terça-feira, 29 de setembro de 2020

O Exército e a preservação ambiental


Em Santa Catarina — da mesma forma que na Amazônia —, o Exército Brasileiro, "Braço Forte, Mão Amiga", age de acordo com sua missão constitucional e em consonância com as expectativas, aspirações e crenças dos cidadãos brasileiros.
____________
############

Na Amazônia, o Exército está onde poucos costumam ir. E nas áreas de responsabilidade de cada Organização Militar — em consonância com as atribuições atinentes aos recursos nacionais — o meio ambiente, um recurso primacial, é inequivocamente mantido, defendido e preservado.


Notas. 

[1] Neste mapa, assinalei apenas as localidades da fronteira com a Venezuela, Colômbia e Peru, nas quais, ao longo de 4 anos (de 1981 a 1984), estive gerenciando obras de construção ou manutenção de quartéis e residências, na modalidade de administração direta, na condição presencial, durante cerca de 150 dias não consecutivos. Naquela época, com as dificuldades de transporte, a contratação de empresa era descartada pelo orçamento proibitivo.

[2] Ressalte-se que os meios de transporte disponíveis eram aeronave anfíbia Catalina para pouso nas águas do rio Içá (que cruza a fronteira com a Colômbia em Ipiranga) e do rio Javari (que delimita a fronteira com o Peru); ou barco, ao longo do rio Solimões na direção oeste e do rio Negro na direção noroeste.

[3] Enfatize-se também que os meios de comunicação eram insatisfatórios. Não havia telefone, televisão ou Internet. Os rádios militares de ondas curtas funcionavam apenas quando se sentiam confortáveis e a situação meteorológica desejava. O animismo reforça a exiguidade e limitações do meio.

[4] A alimentação estava condicionada ao cumprimento da agenda aérea — os velhos Catalina estavam previstos uma vez por mês; e as probabilidades de falha eram proporcionais à longevidade, à condição piscosa dos rios e da respectiva alternativa, o jacaré, e à qualificação dos soldados (a maioria era indígena) para a caça, que em algumas localidades era escassa.

[5] Naquela época, sempre que alguma dificuldade ou desânimo se fazia presente, a solução era confortar-se com as jornadas do coronel engenheiro português Ricardo Franco de Almeida Serra, que no século XVIII, foi designado para demarcar as terras brasileiras, como resultado do Tratado de Santo Ildefonso. Em suas extraordinárias andanças, ele cumpriu, na Amazônia, algumas missões equivalentes à do personagem do filme Dersu Uzala, na demarcação de terras na Sibéria. O filme foi tão extraordinariamente concebido e dirigido que Akira Kurozawa, seu condutor, venceu a depressão com que iniciou a obra e desistiu de acabar com a própria vida. Se brasileiro, ele poderia dirigir uns três ou quatro filmes baseados nas épicas expedições de exploração e demarcação de Ricardo Franco.

____________

############

Em Santa Catarina, a extraordinária atuação de manutenção, preservação e defesa do meio ambiente pode ser constatada no vídeo.


____________

############




Nenhum comentário:

Postar um comentário