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| "O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado." Homenagem a Oscar Barboza Souto Antigo lavrador, garimpeiro, comerciante, tabelião e juiz de paz. In Memoriam. |
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Laura – Mensagens da Laura e do papai para ela
Laura – Trabalhos pedagógicos - 1
Laura – Vídeos de sua evolução
(Clique sobre um título)
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No prosseguimento da inclusão neste blog dos trabalhos escolares da querida filha Laura, nesta oportunidade, são incluídos alguns textos elaborados durante a adolescência, quando ela estudava no C. E. Leonardo da Vinci.
Esta coletânea engloba as seguintes resenhas e redações:
– Um mágico amaldiçoado;
– Legalização do porte de armas;
– Maria e o livro sagrado;
– O futuro da juventude;
– Aprender a ver a beleza no diferente (PAS-1 – 2019);
– Anúncio e publicidade – Benefícios e prejuízos
– Fatos passados que não podem acontecer no futuro;
– InterVinci – Água e tecnologia; e
– Gasto de água nos postos Lava-jato – Diagnóstico e solução.
Um mágico amaldiçoado
Laura Rocha Ribeiro Souto
(5/Mar/2018)
Eu tentava não fazer aquelas mágicas estranhas, que misteriosamente faziam sair objetos de meu paletó. Então, resolvi usar essa capacidade e fazer truques para agradar a freguesia. Tentei isso, durante alguns dias, mas não tive sucesso. Resolvi ir a um psicólogo ou alguém que entendesse de coisas sobrenaturais e que pudesse resolver esse problema de sair coisas fantásticas de meu paletó.
Inicialmente, fui ao psicólogo de um prédio grande e espelhado da rua 323. Subi lentamente as escadas e entrei no consultório. Ele me chamou. Depois de lhe falar que tinha me transformado em um mágico que tirava animais e objetos do paletó, o psicólogo achou que eu tinha seríssimos problemas mentais e me mandou sair. Fiquei indignado pelo modo como fui atendido e tratei de ir embora. Procurei em toda a cidade, painéis que indicassem alguém para me ajudar. Finalmente, achei o cartaz de um vodu que entendia de coisas sobrenaturais. Cheguei no lugar onde esse tal vodu atendia. Era um lugar estranho com figuras de coisas horripilantes e assustadoras. Ele me chamou. Expliquei o que estava ocorrendo. Ele orientou que tomasse uma poção bastante estranha e de cor azul escura. Tomei o líquido e me senti um pouco zonzo. Em seguida, fui para casa.
Cheguei sentindo-me horrível. Minhas pernas não se mexiam direito; meus braços emagreceram, parecendo palitos de fósforo, e ficaram semelhantes a lápis alongados. Parecia que estava louco, mas aquilo era realidade. Não sabia o que fazer. Pensei alguns minutos e achei melhor ligar para um amigo, mas ele não atendeu. À medida que o tempo foi passando, descobri que fui amaldiçoado pelo vodu e que aquela maldição seria permanente.
De repente, acordei, apalpei-me, levantei, ouvi um enorme ruído, abri a janela e assisti ao mais tenebroso acidente aéreo: um avião Boeing com 220 passageiros chocou-se com o prédio a uma distância de duas quadras de minha residência.
Legalização do porte de armas
Laura Rocha Ribeiro Souto
(22/Out/2018)
A legalização do porte de armas é um tema um pouco polêmico para ser debatido. Várias pessoas que utilizam armas — por exemplo, uma faca ou um revólver — não têm maturidade e muito menos responsabilidade para sua utilização, e não sabem o perigo que elas causam à sociedade. Em geral, quando a pessoa dispõe de arma, ela pode usá-la para ameaçar outros ou para cometer assassinato, o que poderia ser evitado. A posse de armas estimula o roubo por parte de bandidos que precisam delas para cometer outros crimes e assim aumentar a insegurança dos cidadãos. Logo, a posse de armas no Brasil deveria ser totalmente proibida.
A legalização do porte de armas é um tema um pouco polêmico para ser debatido. Várias pessoas que utilizam armas — por exemplo, uma faca ou um revólver — não têm maturidade e muito menos responsabilidade para sua utilização, e não sabe o perigo que elas causam à sociedade.
Em geral, quando a pessoa dispõe de arma, ela pode usá-la para ameaçar outros ou para cometer assassinato, o que poderia ser evitado.
A posse de armas estimula o roubo por parte de bandidos que precisam delas para cometer outros crimes e assim aumentar a insegurança dos cidadãos. Logo, a posse de armas no Brasil deveria ser totalmente proibida.
Maria e o livro sagrado
Laura Rocha Ribeiro Souto
(18/Fev/2019)
— Maria, ponha isso lá fora em qualquer parte.
— Junto com as outras?
— Não ponha junto com as outras, não. Senão pode vir alguém e querer fazer qualquer coisa com elas. Ponha no lugar de outro dia.
Então Maria vai até um corredor bem longo e coloca o livro sagrado, que dá poderes sombrios, em um cofre de ferro com uma tranca bem resistente. Alguns minutos depois, ela sai de lá e vê no sistema de segurança se não tem algum invasor por perto. Ouve um barulho, vira para trás, mas não tem ninguém. A mãe pergunta se ela deixou bem escondido o livro:
— Maria, você escondeu bem o livro?
Ela responde com firmeza:
— Sim, coloquei em um lugar que ninguém vai encontrar.
Passadas algumas horas, já estava de noite enquanto Margaret fazia o jantar, Maria assistia televisão. Logo as duas foram se alimentar.
No dia seguinte, de madrugada, um rapaz invade a casa, pois tem interesse em pegar o livro valioso. Ele abre a porta bem devagar, entra na casa. Passa pelo corredor e se depara com o cofre. Tenta diversas combinações e finalmente consegue abrir. Percebe que é enorme e tem bastante gavetas. Abre uma por uma e acha o livro.
O rapaz ouve alguém passando e se esconde atrás de uma cadeira. Era Margaret, que logo em seguida, sente a presença de uma pessoa. Ele sai do esconderijo e ela se assusta com medo, grita e chama Maria para ajudá-la. O rapaz tenta achar uma saída, mas percebe que está encurralado e não tem opção.
Elas pegam-no, chamam imediatamente ajuda para levar o invasor que pretendia usar o livro para criar um exército maligno. Chegam as autoridades depois de alguns minutos e, com esse apoio, mãe e filha recuperam o livro e ficam seguras e salvas.
O futuro da juventude
Laura Rocha Ribeiro Souto
(3/Ago/2019)
Atualmente, o futuro da juventude de diversos estudantes vai começar, pois muitos já estão no último ano do ensino médio, o 3º. ano, e estão se preparando para buscar uma vaga na faculdade e achar um emprego bom e que pague bem. Já os demais ainda estão no 1º. e 2º. ano, e têm muito tempo para pensar.
O futuro delas e deles vai ter bastante influência política, por exemplo, na hora de votar em alguém decente, no emprego, com muitos equipamentos modernos e com uma tecnologia altamente avançada e que nenhum outro país tem. Também nos esportes, na busca por jogadoras e jogadores honestos, jovens cooperativos, que joguem em equipe e não usem substâncias proibidas e especialmente escolham times que sejam honestos e capazes de não ter problemas financeiros e os obriguem a saírem. Também não é par acharem que chegaram em um clube e que são os donos e donas de lá e depois de um tempo, com diversos problemas pessoais, façam com que o clube tenha que vendê-lo logo para retornar todo o investimento feito de volta aos cofres. No emprego, os jovens devem se tornar bons trabalhadores, para evitar a demissão e prosseguir na busca de sucesso no futuro.
Também vai ter importância na medicina, se algum jovem quiser realmente ser um bom médico, vai ter que estudar muito e garantir que seu paciente não tenha um gravíssimo problema de saúde e que o pior aconteça. Então, precisamos ter médicos jovens a partir dos vinte e poucos anos, com experiência para que façam um bom trabalho para os pacientes. Na educação, se quiserem ser bons professores, por exemplo, desde que ensinem para as pessoas, os alunos, assuntos interessantes e de forma verdadeira.
Logo, precisamos de jovens melhores no Brasil para mudar a situação do País.
Aprender a ver a beleza no diferente.
CEBRASPE / UnB – PAS 1ª. etapa – Redação em língua portuguesa
Na cultura japonesa, wabi-sabi é um ideal estético que pode ser definido como a beleza das coisas imperfeitas, impermanentes e incompletas, uma beleza das coisas modestas e simples, uma beleza das coisas não convencionais.
Considerando essa informação e os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema: aprender a ver a beleza no diferente.
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Aprender a ver a beleza no diferente
Laura Rocha Ribeiro Souto
(8/Ago/2019)
Em diversas situações, no nosso dia a dia, vemos objeto que podemos considerar um pouco estranho ou até mesmo muito feio. E muitas vezes, não sabemos apreciar e apenas temos críticas sobre, por exemplo, uma escultura, num museu, ou um carro que vemos na rua.
Além disso, podemos estar diante de uma ocasião em que uma pessoa próxima está passando pela rua e reparamos que está usando uma roupa um tanto esquisita. Mas pensando bem, pode ser apenas uma blusa com um estilo incomum e, depois de avaliar melhor, mudamos a opinião sobre a roupa que esse indivíduo está vestindo. Fica evidenciado que o estilo e, também, o tecido utilizado para o fabricar é diferente daqueles que conhecemos nos estabelecimentos comerciais ou nos “shoppings” que frequentamos.
Porém, em determinada situação, em uma famosa exposição de arte, independente do movimento artístico e dos artistas daquele período, há diversas pessoas que julgam a obra e criticam de forma equivocada e, às vezes, sem razão. A rigor, podem estar falando mal por acharem que tem conhecimento sobre o assunto, quando, na verdade, desconhecem totalmente o assunto.
E, também, podemos estar em algum “site” na internet, ver um produto, não gostar, pois aparenta um formato horrível e desproporcional, porém outras pessoas gostam muito.
Logo, muitas pessoas ao invés de julgarem e terem uma opinião sobre algum lugar ou produto de uma loja deveria ao menos adquirir conhecimento para tentar achar pontos positivos e negativos e não somente ter uma opinião negativa sobre determinado objeto ou ser humano. Em síntese, é muito importante refletir e descobrir o lado belo daquilo ou de quem é diferente do habitual.
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CEBRASPE | UnB – PAS 1ª. ETAPA
REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Nome: Laura Rocha Ribeiro Souto
Identidade: 011.553.855-5 — CPF: 129.000.317-37 — Inscrição: 10.067.745
Recurso objetivando a alteração da nota da redação
1. Tema da redação: Aprender a ver a beleza do diferente.
2. Nota atribuída pelo CEBRASPE: Ø (zero).
3. Justificativa da nota: “FUGA AO TEMA”.
4. Argumentos
4.1. No primeiro texto motivador, verifica-se que um jacaré, com todas as diferenças que o caracterizam em relação a outros animais, pode refletir a noção de beleza.
4.2. No segundo texto motivador, constata-se que Freud e Tim Burton apresentaram a noção de que algo estranho e, portanto, diferente, pode impactar o ser humano de forma incômoda, inquietante, mas também prazerosa.
4.3. Esta estudante signatária — Laura Rocha Ribeiro Souto, doravante referida apenas como Laura — elaborou seu texto mencionando carro, escultura, produto à venda na internet e pessoas que não atendem aos padrões vigentes; e chamando a atenção para o fato de que há equívoco em não se valorizar os objetos e as pessoas apenas pelas diferenças constatadas em relação a seus congêneres.
4.4. Na conclusão, Laura mencionou a necessidade de conhecimento para se descobrir os pontos positivos e negativos de algo ou de alguém, sobretudo porque o que é diferente pode ser também inovador.
4.5. Fica, pois, evidenciado que Laura tentou conduzir ou estimular a compreensão e a aceitação de pessoas, objetos ou circunstâncias diferentes daqueles inseridos no universo dos costumes, normas e cultura presentes em uma dada realidade e conjuntura.
4.6. Portanto, é inequívoco que Laura ressaltou a conveniência de se interpretar e descobrir o valor do que é diferente, atendo-se, pois, à essência do tema. E suprema ironia: Laura utilizou uma forma de pensar e estruturar seu raciocínio de forma diferente do habitual, de forma um tanto imperfeita, sem, contudo, fugir ao tema.
5. Aspectos correlatos relevantes
5.1. Em decorrência do bom senso, da lógica e da razão, é imperioso ressaltar a hipótese de ocorrência de uma dentre as seguintes asserções para a correção da redação da Laura:
- o professor não leu a redação — o que configura uma inaceitável irresponsabilidade funcional;
- o professor leu a redação e não entendeu seu conteúdo — o que revela uma inequívoca indigência profissional; e
- o professor leu e entendeu a redação, mas, suprema ironia, discorda da tese primacial do tema, que é aprender a encontrar valor naquilo que é diferente — o que caracteriza uma lamentável indisciplina intelectual.
5.2. No caso de se configurar a hipótese formulada no item 5.1, as seguintes indagações hesitam em se calar:
- teria o aludido professor consciência do impacto psicológico de sua ação na estudante avaliada, ao atribuir-lhe a nota zero baseada numa falsidade?
- estaria o citado professor tentado a provar que os históricos resultados dos estudantes brasileiros na avaliação do PISA resultam da falta de valorização do professor por parte das autoridades brasileiras?
- haveria por parte do professor a devida compreensão do significado da Liberdade, Verdade, Coragem e Ética como suportes da Democracia — o instrumento basilar da meta permanente do ser humano, que é a busca da Paz e da Harmonia?
6. Solicitação
Em face do que foi exposto, solicito a revisão da correção e da nota atribuída a Laura, porquanto não houve a alegada “FUGA AO TEMA”.
Brasília, 8 de fevereiro de 2020
________________________
Laura Rocha Ribeiro Souto
Identidade: 011.553.855-5/MD-EB
Inscrição: 10.067.745 — CPF: 129.000.317-37
______________________________
e-mail: souto49@yahoo.com
Celular: (61) 98243-7722
Endereço: Cond. Privê Lago Norte I – Qd 3 – Cj D-18 – SMLN
71.539-320 – Brasília-DF
Anúncio e publicidade – Benefícios e prejuízos
Laura Rocha Ribeiro Souto
(9/Fev/2020)
Os anúncios e publicidade estão em todos os lugares, sendo mostrados constantemente na televisão, no computador e no celular. Também aparecem nos gigantes cartazes que são colocados na rua enquanto passam os carros e as pessoas ficam observando o que está escrito neles.
Os benefícios do anúncio e a publicidade são resultantes do fato de que os produtos podem vir de empresas confiáveis e que quem compra os produtos vê que são bem fabricados e feitos com elevado compromisso e responsabilidade. O tempo de entrega não é demorado e a forma de pagamento pode ser feita com cartão de crédito e, nesse sentido, é bastante fácil e não leva tanto tempo. A publicidade bem-feita, com linguagem correta e com objetividade atrai muitas pessoas e essas características são indicações de que o produto não é falsificado, haverá a entrega e o comprador ficará completamente satisfeito.
Já há prejuízos, pois, existe uma minoria de anúncios que são enganosos e estão beneficiando empresa criminosa, onde seus funcionários não trabalham direito e ofertam produtos malfeitos e que chegam quebrados, riscados e que chegam até mesmo a não funcionar. Aí o cliente descobre que foi enganado e necessita recorrer à justiça. Também existem anúncios que podem querer transmitir uma informação e que muitas vezes o que estão dizendo é mentira, por exemplo, “Emagreça em 5 dias usando diversos produtos”. E uma pessoa tenta usar e acaba que não tem efeito nenhum e que os diversos produtos nem existem e só inventaram aquilo para ganhar dinheiro.
Por isso, as pessoas de qualquer lugar do mundo devem ter cuidado pois podem ser enganadas de uma maneira injusta.
