O governo dos Estados Unidos anunciou ontem a decisão de sancionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Global Magnitsky, por abusos reiterados contra o Estado Democrático de Direito.
A propósito do Homo Sovieticus, de Zinoviev, do Homo Brasiliensis, de Trigo, e da aplicação da Lei Global Magnitsky a brasileiro, trabalhadores dialogam:
- Cumpadi, existe uma espécie ancestral nossa que a maior parte da literatura ignora. Trata-se da espécie dos CorruPTus, cuja subespécie destaque é a AustraloPTecus CorruPTus.
- Ah Cumpadi, isso não é tudo! Nenhum intelectual se apercebeu da existência de uma espécie ancestral anterior aos CorruPTus. A rigor, ainda hoje existe a espécie dos Estrumerius, integrada pelas seguintes subespécies: a NaziPTecus Estrumerius, a KomunoPTecus Estrumerius e a FasciPTecus Estrumerius.
- Eh Cumpadi! Nós ganhamos eleição com a urna elePTrônica corruPTa. Bom, a conta que está sendo paga por expressiva parcela de brasileiros, está chegando também para os CorruPTus e para os Estrumerius, por intermédio da Lei Global Magnitsky!
____________________
Conforme Luciano Trigo, no artigo Do Homo Sovieticus ao Homo Brasiliensis, “citado outro dia, em uma live, por Rodrigo Constantino, o livrinho ‘Homo Sovieticus’, lançado em 1982 pelo escritor e sociólogo dissidente Aleksandr Zinoviev (1922-2006), é uma leitura impressionante. O autor investiga como viver em uma ditadura afeta as atitudes, os valores e o comportamento do cidadão comum, por meio de um processo gradual (e, até certo ponto, inconsciente) de adaptação psicológica à ideologia, à burocracia e à estrutura política dominantes.”
Trigo acrescenta que “como o Homo Sovieticus, o Homo Brasiliensis é cético em relação ao governo, à política e às instituições. Após décadas de escândalos de corrupção e ineficiência, ele concluiu que o sistema raramente funciona em benefício da população. Isso gerou cinismo e descrença – por exemplo, em relação ao sistema judicial, percebido como politicamente parcial e complacente com os ricos e poderosos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário