quinta-feira, 17 de julho de 2025

Eu me envergonho José

Uma magistrada determinou o arquivamento do processo que tratava da utilização indevida de aeronave da Força Aérea Brasileira pela primeira-dama e pelos filhos do presidente da República.

Os procedimentos da Justiça não se aplicam a altas autoridades do País e a seus apaniguados. Então, reproduzo antigo texto que evidencia o sentimento de ampla maioria da população brasileira em relação à atuação do Poder Judiciário.

 

Eu me envergonho, José, da cúpula do sistema judicial brasileiro.

Eu me envergonho, José, da opção judicial de quem foi investido na devida responsabilidade em razão dos laços genéticos com o respectivo investidor.

Eu me envergonho, José, do uso do espinho da rosa para a prevalência do mal.

Eu me envergonho, José, do abandono da previsão constitucional, por ocasião de imprescindível ponto de inflexão da República.

Eu me envergonho, José, da decisão judicial de quem não raro é associado com negócios revestidos de polêmica.

Eu me envergonho, José, da consciência de que aqueles que envergonham também envelhecem e permanecem.

Eu me envergonho José, da gestão judicial daquele que não logrou êxito em concurso para a função judicante.

Eu me envergonho José, da distorção da concepção de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Eu me envergonho, José, da interpretação da Constituição — diferente do que é praticado em mais de 150 países do mundo, inclusive em todos desenvolvidos e com elevado grau de respeito pelas conquistas civilizacionais — de tal forma a permitir que, no Brasil, a criminalidade institucional prossiga com a sensação de impunidade com a qual historicamente convive.

Eu me envergonho, José, da metáfora admitida por largas parcelas da sociedade para o sistema judicial brasileiro: vergonha.

E agora José?

Eu invejo o poeta porque mesmo tendo ido tarde — e embora tendo sido adepto de ideologia da qual discordo frontalmente —, ele seguiu a tempo de não se envergonhar do atual estado de coisas da justiça.

Eu o invejo, José, meu irmão, porque você se foi tão cedo, tão precocemente, e da mesma forma que o poeta, não precisa se envergonhar.

 



 

 

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Mensagem para a empresa Varilux

Varilux

Prezado Sr. ou Sra.,

Estou tentando entrar em contato com a Varilux para obter orientação técnica na compra de lentes Varilux.

Nas várias óticas consultadas, o preço de uma mesma lente varia de forma anormal, para não dizer absurda! Estou tentando contato com um representante da Varilux em Brasília. Já tentei contato umas 10 vezes por intermédio dos telefones 08007272007 e 4000-2925.

Insucesso em todas as ocasiões. Então, o atendimento ao cliente tem se mostrado péssimo!

1] Vocês atendem mal sempre ou é apenas uma exceção?

2] Existe confiabilidade nessa empresa ou não; e o desrespeito com o cliente é a regra?

3] É possível acreditar nos produtos de vocês com esse tipo de desconsideração com o cidadão?

Atenciosamente,

ARS

___________________________________

 

Varilux

Dear Sir or Madam,

I'm trying to contact Varilux for technical advice on buying Varilux lenses.

In the several optical shops I've consulted, the price for the same lens varies in an abnormal, not to say absurd, way! I'm trying to contact a Varilux representative in Brasilia-Brazil. I've already tried about 10 times by calling 0800-727-2007 and 4000-2925.

I have been unsuccessful on every occasion. So, customer service has been terrible!

1] Do you always provide poor service, or is it just an exception?

2] Is there trust in this company or not? And is disrespect for the customer the rule?

3] Is it possible to believe in your products with this kind of disregard for the citizen?

Best regards,

ARS

___________________________________

 

 

As possibilidades de Tarcísio em 2026

Com o sugestivo título “O Teorema de Tarcísio”, o Estadão apresentou editorial com análise dos posicionamentos do governador de São Paulo, em relação a suas possibilidades de se candidatar a presidente da República no pleito de 2026. 

Nesse sentido, o jornal tenta apontar a conveniência de Tarcísio se afastar do clã Bolsonaro, com uma ênfase incomum e exagerada, à luz de afirmações tais como: “Trata-se de uma regra lógica: quem se entrega a Bolsonaro se emporcalha de golpismo e não ganha do ex-presidente nada além de desprezo. Mas Tarcísio tem alternativa: esconjurar Bolsonaro”

A matéria conduziu muitos leitores a postarem comentários;  alguns, com um nível de grosseria compatível com a sentença verborrágica ora mencionada.

Destaco, a seguir, aspectos do comentário postado por um leitor, escolhido dentre aqueles com conteúdo razoável.

——————————

O editorial quer conduzir o Tarcísio, por questões higiênicas, a se associar a uma espécie de PSDB da política, para que assim se torne um limpinho com chances, no futuro, de almejar um mandato na presidência.

.....................

1) Tarcísio é o candidato da direita para 2026. Sujeito preparado para o cargo e cercado de políticos experientes para o jogo de Brasília. 

.................

5) Bolsonaro será preso. 

.................

10) Ninguém aguenta mais 4 anos de PT no governo e ninguém quer como presidente um cara "limpinho" como o Dória que até carta de desculpas mandou para o Lula.

——————————

 

Em face de várias incoerências contidas em outras opiniões de leitores, postei minha visão sobre essa questão crucial para o futuro político do país.

 

Uma coisa é certa: a despeito de Bolsonaro ter cometido erros — com certeza os cometeu — a ele deve ser atribuída uma grande virtude: balançou a hedionda estrutura política brasileira, que é responsável por um dos piores sistemas educacionais dos países mais importantes do mundo; e é responsável por 100 milhões de pessoas sem esgoto sanitário. Em contraposição à enorme extensão territorial, à grande população e a inexcedíveis riquezas naturais. 

A citada virtude se alicerça no inequívoco combate à praga da corrupção. 

Isso num país onde faltam traumas, intelectuais e estadistas não é desprezível. 

Que prevaleçam a liberdade, a verdade, a coragem e a ética. É melhor para todos!

 

Ademais, deve ser enfatizado: Tarcísio e outros ex-ministros foram lançados no cenário nacional por Bolsonaro. Trata-se de um enorme ganho, num país com políticos e magistrados que envergonham Rio Branco, Caxias, Rui Barbosa, Jucelino e outros poucos grandes nossa História.

 

Postei um comentário adicional, em resposta a uma leitora que discorda da visão de que Tarcísio seja democrata, apenas “porque ele teria dividido o mesmo palanque, pregando golpe de Estado com o marginal Bolsonaro.”

 

Tem gente que apoia o sistema dos ‘australoptecus corruptus’. São da espécie dos ‘autraloptecus estrumerius’, cuja faculdade de pensar não chegou ao patamar da relevância. 

Integrantes dessas espécies não são capazes de entender os seguintes ensinamentos: 

– a arte de vencer, de Sun Tzu; 

– os fundamentos da política e ética, de Platão e Aristóteles; 

– a interação entre ciência e religião, de Tomás de Aquino; 

– a opção pelo doentio autoritarismo, de Hobbes; 

– as virtudes do liberalismo, de Locke; 

– as luzes da economia moderna de Adam Smith; 

– a vontade livre e autônoma, de Leibnitz;

– as mazelas do socialismo, de Marx; e 

– a adesão ao autoritarismo, para chegar aos fins, de Heidegger!|

 

Aconteça o que acontecer, o governador Tarcísio é candidato a impactar o futuro do Brasil e, especialmente, o futuro das próximas gerações, seja como governador reeleito em São Paulo, em 2026, seja como presidente da República, eleito em 2026 ou 2030.

 

 



 

 

Carta para Amorim

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, antigo lavrador, garimpeiro, comerciante, tabelião e juiz de paz.
In Memoriam.

Estimado amigo Amorim [1],

Li com deleite o belo texto "Os Açores e Gomes de Amorim".

Não basta relatar o término da infância na Amazônia de seu bisavô, por volta de 1839, e depois a passagem pela ilha lusitana; é preciso ter a assinatura Gomes de Amorim. Assim, posso recordar minha recente passagem sobre a magnífica hileia equatorial [2].

Posso também apreciar como, no século XIX, alguém saia de Portugal, venha para o Brasil e possa ser pioneiro nas plagas amazônicas, dos 10 aos 13 anos, transitando por mais de 1000 quilômetros, entre os silvícolas, como afortunadamente procedera seu magistral bisavô. Posso recordar outro relato seu que dá conta da missiva que ele, ainda adolescente, enviara para Almeida Garret e, em face da elegante e oportuna resposta, decidira retornar a Portugal, e sob a inspiração daquele escritor, imiscuíra-se nos ambientes pedagógicos e intelectuais, e se tornara influente escritor.

Entendo que sua história daria um filme monumental, desses que só Akira Kurosawa poderia conceber. Vale lembrar que o mestre japonês tinha cogitado de acabar com a própria vida; mas tinha que encerrar sua já iniciada obra "Dersu Uzala" — sobre um explorador da Sibéria. Ao concluir, o resultado ficou tão bom, que ele inferiu ser a vida valiosa, e decidiu continuar vivendo.

Com muito gosto, ele faria "Gomes de Amorim", à altura da obra memorável que contribuiu para salvar sua vida.

Aqui em Brasília, a rotina segue muito bem, no âmbito de nossa modesta família.

E continua muito mal no contexto da política e das malsinadas questões da justiça. Com certeza, Caxias, Rio Branco, Rui Barbosa, Jucelino e outros poucos grandes de nossa história se envergonhariam das coisas que andam rolando.

Afinal, a hedionda estrutura política brasileira é responsável por um dos piores sistemas educacionais dos países mais importantes do mundo; e é responsável por 100 milhões de pessoas sem esgoto sanitário. Isso num país com enorme extensão territorial, grande população e inexcedíveis riquezas naturais. Entendo que em nosso país faltam traumas, intelectuais e estadistas — que possibilitaram as grandes nações da história. 

Creio que não é aspiração absurda sonhar com a prevalência da liberdade, verdade, coragem e ética no ambiente daqueles que têm a responsabilidade de conduzir nossos destinos.

Afora qualquer outro pensamento, a história dos Gomes de Amorim fomenta a faculdade de pensar e de imaginar coisas sérias e provocantes.

Grande e fraterno abraço,

ARS


 

 

Notas

[1] Conheci o escritor português Francisco Gomes Amorim, na viagem à Antártica, de 5 a 12/11/2009, em meio à programação de viagens patrocinadas pela Marinha do Brasil. Depois de deixar Portugal e viver duas décadas na África, Amorim veio para o Brasil, onde permaneceu nos últimos 40 anos e se tornou mais brasileiro do que muitos dentre os nativos. Como intelectual, ele fora convidado pela Força Naval para participar da aventura no continente gelado, ao lado de oficiais-generais das Forças Armadas e de autoridades dos poderes da República. Na atualidade, ele ultrapassou os 90 anos de idade e continua escrevendo com a lucidez habitual. O texto “Os Açores e Gomes de Amorim” é uma iniciativa para recuperar escritos de seu bisavô, seu homônimo, atinentes à época em que, na adolescência, esse ancestral veio para Belém do Pará e embrenhou-se na Amazônia, acompanhando indígenas.

 

[2] Em 1981, após terminar a graduação em Engenharia elétrica no IME, fui para a Amazônia e servi durante 4 anos na Comissão Regional de Obras da 11ª. Região Militar, em Manaus-AM. Naquela época, tive a oportunidade de realizar obras nos Pelotões de Fronteira situados nas seguintes localidades: Marco BV-8, na fronteira com a Venezuela; Japurá e Ipiranga, na fronteira com a Colômbia; e Palmeira e Estirão do Equador (ambos às margens do rio Javari), na fronteira com o Peru. Vale lembrar que, em 2022, o jornalista Dom Phillips foi covardemente assassinado nas proximidades do rio Javari, onde trabalhei há 40 anos. É oportuno registrar nossa interação, dado que, em 2018, fui entrevistado por ele e tive citação em dois de seus artigos no prestigioso jornal britânico The Guardian.

 

 

sábado, 12 de julho de 2025

Carta para Alessandra

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, antigo lavrador, garimpeiro, comerciante, tabelião e juiz de paz.
In Memoriam.

Querida filha!


Durante a Festa Junina de sua turma de Medicina, em nossa casa, senti vontade de dirigir algumas palavras para você e seus colegas, jovens acadêmicos da rainha das profissões. Desisti de meu intento, diante da possiblidade de causar algum constrangimento a você pela inusitada iniciativa.


Após a saída de todos, resolvi transformar o improviso que teria proferido, nos garranchos apresentados a seguir. 

 

———————————————

 

Caros jovens colegas da querida filha Alessandra!

Como alguns sabem e a maioria percebe, tenho antecedentes remotos no universo indígena. 

Permitam-me lembrar a fábula de uma antiga tribo:

“Os idosos são donos da história. 

 Os adultos são donos da tribo. 

 Os jovens são donos do mundo.”

Então, parodiando essa fábula, na atual quadra da vida, vocês pertencem ao universo dos donos do mundo. E acrescento que, ao deixarem a universidade, na condição de adultos e médicos, vocês continuarão donos do mundo. A razão é simples: ao longo da trajetória, em face da nobre profissão escolhida, cada um de vocês estará  associando trabalho com talento, planejamento com instinto, disciplina com liberdade e impulsão com ética.

É inevitável! Sim, porque, diante do paciente, o clínico faz o diagnóstico, prescreve a receita e pensa:

“Estou tentando contribuir para sua salvação. Contudo, sua morte, eventualmente, poderá ocorrer! Em face de minha ação ou como resultado da condição humana?”

Ao inserir o bisturi no corpo do paciente, o cirurgião descobre que algo não previsto na literatura, não mencionado por professores e sequer imaginado, estava presente. O que fazer? Em poucos segundos, é preciso pensar, decidir e agir sem hesitação. Ele adota o procedimento que sua mente concebeu e pensa: 

“Se estiver certo, eu o salvarei! Do contrário, serei responsável por contribuição para que ele encontre a vida eterna?”

Como soldado, recordo que, às vezes, o comandante precisa determinar que a equipe cumpra uma missão na qual alguns ou vários encontrarão a morte. Nesse sentido, ele está dando a ordem para que eles se sacrifiquem; e ele pensa: 

“Eu sou o responsável ou é uma imposição do cumprimento do dever para com as pessoas a quem sirvo?” 

Qualquer que seja a resposta, é inimaginável que o militar renuncie à transmissão da ordem com a caminhada para a tragédia.

Nesse contexto, encontro similaridades entre as indagações de médicos e soldados. Afinal, quando o poeta John Donne, no século XVII, perguntou: 

“Por quem os sinos dobram?”

Ele próprio respondeu: 

“Eles dobram por todos nós!”

Eu me permito acrescentar: 

“Eles dobram por todos nós, uma vez que quando alguém se vai, um pouco de cada um de nós segue junto.”

 Caríssimos jovens!

Queiram ressalvar minhas alegorias fora de contexto. Minha modesta oração tem os seguintes objetivos:

– transmitir um efusivo agradecimento por nos dar a honra e o privilégio de terem especial consideração com nossa filha Alessandra; 

– transmitir a inexcedível satisfação de permitir que nossa família possa recebê-los em nossa casa em cima do mundo; e

– cumprimentá-los por pertencerem a uma turma que, da observação distante, é fortíssima e incomum — vale lembrar o que todos sabemos: habitualmente, excelentes alunos são a exceção e, no caso da turma de vocês, houve uma inversão, excelentes alunos são a regra.

Enfim, agradeço pela paciente atenção (sem trocadilho!), fazendo votos de que jamais abandonem ou renunciem à possibilidade de construção de um mundo melhor, que está no cerne da opção e vocação de cada um de vocês; que jamais abandonem ou renunciem à alegria, tão bem expressa nesta magnífica Festa Junina, dado que o trabalho e o talento, já mencionados, se potencializam quando explorados em ambiente de alegria.

Muitíssimo obrigado, também, pelos inexcedíveis exemplo e referência de todos.

——————————

Querida filha!

Especial cumprimento para você, por ter feito parte da organização da magnífica Festa Junina que testemunhamos com muita alegria e orgulho.

Beijos,

Pap


 

Turma 115 – Medicina da UnB – Festa Junina na Casa em Cima do Mundo.
Brasília, 12/Jun/2025.

Amostra masculina da turma 115 – Medicina da UnB – Festa Junina na CCM.
Brasília, 12/Jun/2025.

Amostra feminina da turma 115 – Medicina da UnB – Festa Junina na CCM.
Brasília, 12/Jun/2025.

 


sexta-feira, 11 de julho de 2025

A verdade

A plataforma X é o destino de muitos cidadãos que ignoram o bom senso, a razão e a lógica na interação com os demais. Tenho deixado minha visão sobre o mundo como forma de um combate ineficaz. Tenho inequívoca percepção dessa ineficácia, contudo meus comentários se destinam aos que podem estar na dúvida. Então, não desisto, ... prossigo!

