domingo, 26 de março de 2023

Risco, ameaça e incerteza

 

Os figurões da imprensa deram grande contribuição para a vitória do ex-honesto, ex-corrupto, ex-condenado e ex-presidiário na eleição para a Presidência da República de 2022. Com as crises e traumas que prevalecem no novo mandato, os apoiadores midiáticos oscilam entre o apoio e o temor em relação ao futuro. Dessa feita, como por razões de saúde, o mandatário cancelou ou adiou a viagem à China, alguns jornalistas publicaram matérias expressando lamento pelos problemas de ordem pessoal e política que o Sr. Lula está enfrentando e pela possível perda de oportunidade em relação à interação com os asiáticos. Convém contextualizar essa questão. 

 

Entregar o Brasil para a China revela enorme ignorância e ignomínia inigualável. Basta lembrar que, quanto eram fraquinhos, os chineses passaram a perna nos Estados Unidos e na União Soviética. 

O cientista chinês que fez doutorado na América, fundou o 1º laboratório de jato propulsão, foi comissionado coronel para, em 1945, entrevistar cientistas alemães, foi pego passando os dados para a China, perdeu o posto e foi preso. Depois de libertado, retornou para seu país, tornou-se pai do projeto de propulsão espacial chinês, aí incluídos os mísseis intercontinentais voltados para os Estados Unidos. 

 

Quando Mao triunfou, em 1949, foi para Moscou encontrar-se com Stalin, firmou vários projetos de cooperação, onde se destacava a promessa de uma bomba atômica para obtenção de dados. Em 1959, Krushev foi para Pequim, questionado, negou a promessa; os chineses que tinham montado um projeto nuclear paralelo secreto, riram, e depois chegaram às bombas de plutônio e hidrogênio. 

Enfim, ter mandatário responsável por encrencas insuperáveis coloca o Brasil no maior retrocesso da história humana. Destarte, o povo brasileiro está diante de risco, ameaça e incerteza em face da inevitável prevalência da distopia.

 

__________________

##################

[Divulgado no Estadão online de 26/Mar/2023]

__________________

##################


Nenhum comentário:

Postar um comentário