segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Conflito entre autoridades e falsidade argumentativa

O jornalista Marcelo Godoy que se arvora conhecedor e especialista em assuntos militares publicou artigo sobre as interações entre Bolsonaro e a cúpula militar. De um lado, o articulista tenta mostrar que há um conflito velado entre o presidente e autoridades militares; e de outro tenta caracterizar como negativa e prejudicial ao País a suposta atuação política dos militares. Escolhi dois aspectos de seu texto para mostrar quão frágil é sua argumentação. Ademais, a láurea do escritor com o prêmio Jabuti depõe contra a relevância dessa premiação.

No artigo “Ataque de Bolsonaro a ...”, o articulista menciona “um pacto [dos militares] com Bolsonaro para se livrarem do PT e do que chamam de politicamente correto”. Correto ou incorreto é irrelevante. O pacto não foi de militares, mas de 58 milhões de cidadãos inconformados com a maior crise da humanidade. O pacto não foi para se livrar do PT, mas dos políticos de todos os partidos que mergulharam o País na maior corrupção que a história registra, aí incluídos as quase duas centenas de parlamentares da câmara baixa e mais de três dezenas da câmara alta que são acusados e processados por corrupção.

 

A homenagem ao Kozel, morto em um atentado terrorista da VPR em 1968 é semelhante às homenagens aos brasileiros mortos em 1648, em Guararapes, para expulsar os holandeses; é semelhante às homenagens aos mais de 400 pracinhas mortos na Itália na Segunda Guerra Mundial em combate contra o nacional-socialismo; é semelhante aos mais de 100 cidadãos mortos no período posterior a 1964 para evitar que o socialismo real se implantasse no Brasil. Enfim, por falta de espaço muitos cidadãos que deram a vida em defesa da nacionalidade deixam de ser citados. Mas os brasileiros contraíram um dívida impagável com todos eles.

 

Os leitores, entre os quais me incluo — com conhecimento limitado, inteligência menor e formação educacional insatisfatória — merecem ser tratados com consideração por ganhadores de prêmio tartaruga que, para ganhá-lo, elaboram assertivas com o cérebro de “chelonoides carbonaria ou testudinata”.

___________________

###################


[Comentários divulgados no Estadão online de 16/Nov/2020]

___________________

###################

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário