terça-feira, 14 de outubro de 2025

Japão 3 x 2 Brasil

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, 
antigo lavrador, garimpeiro, comerciante, tabelião e juiz de paz.
In Memoriam.


Na preparação para a Copa do Mundo de 2026, a seleção brasileira de futebol disputou uma partida amistosa contra a seleção japonesa em Tóquio.

No primeiro tempo, nossa seleção foi muito bem e fez 2 x 0. No segundo tempo, a partir de um erro da zaga, ocorreu um “apagão” e os brasileiros se perderam completamente. No final, os japoneses viraram o placar para 3 x 2 e, pela primeira vez na história, em mais de 10 jogos, eles venceram uma partida contra os brasileiros.

 

Um zagueiro falhou nos 3 gols dos ‘Japotacas’: no primeiro, entregou a bola de bandeja para o atacante; no segundo, fez um golaço contra; e no terceiro, cedeu o escanteio que ocasionou a virada. 

O jogo e as críticas — nem sempre razoáveis e ambientadas na razão e no bom senso — tem a virtude de alerta para a preparação no curto prazo disponível. O Brasil tem excelentes jogadores e um técnico muito qualificado. 

Portanto, sem qualquer presepada, nossa seleção está entre as 8 favoritas para a próxima Copa do Mundo; então, chega às quartas de finais. 

A partir daí, alegria ou tristeza disputarão a primazia dos amantes do futebol.

 

 

 

 

Os vícios em detrimento da virtude no âmbito da Justiça

Preliminarmente, convém estruturar as razões para o tratamento de tema alicerçado na criminalidade e, portanto, contrário aos valores fundamentais da humanidade.

Nesse sentido, é imperioso que cada cidadão tenha consciência dos procedimentos absurdos praticados por indivíduos contrários ao bom senso, à razão e à lógica.

É oportuna a divulgação dos respectivos fatos, eventos e atitudes consentâneos com esse estado de coisas para que a mencionada consciência se potencialize!

É inquestionável que a consciência e a divulgação impeçam que prevaleça a covardia que sufoca a fé, a coragem e os valores fundamentais!

Enfim, que todos os entes humanos se associem com o ideário de paz e harmonia — objetivos primaciais — só conquistáveis por intermédio da democracia que, por seu turno se alicerça na liberdade, na verdade, na coragem e na ética.

Assim colocados os argumentos que justificaram o presente texto, é apresentada a seguir questões que afetam a vida de todos os brasileiros para que, mercê da divulgação, da consciência e da coragem, por ocasião das eleições em todos os níveis, cada votante possa decidir pela melhor opção para a sociedade.

Para evitar acusações infundadas, nomes de pessoas foram suprimidos; e nomes de organizações foram mencionados com disfarce.

 

 

Será que valeu a pena?

 

São caracterizadas aleivosias, atitudes nefastas e procedimentos inaceitáveis. Tais absurdos não se coadunam com o mundo real. A rigor, parecem peças de ficção, só possíveis em literatura ou em obras cinematográficas.

Senão vejamos! O caboclo renunciou ao cargo de ministro de Alta Corte e chorou em sua despedida. Aliás, ele tem chorado em várias ocasiões. Por quê?

Por oportuno, esclareça-se que a mencionada Alta Corte não tem similar nos Estados Unidos ou no Reino Unido nem nos Tribunais Constitucionais da França ou da Alemanha; muito menos em qualquer outro país democrático onde prevaleça a liberdade e a verdade.

Voltemos ao fictício caboclo. Ele lamentou por não continuar fazendo o que muito fez. Mas o que ele fez?

Defendeu terrorista, condenado por terríveis crimes em país democrático.

Declarou-se amigo do ser insano que foi condenado por comandar uma rede de exploração sexual.

Chamou o Partido da Trampolinagem de organização criminosa no auge da Operação Limpa Crime e depois se tornou um dos maiores protetores dos integrantes dessa súcia.

Foi aos Estados Unidos e pediu ajuda para enfrentar as chamadas Fake News, quando na verdade o que queria era a censura.

Barrou o voto impresso no Congresso Nacional (adotado em cerca de 40 países com sistema eleitoral apoiado em urna eletrônica), fazendo lobby contra a transparência eleitoral.

Debochou do povo brasileiro com suas irresponsáveis declarações “Eleições não se ganha, se afana” e “Derrotamos os oponentes”.

Desmentiu corrupto condenado sobre as orgias em Cuba e ao mesmo tempo admitiu sua amizade com o patrocinador de orgias no Brasil.

 

Será que ficou feliz?

 

Viu o visto americano cassado por sufocar a liberdade de expressão.

Viu a filha sendo escoltada por oficiais americanos como se fosse uma criminosa, exatamente como fizera com senhoras de idade que estavam em Brasília no dia 8 de janeiro.

Viu o filho abandonar um alto cargo em um banco internacional e voltar para o Brasil porque também perdeu o visto americano.

Ostentava apartamento na Flórida e agora perdeu seu refúgio americano.

Admitiu que deixaria a Alta Corte para ser embaixador na Europa, contudo viu seu plano frustrado porque ninguém quer tê-lo por perto.

Que ele não fique triste. O Brasil tem embaixadas abertas para gente dessa estirpe na Venezuela, em Cuba, na Nicarágua, na Rússia, no Irã, na China e até na Coreia do Norte!

Mas cuidado! Em alguns desses lugares, assumir esse progressismo criminoso (como sói acontecer em países socialistas — nacionais-socialistas, socialistas reais e seus puxadinhos) pode ser sentença de morte.

Pois é, esse ciclo vicioso de chantagens, festas e ações hediondas só podia dar nisso, notadamente, quando se ‘descondena’ um ladrão e se condena um inocente.

Mas o caboclo deve ficar Zen, deve ficar tranquilo, igualzinho quando estava na companhia do amigo adepto de orgias.

O choro tem a mesma motivação de suas malsinadas ações? Ou é apenas o disfarce para as reconhecidas ações sustentadas por um caráter conspurcado?

O inferno que o aguarda, está apenas começando. O julgamento será nas arenas celestes e lá não tem recursos, não tem amizades, não tem lobby.

Lá, a sentença já estará redigida, porque aqui, vive-se de narrativas. Lá o que está prescrito não se altera, não se negocia, não se corrompe.

E aí, é imperioso desejar sorte no próximo plano astral. Com certeza, vai precisar. Não lhe cito o nome. Que ingresse na obscuridade eterna!

 

[Este texto é baseado e inspirado em vídeo divulgado por WhatsApp, sem a devida identificação de autoria.]

 

 

 

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Um mundo melhor para as próximas gerações

Diante da possibilidade de atribuir nota à presidência liderada pelo ex-honesto, ex-corrupto, ex-condenado e ex-presidiário, surge a oportunidade de transmitir, com perspicácia e lucidez — que deve ser a marca registrada de quem tenta superar as falhas e limitações resultantes da condição humana e pelejar pela decência e pela virtude na gestão pública —  a visão sobre o desastroso e malsinado governo de plantão nas arenas tupiniquins.

 

Corrupção + corrupção + corrupção = Zero + zero + zero.

Dúvidas não há! Concordância verbo com predicado + tentativa de lutar por um mundo melhor para as próximas gerações = Dez.

Simples como a brisa suave que alivia e como o sorriso da criança que emociona.

Tem gente que gosta, defende e apoia a corrupção. Doença incurável, perigosa e contagiosa.

 


 

 

 

Responsabilidade cívica

Foi noticiado que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu 27 entrevistas sobre política no corrente ano. 

Isso é verdade? Talvez sim, talvez não; contudo, é certo que, em algumas vezes, houve manifestação pública do ministro, diferentemente, do que ocorre com integrantes das Supremas Cortes ou Tribunais Constitucionais dos países democráticos desenvolvidos.

Cabe, pois, a indagação: de quem é a responsabilidade cívica ou a eventual culpa? Da autoridade ou dos cidadãos?

 

O problema não foi a condenação do Filho de Deus pelo mandatário romano; o problema foi o apoio e o pedido dos cidadãos locais para sua condenação. Similarmente, o problema não é o Gilmar Mendes; o problema é o apoio, a defesa e a alegria dos nefastos e dos hediondos. Eles sentem prazer!

 

Trata-se de doença perigosa, incurável e contagiosa. Atinge os neurônios e afeta a faculdade de pensar. Reagem, ofendem e agridem. Nem isso conseguem perceber. Quer dizer, identificam-se!

 


 

 

Ódio e verdade

Em debate entre com o ex-promotor e ex-deputado Deltan Dellagnol, divulgado na plataforma X, o jornalista Marco Antonio Villa demonstrou uma dose inexcedível de ódio e veneno, ao tratar da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Mencionou fatos que não se apoiam na verdade, tais como atribuir a culpa das mortes por Covid a Bolsonaro e declarar que o então presidente não comprou vacinas. 

 

 

Ora, quando o Brasil, com 212 milhões de habitantes, tinha cerca de 600 mil mortos por Covid, a situação no mundo era a seguinte:

– os Estados Unidos, com 340 milhões de habitantes, tinham aproximadamente 850 mil mortos por Covid;

– a soma de França, Reino Unido e Alemanha, totalizando 220 milhões de habitantes (isto é, 67 milhões, 70 milhões e 83 milhões, respectivamente), tinha da ordem de 580 mil mortos por Covid; e 

– a soma de México, Colômbia e Argentina, totalizando 234 milhões de habitantes (ou seja, 132 milhões, 54 milhões e 48 milhões, respectivamente), tinha quase 550 mil mortos.

Nenhum americano atribuiu as mortes por Covid ao presidente Biden.

Nenhum francês, inglês ou alemão atribuiu as mortes por Covid ao presidente Macron, ao primeiro-ministro Boris Johnson ou à primeira-ministra Angela Merkel, respectivamente. 

De forma similar, nenhum mexicano, colombiano ou argentino atribuiu as mortes por Covid ao presidente Lopez Obrador ou ao presidente Iván Márquez ou ao presidente Alberto Fernández, respectivamente.

Em relação à vacinação por Covid, ela foi iniciada após a aprovação da vacina pela ANVISA, o que ocorreu na passagem de 2020 para 2021. Nesse sentido, em janeiro de 2021, a vacinação foi iniciada e no início de 2022, o Brasil estava em uma posição privilegiada, entre os países com grande população. 

 

 

Não gostar, não concordar, não apoiar, não defender ideias ou pessoas é um direito lídimo. Afastar-se da verdade para expressar o pensamento é algo inaceitável.

 

Simples! Em democracia não tem magistrado que reprova em concurso para juiz; não tem ministro da Suprema Corte que, à luz de mentira defende assassino condenado em País democrático; não tem ministro da Suprema Corte com esposa trabalhando em processo que chegará à Suprema Corte; não tem ministro nefasto ... 

E não deveria ter jornalista defendendo aqueles que transgridem o bom senso, a razão e a lógica. Simples assim!

 



 


Reforma do Judiciário e a visão do novo presidente do STF

O ministro Luiz Edson Fachin chegou à presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e por ocasião da investidura nessa magna condição declarou “que ninguém pense que fará reforma do Judiciário.”

Uma indagação que não pode ser esquecida é o fato de que na condição de Procurador, no estado do Paraná, o Sr. Fachin participou da campanha política da Sra. Dilma Roussef, do Partido dos Trabalhadores, o que deveria ser impensável para membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.

 

 

Excerto do discurso do Sr. Fachin, em 2014, em comício da Sra. Dilma Roussef pela reeleição

Tenho em minhas mãos manifesto de centenas de juristas brasileiros que tomaram lado. Apoiamos Dilma para prosseguirmos juntos na solução de um País capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens naturais; um País socialmente justo que continue acelerando a inclusão social, e que consolide soberano sua nova posição no cenário internacional; um País que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade e a erradicação da miséria; um País que preserve sua dignidade reconquistada. 

....................................

Por isso tudo, declaramos em conjunto o apoio a Dilma Roussef. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, soberana e solidária. Como disse, por todos nós, Gofredo Teles da Silva Júnior em sua célebre carta: “... Ao povo é que compete tomar a decisão política fundamental, que irá determinar o desinamento da paisagem jurídica que deseja viver. ...”. Nós já decidimos, dia 31 de outubro, votamos Dilma Roussef, para presidente do Brasil.

 

 

Ademais, há que se questionar as atitudes presentes ou pretéritas dos atuais membros da Suprema Corte brasileira.

 

O caboclo não quer reforma no Judiciário! Porém qualquer cidadão lúcido aspira eliminar magistrado que tenha passado por uma das seguintes condições: reprovação em concurso para juiz; prestação de serviços advocatícios para organização criminosa; prestação de serviços advocatícios para condenado por assassinatos em país democrático; permissão para a esposa trabalhar em escritório que lida com causa que pode ser submetida a julgamento na respectiva Suprema Corte; atividades empresariais incompatíveis com o cargo; e difamação de instituições e de altas autoridades do País no exterior.

 

E, também, magistrado que tenha vivenciado: tratamento de questões judiciais fora dos autos do processo; militância em campanha política de partido responsável por corrupção; descumprimento e conspurcação da Carta Magna com decisões espúrias e inconstitucionais; investidura, como advogado, na egrégia Corte, por amigo que, anteriormente, recebeu seus serviços advocatícios; e militância em partido socialista (comunista, nazista, fascista ou similar). Portanto, cidadãos que aspiram viver em ambiente em que prevaleça a liberdade e a verdade, quer a reforma do Judiciário já.

 

 


 


 

 

sábado, 4 de outubro de 2025

Prioridade para tecnologia e educação

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, antigo lavrador, garimpeiro, comerciante, tabelião e juiz de paz.
In Memoriam.

O cientista Peter Diamandis participou do Rio Innovation Week e concedeu entrevista para o jornal Estadão, que foi publicada com o título “ ‘Teremos um mundo quase irreconhecível até 2038’, diz fundador da Singularity University”

A rigor, o Sr. Diamandis analisou os impactos da Inteligência Artificial nas atividades humanas. Destaco alguns aspectos da memorável entrevista.

“... Agilidade significa garantir que, como empresa, ou como pai, ou como líder nacional, você esteja disposto a experimentar, disposto a tentar novas estratégias e abordagens. Isso é absolutamente crítico.”

“... A taxa de crescimento [especialmente, na área tecnológica] passou da Lei de Moore de dobrar a cada dois anos para dez vezes por ano, e muito em breve cem vezes por ano.

“... Se eu estiver com uma plateia de 100 pessoas e perguntar ‘Quantos de vocês acham que não há nada acontecendo dentro do seu corpo com o qual precisam se preocupar?’, todos de certa forma respondem: ‘Não tenho ideia do que está acontecendo dentro do meu corpo’. E realmente não temos. Você não sente um câncer até o estágio três ou quatro. 70% dos ataques cardíacos não têm sintomas, como falta de ar e dor. O primeiro sintoma é um ataque cardíaco e 50% dessas pessoas não sobrevivem.

“... Numa sala de 100 pessoas, 3% terão um câncer que não sabem, 2,5% terão um aneurisma que não sabem, 14,4% terão doença metabólica, doença cardiovascular, doença neurodegenerativa ou algo sobre o qual precisam agir.

“... Ele [o futurista Ray Kurzweil] disse: ‘Vamos ter mais progresso na próxima década, de 2025 a 2035, do que tivemos no século passado, de 1925 a 2025. Se você pensar como era o mundo em 1925, pelo menos nos EUA, o nível mais alto de tecnologia era o carro Ford Modelo T. 30% das casas tinham eletricidade, 30% das casas tinham telefone. Quão longe chegamos, certo? O que fizemos entre o café da manhã e o almoço em qualquer dia típico hoje seria visto por nossos ancestrais como algo divino. Então, sim, vamos ver um mundo incrivelmente quase irreconhecível até 2038.”

“Então, a IA é a mãe de todas as futuras tecnologias emergentes. Ela impulsionará a velocidade de escape da longevidade, estendendo nossa expectativa de vida saudável. Ela impulsionará novas ciências dos materiais, novas fontes de energia. Ela nos permitirá ter interface cérebro-computador. Ela permitirá educação e saúde ubíquas [que estão ou existem ao mesmo tempo em toda parte; onipresente] gratuitamente para 8 bilhões de pessoas."  

O engenheiro Edson Del Rio postou um comentário no jornal que, pela excelência e oportunidade, transcrevo a seguir.

“Desde ‘O Choque do Futuro’, de Alvin Toffler, a previsão do futuro tecnológico de nossa sociedade desperta a atenção daqueles profissionais de marketing que planejam o futuro das empresas. Temos por guia que novos produtos tecnológicos são, na maioria esmagadora das vezes, muito lucrativos. Então, países que querem manter a sua supremacia econômica investem pesado na formação de cérebros para gerarem novas lucrativas tecnologias. Não é o caso brasileiro, via de regra, com poucas exceções, nosso investimento em formação é muito pequeno comparativo aos países do primeiro mundo. Assim, não temos sequer um único prêmio Nobel brasileiro e o cargo máximo da nação é ocupado por pessoas que sequer falam inglês fluentemente. Sou professor aposentado de engenharia e nossa engenharia é capaz de produzir aviões, mas não temos sequer um único fabricante brasileiro de automóveis. Somos imediatistas e pragmáticos, queremos tomar atalhos que encurtam nossa jornada e amamos soluções fáceis. Entretanto, soluções simplistas quase nunca funcionam e atalhos podem ser armadilhas.

Tecnologia é aquilo que vai para casa as seis horas da tarde e está entre nossas orelhas. Sem investimentos em escolas de alto nível estaremos condenados a um futuro pouco promissor.”

De minha parte, postei uma resposta que reforçou o argumento de Del Rio, no que diz a investimento em escolar de alto nível.

O comentário tem o conteúdo e a energia de um artigo.

Parabéns ao autor. Permito-me acrescentar que somente quando o governante der prioridade para a Educação teremos um País compatível com a extensão geográfica grande população e grandeza em recursos naturais.

E óbvio, sem disparidade na renda individual e com igualdade de oportunidades.

Ampliei minha argumentação, postando um comentário adicional reforçando a necessidade de priorizar a Educação para vencer as indigências de toda ordem em nosso grandioso País.

Caro Edson Del Rio, com perspicácia, você mencionou que não temos um único fabricante de automóveis. Vou além! Estamos entre os 10 maiores fabricantes da automóveis do mundo. Somos o único dentre esses maiores (Estados Unidos, Reino Unido, França, Japão, Coreia do Sul, Índia, China et al) que não tem fabricante de automóvel pertencente a nacional e com recursos majoritariamente nacionais. 

Ademais, com grande extensão territorial, grande população e enorme riqueza de recursos naturais, o País tem disparidade de renda inaceitável, a metade dos brasileiros não tem esgoto sanitário e o acesso a saúde, educação e segurança é insatisfatório. 

Insisto, ressalto, enfatizo, repito à exaustão: só alteraremos esse estado de coisas quando a Educação foi a prioridade máxima do País em detrimento de todos os demais campos da gestão pública. 

E isso é apenas o primeiro passo. Outros: melhoria da gestão pública, transformação do Poder Judiciário, eliminação da corrupção e punição dos corruptos.

 


 


 

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Pensar é preciso: aforismos e jargões

"O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado."
Homenagem a Oscar Barboza Souto, meu pai.
Antigo lavrador, garimpeiro, tabelião, juiz de paz e comerciante.
In Memoriam.

Transcrevo aforismos, jargões e outros juízos de valor que me agradam. A maioria das expressões, eu as formulei em momentos relevantes de minha trajetória pessoal e profissional. Registro-as para que jamais se percam na poeira das sendas, que ainda tenho que percorrer.


Enfatizo que minhas modestas considerações são oriundas das profundezas de minha mente e de meu pensar. Contudo, ressalvo que, inconscientemente, posso ter adaptado ou parafraseado alguma coisa de textos que li, de outros seres pensantes, com capacidade superior à minha. Entendo que não existe demérito em minhas pretensões, já que aprender de outrem é reconhecida e ancestral virtude. 

A propósito, compartilho este texto com minhas queridas filhas, para que, na encruzilhada da conquista da maturidade, elas possam pensar e agir sob a égide da liberdade, da responsabilidade, do bom senso, da razão e da lógica.


Em face de alguma atualização (sempre com fontes na cor verde), reenviarei a nova versão para elas.



“O ser humano é a razão primeira e última de qualquer esforço profissional em âmbito individual ou coletivo.” [1]

—————————————————

“Minha gratidão ao meu pai Oscar e minha mãe Alaide, por me fazerem herdar o amor pelo trabalho, pela verdade e pelo sentimento do cumprimento do dever.” [2]

—————————————————

“As transformações em curso são consubstanciadas pela revolução tecnológica e o advento da sociedade da informação; pela revolução gerencial; e pela adoção de novos métodos, técnicas e instrumentos de gestão”. [3]

—————————————————

“Candidatam-se à decadência, antes de ascenderem ao ápice, as organizações e países cujos integrantes ignoram o passado e impedem os olhos e as mentes de perscrutarem o futuro!” [4]

—————————————————

“A pesquisa, o desenvolvimento, a fabricação e a avaliação autônomos de material de emprego militar condicionam as aspirações estratégicas e políticas de um país.” [5]

—————————————————

"Candidata-se à decadência antes de atingir o ápice o país cujas Forças Armadas não possuem o domínio do ciclo de vida de seus artefatos bélicos." [6]

—————————————————

“Tentar sempre, desistir jamais, vencer se possível.” [7]

—————————————————

“Os Estados Unidos perderam a Guerra do Vietnã para a mídia, para os intelectuais e para os artistas americanos. O Brasil ganhou a guerra contra os comunistas e perdeu a guerra cultural para a mídia, para os intelectuais e para os artistas brasileiros.” [8]

—————————————————

“Dê ao indivíduo a informação incorreta e assuma o risco pela resposta errada.” [‘9]

—————————————————

“O essencial não é a resposta! É a pergunta!” [10]

—————————————————

“Na guerra é assim: alguns vencem, outros perdem e muitos choram” [11]

—————————————————

“A guerra é para quem se dispõe a oferecer a própria vida em defesa da verdade, da liberdade, da coragem e da ética, fundamentos essenciais da democracia.” [12]

—————————————————

“A democracia é o meio para a conquista da paz e da harmonia entre seres humanos.” [13]

—————————————————

“A sociedade brasileira aspira a prevalência da decência, da justiça e da liberdade.” [14]

—————————————————

“Socialismo — ou qualquer outro nome que se lhe queira atribuir — é doença, não raro, transmissível e incurável; é xingamento, desses que ofende e agride; é ignorância, resultante de alguma indigência neuronal; é arrogância, decorrente da falta de humildade em reconhecer as próprias falhas e limitações; é preguiça, pela satisfação devida ao abandono da resiliência e desapreço pelo esforço; em suma, é tudo a que o ente humano virtuoso deve renunciar e se distanciar!” [15] 

 

Atenção! Pensamento ou conceito expresso em referência aos seguintes socialismos: nacional-socialismo (nazismo); seu irmão “gemelar”, e igualmente abjeto, o socialismo real (comunismo); e suas pérfidas imitações.

 

—————————————————

Sempre há a possibilidade de um novo começo!

Sempre há uma causa justa a ser defendida!

Sempre há sendas escuras onde se pode espalhar luzes!

Sempre há desafios a demandar coragem!

Sempre há valores a serem mantidos com vontade e fé! [16]

—————————————————

“A generosidade, a gratidão e a solidariedade são virtudes que enriquecem o amor ao trabalho, a prática da verdade e o cumprimento do dever.”

—————————————————

“É imperioso pensar e agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

—————————————————

“A verdade, a liberdade, a coragem e a ética são os fundamentos básicos da democracia.”

—————————————————

“Eduque-os ou condene-os ao servilismo.”

—————————————————

“A democracia não é um fim; é um meio para a conquista da paz e da harmonia entre seres humanos.”

—————————————————

“Perseguição? Bandidos devem ser perseguidos sim — pela lei, pela justiça e pela democracia, que eles tão bem ignoram!”

