Prezado Professor Doutor Marcelo Hermes,
Com grande satisfação, recebi o honroso convite para os eventos dos Docentes Pela Liberdade, que terão efeito nesta sexta-feira e amanhã, sábado.
É de conhecimento público meu apreço, respeito e admiração por aqueles que fazem da luta para o benefício das próximas gerações o apanágio de suas ações pessoais e profissionais no âmbito do prioritário e imprescindível campo da Educação.
O sentimento que expresso, com entusiasmo e incontida esperança, teve seu fortalecimento nas atividades que desencadeamos em conjunto, ao longo do ano de 2018, quando a par da identificação de princípios, valores e crenças comuns, pelejamos modestamente para contribuir para o início das transformações que o País e a sociedade merecem, sonham e aspiram.
Assim, permita-me enfatizar o conteúdo do logotipo que acompanha os singelos garranchos de minha lavra, qual seja, um quadrado com três faixas horizontais sendo a primeira a caracterização da meta primacial do ser humano, a busca de paz e de harmonia; a outra, no meio da figura geométrica, identificando o instrumento único a possibilitar a concretização da meta colimada, a democracia; e a inferior, a expressar os fundamentos em que se baseia “o pior de todos os sistemas, exceto todos os demais”, isto é: a prevalência da liberdade, da verdade, da coragem e da ética.
Com a descrição desse emblema, creio estar cogitando da essência do ideário dos Docentes Pela Liberdade. A docência permite a compreensão do que seja liberdade, e possibilita sobretudo entender que só um ser humano em liberdade pode abraçar a verdade e ignorar tudo que não lhe corresponder; atuar com coragem, renegando sempre a covardia; e só admitir a trajetória da ética em contraposição à indignidade.
Pelas razões expostas, estou consciente e seguro de que o papel dos Docentes pela Liberdade é primacial para o futuro, mormente na atual conjuntura, na qual as forças contrárias às transformações requeridas unem-se, movimentam-se e buscam de todas as maneiras obstaculizar a marcha para a vanguarda — não apenas para a meta primacial do ser humano, mas especificamente para que o País, com imenso território, expressivo contingente populacional e valoroso potencial de recursos naturais possa possibilitar igualdade de oportunidades para cada cidadão, independentemente de origem étnica, gênero, cor da pele, credo religioso ou pensamento político.
Prezado Professor Doutor Marcelo Hermes,
Tendo manifestado o pensamento que me motiva agora, devo ressaltar que é de seu conhecimento que me submeti a procedimento médico invasivo e, conquanto não represente gravidade para meu quadro clínico e tenha mesmo se constituído em alívio para o prosseguimento do tratamento requerido, algumas medidas preventivas de repouso são requeridas.
Nesse contexto, venho manifestar a impossibilidade de atender ao honroso convite para participar das meritórias atividades dos Docentes Pela Liberdade. Expresso meu efusivo agradecimento, formulando votos de pleno sucesso nos eventos planejados. E também, que nas ações futuras do DPL, haja a prevalência do papel da Educação em nosso País; a potencialização das crenças, valores e princípios que motivaram sua institucionalização; e a inexcedível resiliência para que os sonhos venham a se tornar realidade, no arcabouço da família, das crenças religiosas e da fé democrática.
Brasília, 9 de outubro de 2020
Aléssio Ribeiro Souto
Nenhum comentário:
Postar um comentário