Fatos do passado que não podem acontecer no futuro
Laura Rocha Ribeiro Souto
(23/Fev/2020)
Existem vários acontecimentos passados que deram certo, mas há também outros que deram errado e que causaram um impacto muito grande na vida de pessoas. Pode-se citar, como exemplos, as eleições de diversos presidentes, o surgimento de várias nações e a eclosão de inúmeras guerras.
Alguns acontecimentos não podem se repetir no futuro. É possível citar guerras que aconteceram entre pequenos ou grandes países. Outro exemplo são os presidentes que fazem promessas de melhoria, mas não as cumprem, de forma a submeter o povo aos malefícios de seu regime.
Além disso, essas situações não podem mais ocorrer porque podem prejudicar milhares ou milhões de pessoas, uma vez que são repetidas sem uma prévia análise das consequências danosas que já ocasionaram no passado e podem voltar a ocasionar no presente ou no futuro. Por isso, faz-se necessário que soluções efetivas e pragmáticas sejam implantadas pelos governos.
Portanto, os indivíduos devem buscar impedir que acontecimentos maléficos passados ocorram novamente, em prol de um futuro em que não mais existam as tragédias pelas quais a humanidade já teve que passar.
InterVinci – Água e tecnologia
Laura Rocha Ribeiro Souto
(28/Set/2017)
1. Água e agricultura
A economia de água na agricultura é possível tanto por meio de irrigação alternativos como pelo reaproveitamento e controle do uso dos recursos hídricos.
A agricultura é a atividade socioeconômica que mais utiliza água em todo o mundo, totalizando um montante de 70%, em média, de toda a água consumida no planeta. No Brasil, esse valor sobe para 72% e, em alguns países subdesenvolvidos, ultrapassa os 80%. Ao mesmo tempo, ela é a atividade que mais desperdiça água: segundo o Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), quase metade de toda a água empregada no campo é desperdiçada e, caso o meio rural diminuísse o consumo em 10%, o volume seria suficiente para abastecer duas vezes a população mundial.
Diante desses dados e também da crescente demanda pelo aumento na produção de alimentos e matérias-primas no campo, fica latente a necessidade de praticar uma maior economia de água na agricultura.
Uma das técnicas de economia de água na agricultura mais conhecidas é a irrigação por gotejamento, em que o uso controlado da água propicia um melhor aproveitamento dos recursos hídricos disponíveis, diminuindo o desperdício e poupando as reservas. O princípio desse método é utilizar uma quantidade mínima de água que, como o nome indica, é despejada sobre o solo em forma de gotas de maneira regrada e econômica.
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Fonte de pesquisa:
mundo educacao.uol.com.br/geografia/economia na água na agricultura.htm
2. Reutilização de água nas Indústrias
Uma das maiores fontes de poluição dos rios sempre foram os dejetos provenientes da produção industrial, consideradas pela população como as maiores poluidoras do meio ambiente, porém este quadro vem se alterando e as indústrias que antes eram vistas com maus olhos estão investindo em práticas sustentáveis.
A reutilização da água na indústria se mostrou uma prática extremamente vantajosa já que além de reduzir o impacto ao meio ambiente reduz os custos na produção.
Para elaborar um projeto de reutilização de água nos processos industriais é preciso conhecer todas as etapas de produção, quantidade e qualidade de água empregadas em cada um dos processos, para estabelecer quais as formas de reutilização serão viáveis.
A Ambev (Companhia de Bebidas das Américas) não pode reutilizar a água como matéria-prima para seus produtos, porém, pode reutilizar a água de forma indireta para a limpeza de equipamentos, lavagem de caminhões de transporte e nas descargas sanitárias.
Outras indústrias podem empregar o reuso da água como matéria-prima, fazendo uma recirculação da água. A água que será reutilizada pode ser proveniente dos efluentes da produção e da captação de água pluvial, se necessário pode ser tratada entre um processo e outro de produção na própria indústria.
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Fonte de pesquisa:
http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/reuso-da-agua na indústria
3. Racionamento de água
Nosso país sempre teve políticas econômicas e industriais baseadas na abundante fonte de recursos naturais, diversidade da fauna e flora, recursos hídricos e minerais na extensa dimensão territorial (capital natural), assim como grande disponibilidade de mão de obra (capital intelectual e social).
O crescimento populacional e a concentração da população em áreas urbanas, o desmatamento, industrialização, consumismo, poluição, somados às mudanças climáticas, desfizeram nossa ilusão. Como exemplo, no Brasil o consumo per capita é de 187 litros por dia que são gastos com água.
Os reservatórios de água, principalmente os que abastecem a região metropolitana de São Paulo, atingiram cotas abaixo dos níveis de segurança, e os mesmos supostos gestores que fingiram ignorar a realidade por mais de um ano ainda hesitam em reconhecer a seriedade da situação. Com as chuvas de verão houve algum alívio, mas não o suficiente para justificar declarações ufanistas e irresponsáveis, existe ainda o risco de racionamento de água ou, como preferem dizer alguns: rodízio.
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Fonte de pesquisa:
http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/giro-sustentavel/agua-e-desenvolvimento-sustentavel
4. Tratamento de água
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.
Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
- Coagulação – quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
- Floculação – em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
- Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microrganismos causadores de doenças.
- Fluoretação – é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.
- Correção de PH – é aplicada na água certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição.
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Fonte de pesquisa:
https://www.suapesquisa.com/o_que_e/tratamento_agua.htm
5. Ecolavagem
A lavagem ecológica, também conhecida como ecolavagem ou biolavagem, é um tipo de lavagem de carros que quase não é utilizada água em seu processo, sendo considerada perfeita para os tempos atuais.
Ela é feita com a utilização de produtos biodegradáveis, que são passados na carroceria do veículo, com o auxílio de uma esponja ou uma flanela específica. Uma das justificativas que realmente está fazendo a diferença para que muitas pessoas comecem a utilizar a ecolavagem tem a ver com economia proporcionada da água.
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Fonte de pesquisa:
https://salaodocarro.com.br < Revista > Como funciona
Gasto de água nos postos Lava-jatos — Diagnóstico e soluções
Laura Rocha Ribeiro Souto
(28/Set/2017)
Em complemento ao trabalho intitulado “InterVinci – Água e tecnologia”, nós, integrantes de um Grupo de Trabalho da 7ª. série do Ensino Fundamental do C. E. Leonardo da Vinci, preparamos e apresentamos um vídeo cuja organização, pesquisa e ‘script’ (roteiro) são apresentados a seguir.
1. Organização do vídeo
1.1. Grupo de Trabalho: Laura R. Ribeiro Souto, Laura Alves, Manuela Eme, Giovanna Gê, Mel de Souza Cruz.
1.2. Tema Central: Gasto de água nos Lava-Jatos – Diagnóstico e soluções para o problema
1.3. Orientação geral: no vídeo, vamos mostrar os dados pesquisados (quanto é o gasto de água nos Lava-jatos). Os dados serão obtidos em poços de gasolina, onde entrevistaremos funcionários com as seguintes perguntas:
- Quanto é mais ou menos o gasto de água na lavagem de um carro?
- Quantos tempo leva a lavagem de um carro?
- Quantos litros de água os postos gastam em média por mês (no geral: conveniência, Lava-jato, etc)?
- Quanto custa a lavagem de um carro (faremos uma pesquisa de preço em vários postos)?
- Que soluções eles usam para economizar a água usada na lavagem dos carros?
1.4. Após as entrevistas, mostraremos as seguintes soluções sustentáveis para economizar água no Lava-jato:
- Ecolavagem;
- Sistema de tratamento da água usada pelos Lava-jatos; e
- Uso de baldes, panos e esponjas.
1.5. O vídeo será editado pela Mel e pela Giovanna.
2. Pesquisa de campo
2.1. Nos Lava-jatos tradicionais, em Brasílila, usa-se, em média, 200 litros de água para limpeza de cada carro. O gasto é tão grande que a lavagem de um único ultrapassa o consumo diário de um morador da cidade de Brasília.