—————————————————

“A educação eficaz conduz os alunos à prática de valores essenciais e à consciência da importância do conhecimento a partir do primeiro dia de aula.

 

—————————————————

 

"A educação eficaz inicia imediatamente a transformação dos alunos; e, se continuada, conduz à transformação da sociedade, não raro, ao longo de meia dúzia de décadas.

Portanto, não é razoável nem convincente que a educação só produz resultados em longo prazo."

 

—————————————————

 

“A Educação & Cultura & Esporte possibilitam a obtenção do conhecimento e a Ciência & Tecnologia & Inovação possibilitam a transformação do conhecimento em riqueza.”

 

—————————————————

 

“Jamais se arrependa do que tentou fazer e deu errado. Arrependa-se sempre do que não teve a coragem de tentar fazer.”

  

—————————————————————



 

“Em qualquer situação, é imperioso pensar, inferir e distinguir o essencial do acessório, para pensar, planejar e agir privilegiando o que é essencial.”

“Em qualquer atividade que requeira a faculdade de pensar, é imperioso agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

“É imperioso pensar e agir privilegiando o essencial em detrimento do acessório.”

 

 


“A coragem é um atributo fundamental do ser humano. Alicerçada na liberdade, na verdade e na ética, a prevalência da coragem distingue o animal humano de tudo o que a faculdade de pensar impõe.” [17]

 

———————————————— 19/04/2025


"A gestão eficaz é essencial para o sucesso."


—————————————————————


"A gestão é eficaz quando associa trabalho com talento, planejamento com instinto, disciplina com liberdade e impulsão com ética."


———————————————— 06/07/2025


"Quem reverencia o passado, potencializa o presente e delineia o futuro!"


—————————————————— 27/01/2024


"Quem esquece o passado, ignora o presente e não enxerga o futuro." [18] [19]


—————————————————— 12/09/2025


"Quem observa as lições do passado, constrói com nobreza o presente e vislumbra o futuro sob o manto da virtude!" [18] [19]


—————————————————— 12/09/2025


 


Legenda — origem das expressões


[1]  Palavras de despedidas na solenidade de transmissão da Chefia da CRO/11, 1996.

[2]  Idem, ibidem.

[3]  Souto, Aléssio Ribeiro e Prisco, Abelardo de Souza Junior (In Memoriam, 2017); Análise Prospectiva – uma metodologia para o EME – Monografia para obtenção do diploma do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, ECEME, 1998. 

[4]  Id., Ib.

[5]  Palavras alusivas ao 27º aniversário do CTEx, 2006.

[6]  Id., Ib.

[7]  Jargão repetido à exaustão para as queridas filhas Alessandra, Laura e Cecília.

[8]  Avaliação da Resiliência de Alunos – PISA — 

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/04/avaliacao-da-resiliencia-de-alunos-pisa.html

[9]  Id., ib.

[10]  Id., ib.

[11] A Verdade Sobre o Regime Militar Brasileiro

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/a-verdade-sobre-o-regime-militar.html?m=1

[12] Atrocidades dos Comunistas Brasileiros

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/atrocidades-dos-comunistas-brasileiros.html

[13] Id., Ib.

[14] Perigo Pessedebista

Em http://ribeirosouto.blogspot.com/2018/06/perigo-peessedebista.html

[15] A propósito do livro “NÃO, Sr. Comuna! Guia para desmascarar as falácias esquerdistas”, de Evandro Sinotti, Editora Sinotti.

[16] Marambaia, militares e meio ambiente

Em https://arsacloz.blogspot.com/2023/01/marambaia-militares-e-meio-ambiente.html

[17] A propósito do vídeo Minha Carta para Débora Rodriguesde Cláudio Dantas

Em https://www.youtube.com/watch?v=KTnxLeCbBss


[18] Desqualificação de magistrado do STF

Em https://arsacloz.blogspot.com/2025/09/desqualificacao-de-magistrado-do-stf.html


[19] Qualificação de magistrado do STF

Em https://arsacloz.blogspot.com/2025/09/qualificacao-de-magistrado-do-stf.html



# # # # #