 

A verdade dói, machuca, esfola, maltrata, descabela, amassa, arrebenta, encabula e desampara os ‘astraloPTecus estrumerius’ que gostam, apoiam, defendem e elegem os ‘astraloPTecus corruPTus’. Que eles respondam, identifiquem-se e ‘autoincriminem-se’. Simples!

 

 



 

 

sábado, 5 de julho de 2025

Pensar é preciso: aforismos e jargões

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, meu pai.
Antigo lavrador, garimpeiro, tabelião, juiz de paz e comerciante.
In Memoriam.

Transcrevo aforismos, jargões e outros juízos de valor que me agradam. A maioria das expressões, eu as formulei em momentos relevantes de minha trajetória pessoal e profissional. Registro-as para que jamais se percam na poeira das sendas, que ainda tenho que percorrer.


Enfatizo que minhas modestas considerações são oriundas das profundezas de minha mente e de meu pensar. Contudo, ressalvo que, inconscientemente, posso ter adaptado ou parafraseado alguma coisa de textos que li, de outros seres pensantes, com capacidade superior à minha. Entendo que não existe demérito em minhas pretensões, já que aprender de outrem é reconhecida e ancestral virtude. 

A propósito, compartilho este texto com minhas queridas filhas, para que, na encruzilhada da conquista da maturidade, elas possam pensar e agir sob a égide da liberdade, da responsabilidade, do bom senso, da razão e da lógica.


Em face de alguma atualização (sempre com fontes na cor verde), reenviarei a nova versão para elas.



“O ser humano é a razão primeira e última de qualquer esforço profissional em âmbito individual ou coletivo.” [1]

—————————————————

“Minha gratidão ao meu pai Oscar e minha mãe Alaide, por me fazerem herdar o amor pelo trabalho, pela verdade e pelo sentimento do cumprimento do dever.” [2]

—————————————————

“As transformações em curso são consubstanciadas pela revolução tecnológica e o advento da sociedade da informação; pela revolução gerencial; e pela adoção de novos métodos, técnicas e instrumentos de gestão”. [3]

—————————————————

“Candidatam-se à decadência, antes de ascenderem ao ápice, as organizações e países cujos integrantes ignoram o passado e impedem os olhos e as mentes de perscrutarem o futuro!” [4]

—————————————————

“A pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a avaliação autônomos de material de emprego militar condicionam as aspirações estratégicas e políticas de um país.” [5]

—————————————————

"Candidata-se à decadência antes de atingir o ápice o país cujas Forças Armadas não possuem o domínio do ciclo de vida de seus artefatos bélicos." [6]

—————————————————

“Tentar sempre, desistir jamais, vencer se possível.” [7]

—————————————————

“Os Estados Unidos perderam a Guerra do Vietnã para a mídia, para os intelectuais e para os artistas americanos. O Brasil ganhou a guerra contra os comunistas e perdeu a guerra cultural para a mídia, para os intelectuais e para os artistas brasileiros.” [8]

—————————————————

“Dê ao indivíduo a informação incorreta e assuma o risco pela resposta errada.” [‘9]

—————————————————

“O essencial não é a resposta! É a pergunta!” [10]

—————————————————

“Na guerra é assim: alguns vencem, outros perdem e muitos choram” [11]

—————————————————

“A guerra é para quem se dispõe a oferecer a própria vida em defesa da verdade, da liberdade, da coragem e da ética, fundamentos essenciais da democracia.” [12]

—————————————————

“A democracia é o meio para a conquista da paz e da harmonia entre seres humanos.” [13]

—————————————————

“A sociedade brasileira aspira a prevalência da decência, da justiça e da liberdade.” [14]

—————————————————

“Socialismo — ou qualquer outro nome que se lhe queira atribuir — é doença, não raro, transmissível e incurável; é xingamento, desses que ofende e agride; é ignorância, resultante de alguma indigência neuronal; é arrogância, decorrente da falta de humildade em reconhecer as próprias falhas e limitações; é preguiça, pela satisfação devida ao abandono da resiliência e desapreço pelo esforço; em suma, é tudo a que o ente humano virtuoso deve renunciar e se distanciar!” [15] 

 

Atenção! Pensamento ou conceito expresso em referência aos seguintes socialismos: nacional-socialismo (nazismo); seu irmão “gemelar”, e igualmente abjeto, o socialismo real (comunismo); e suas pérfidas imitações.

