras, com esperança na vitória em um futuro próximo!”
Ouvir essa ária — gravada por Hauser e seu violoncelo, na Arena de Pula, na Croácia — é agradável e estimulante. Ademais, inevitalmente, resulta em reflexão e otimismo.
Venceremos! Venceremos!
______________
##############
ATENÇÃO!
Antes de assistir, em vídeo, à apresentação de Hauser, vale a pena dar uma passada em Tula, na Arena de Tula e ... em Turandot, do incomodado Puccini.
______________
##############
Pula é a maior cidade da Ístria, na Croácia. É uma cidade com rica história. James Joyce ensinou inglês na Escola Berlitz, lá sediada. O compositor de ópera Antonio Smareglia nasceu em Pula e retornou para viver lá. O médico Robert Koch trabalhou nas ilhas Brijuni, nas proximidades. Herman Potocnik, engenheiro aeronáutico e pioneiro da astronáutica também nasceu em Pula. Georg Ritter von Trapp, herói e líder da famosa família cantora imortalizada no musical The Sound of Music (A Noviça Rebelde) viveu em Pula. Sergio Endrigo, um dos mais famosos cantores-compositores italianos nasceu em Pula. Stjepan Hauser, premiado violencelista e integrante do 2Cellos é natural de Pula.
[Conforme
página visitada em 18/Out/2020, 10:55h]
______________
##############
Arena de Tula
A Arena de Pula é um anfiteatro do tempo do Império romano localizado em Pula. Foi construído no primeiro século entre os anos de 2 a. C. e 14 d. C., durante o reinado do imperador Augustus, e foi reconstruído e ampliado pelo imperador Vespasiano.
[Conforme
https://www.katherinebelarmino.com/2014/03/pula-arena-vodnjan-istria-croatia.html,
página visitada em 18/Out/2020, 11:05 h]
______________
##############
Ópera Turandot, de Puccini
No embalo da alegria de assistir à belíssima ária Nessum Dorma, apresentada por Hauser, pesquisei e acessei a ópera Turandot.
Com grande deleite, eu e Isabel assistimos na TV a essa complexa e emblemática obra lírica que, em 2018, foi apresentada e gravada no Teatro Municipal de São Paulo.
Trata-se de uma rica e elaborada versão, sob a direção cênica de André Heller-Lopes, com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, e com a participação do Coro Lírico Municipal de São Paulo e do Coral Paulistano.
Se Puccini assistisse a essa versão do talentoso Heller-Lopes, ele ficaria surpreso e incomodado. Ele diria:
“— Esses brasileiros ...! Fizeram algo com maior encantamento do que eu imaginei!”
Os principais atores são:
- Elizabeth Blanche-Biggs – Turandot;
- David Pomeroy – Calaf;
- GAbriella Pace – Liù;
- Luiz-Ottavio Faria – Timur;
- Vinícius Atique – Ping;
- Geilson Santos – Pang / Príncipe da Pérsia;
- Giovanni Tristacci – Pong / Imperador Altoum; e
- David Marcondes – Mandarim.
Acrescentei o seguinte comentário junto ao vídeo da ópera Turandot, acessado via Internet:
Assisti ao vídeo Nessum Dorma. [...] No vídeo, o povo aparece retirando suas máscaras, com esperança na vitória sobre a pandemia do coronavírus em um futuro próximo.
Incontinente, assisti à ópera Turandot [...]. Admiração e deleite em estado puro diante da complexa e encantadora versão, com a apologia da prevalência do amor (ou da meta primacial do ser humano: a busca da paz e da harmonia).
______________
##############
Ária Nessum Dorma
______________
##############
Ópera Turandot, no Teatro Municipal de São Paulo
[Conforme
https://www.youtube.com/watch?v=RoFq8D5i4Vs
página visitada em 18/Out/2020, 11:07 h]
______________
##############
Nenhum comentário:
Postar um comentário