2.2. Cada Lava-jato lava cerca de 16 carros por dia. Então, conclui-se que o consumo de água para lavagem de água em cada Lava-jato é 3.200 litros de água por dia.
2.3. Considerando-se 1.400 litros consumidos por dia nas atividades de conveniência, infere-se que o posto gasta 4.600 litros de água por dia, o que equivale a aproximadamente 113.000 litros de água, gastos por mês em um posto de lavagem Lava-jato.
2.4. Estimando-se que Brasília tenha cerca de 200 postos Lava-jato, então o consumo da capital federal apenas com essa atividade chega a 271.200.000 litros de água por ano.
2.5. Em qualquer época, mas especialmente em período de racionamento, os Lava-jatos devem buscar formas sustentáveis para lavar carros, favorecendo o meio ambiente e, também, o consumidor.
2.6. A ecolavagem é um bom exemplo. A ecolavagem consiste em utilizar substâncias químicas que limpam e quebram as partículas de sujeira para limpeza dos carros, gastando o mínimo de água.
3. Script do vídeo
Gasto de água nos postos Lava-jatos – Diagnóstico e soluções
Laura Souto – O objetivo deste vídeo é apresentar nossa pesquisa sobre o consumo de água na atividade de lavagem de carro nos postos Lava-Jato, bem como apresentar soluções para a redução do consumo de água.
Então, nossa amiga Laura Alves vai apresentar os dados da pesquisa realizada sobre o assunto em postos Lava-jato em Brasília, Capital Federal de nosso País.
Laura Alves – Bom dia Laura, bom dia demais espectadores. Entrevistamos o gerente do posto Alfa Beta Charlie e visitamos alguns outros postos Lava-jatos para realizar a pesquisa que fundamenta nosso trabalho.
Nesse sentido, aprendemos que um posto Lava-jato médio gasta 200 litros de água para a lavagem de um carro. O tempo para lavagem de cada carro varia de 30 a 40 minutos. A quantidade média de carros lavados em cada posto é 16. Admitindo-se que existem cerca de 200 postos de lavagem em Brasília. Então o consumo de água nos postos Lava-jato chega a 113.000 litros por mês. Similarmente, podemos estimar a quantidade anual em aproximadamente 271.200.000 litros de água por ano.
Laura Souto – Agora, nossa amiga Eme, apresentará as principais medidas para economia que contribuirão para que possamos beneficiar o meio ambiente e, também, todos os consumidores.
Eme – Laura e demais amigos, bom dia. Os especialistas nos informaram que os principais métodos para economia de água em postos Lava-jato são: ecolavagem; sistema de tratamento de água usada na lavagem de carro; e uso de baldes, panos e esponja, em lugar das conhecidas mangueiras.
Laura Souto – A Gê explicará alguns detalhes dos métodos preconizados pelos especialistas.
Gê – A ecolavagem consiste em utilizar substâncias químicas que limpam e quebram as partículas de sujeira para limpeza dos carros, gastando o mínimo de água.
O sistema de tratamento de água usada na lavagem é um dos processos mais eficazes. Entretanto, a implantação da estação de tratamento requer investimentos financeiros elevados, o que torna esse método muito pouco usado. Já a utilização de água em baldes embora traga muita economia — porque o investimento é mínimo — é um processo lento, havendo uma certa predisposição contra sua adoção.
Laura Souto – Finalmente, a Mel fará as considerações finais sobre nosso trabalho.
Mel – Alô pessoal, um bom dia a todos. Todos sabemos que Brasília enfrenta uma série crise no abastecimento de água. Portanto, todos os consumidores — e em especial, os postos de lavagem Lava-jato devem se conscientizar que é imperiosa a necessidade da adoção de medidas para a redução e a efetividade do consumo de água, um bem imprescindível para a vida humana.
Laura Souto – Esperamos que haja compreensão, conscientização e racionalidade no trato com a água. A sociedade humana e o meio ambiente são muito beneficiados com as medidas propostas por nosso grupo. A água é um bem tão essencial que não pode jamais ser negligenciado. Muito obrigado a todos.





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