 

—————————————————

Sempre há a possibilidade de um novo começo!

Sempre há uma causa justa a ser defendida!

Sempre há sendas escuras onde se pode espalhar luzes!

Sempre há desafios a demandar coragem!

Sempre há valores a serem mantidos com vontade e fé! [16]

—————————————————

“A generosidade, a gratidão e a solidariedade são virtudes que enriquecem o amor ao trabalho, a prática da verdade e o cumprimento do dever.”

—————————————————

“É imperioso pensar e agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

—————————————————

“A verdade, a liberdade, a coragem e a ética são os fundamentos básicos da democracia.”

—————————————————

“Eduque-os ou condene-os ao servilismo.”

—————————————————

“A democracia não é um fim; é um meio para a conquista da paz e da harmonia entre seres humanos.”

—————————————————

“Perseguição? Bandidos devem ser perseguidos sim — pela lei, pela justiça e pela democracia, que eles tão bem ignoram!”

—————————————————

“A educação eficaz conduz os alunos à prática de valores essenciais e à consciência da importância do conhecimento a partir do primeiro dia de aula.

 

—————————————————

 

A educação eficaz inicia imediatamente a transformação dos alunos; e, se continuada, conduz à transformação da sociedade, não raro, ao longo de meia dúzia de décadas.

Portanto, não é razoável nem convincente que a educação só produz resultados em longo prazo.”

 

—————————————————

 

“A Educação & Cultura & Esporte possibilitam a obtenção do conhecimento e a Ciência & Tecnologia & Inovação possibilitam a transformação do conhecimento em riqueza.”

 

—————————————————

 

“Jamais se arrependa do que tentou fazer e deu errado. Arrependa-se sempre do que não teve a coragem de tentar fazer.”

  

—————————————————————

 

“A coragem é um atributo fundamental do ser humano. Alicerçada na liberdade, na verdade e na ética, a prevalência da coragem distingue o animal humano de tudo o que a faculdade de pensar impõe.” [17]

 

————————————————————— 19/04/2025


"A gestão eficaz é essencial para o sucesso."


—————————————————————


"A gestão é eficaz quando associa trabalho com talento, planejamento com instinto, disciplina com liberdade e impulsão com ética."


————————————————————— 06/07/2025


 

 

“Em qualquer situação, é imperioso pensar, inferir e distinguir o essencial do acessório, para pensar, planejar e agir privilegiando o que é essencial.”

“Em qualquer atividade que requeira a faculdade de pensar, é imperioso agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

“É imperioso pensar e agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

 


 

Legenda — origem das expressões


[1]  Palavras de despedidas na solenidade de transmissão da Chefia da CRO/11, 1996.

[2]  Idem, ibidem.

[3]  Souto, Aléssio Ribeiro e Prisco, Abelardo de Souza Junior (In Memoriam, 2017); Análise Prospectiva – uma metodologia para o EME – Monografia para obtenção do diploma do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, ECEME, 1998. 

[4]  Id., Ib.

[5]  Palavras alusivas ao 27º aniversário do CTEx, 2006.

[6]  Id., Ib.

[7]  Jargão repetido à exaustão para as queridas filhas Alessandra, Laura e Cecília.

[8]  Avaliação da Resiliência de Alunos – PISA — 

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/04/avaliacao-da-resiliencia-de-alunos-pisa.html

[9]  Id., ib.

[10]  Id., ib.

[11] A Verdade Sobre o Regime Militar Brasileiro

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/a-verdade-sobre-o-regime-militar.html?m=1

[12] Atrocidades dos Comunistas Brasileiros

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/atrocidades-dos-comunistas-brasileiros.html

[13] Id., Ib.

[14] Perigo Pessedebista

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/perigo-peessedebista.html

[15] A propósito do livro “NÃO, Sr. Comuna! Guia para desmascarar as falácias esquerdistas”, de Evandro Sinotti, Editora Sinotti.

[16] Marambaia, militares e meio ambiente

Em https://arsacloz.blogspot.com/2023/01/marambaia-militares-e-meio-ambiente.html

[17] A propósito do vídeo Minha Carta para Débora Rodriguesde Cláudio Dantas

Em https://www.youtube.com/watch?v=KTnxLeCbBss

# # # # #