sábado, 29 de fevereiro de 2020

Comentários sobre a "Entrevista para jornalista francês"


O texto “Entrevista para jornalista francês” foi aclamado efusivamente por vários amigos. Houve aprovação de amostras de grupos distintos, o que representa um bom indicador dos acertos nas respostas formuladas. 

Por essa razão, reproduzo alguns comentários recebidos, postados no WhatsApp e neste ‘blog’. Claro, talvez haja generosidade resultante da amizade dos analistas. Ainda assim, permito-me expressar a satisfação. 

Quatro mensagens talvez sejam as mais vibrantes e como eu estava tentando ampliar o espaço disponível no celular, eu as exclui e não consegui recuperar. Uma pena! 

As mensagens foram recebidas em redes restritas e particulares e por isso, indico os autores pelas respectivas siglas de seus nomes.

“Li sua entrevista e aprendi muito. Excelente. Abraço grande. [a] Posso passar para alguns amigos?”. (P. A. A.)

“Li a entrevista que você deu a um jornal francês. Parabéns”. (N. D.)

“Me emocionando aqui ao ler [a entrevista]. Vou passar para nossa equipe. ... Essa é a nossa missão! No futuro, vão ver quem verdadeiramente ama o Brasil e nossa Amazônia.”  (M. D.)

 “Os brasileiros têm orgulho e confiança em suas Forças Armadas. Tanto é que, quando nada mais funciona, todos pedem-lhes socorro. A entrevista é uma bela aula de história e de humanismo. Gostei do começo ao fim ! Destaco: 1) Brasil: busca da paz e da harmonia, por intermédio da democracia; 2) A Amazônia brasileira pertence aos brasileiros; 3) .... deputados e senadores que integram a escória das duas casas do Parlamento; 4) .... militares brasileiros contribuíram para eliminar o sistema nazista .... Parabéns!” (A. F.) 
“Nota. O nosso planeta está anormalmente conturbado: saúde, migração, paz, falta de harmonia, enchentes, incêndios, assassinatos, etc.” (A. F.)

 “Muito interessante tua entrevista. Quem sabe pouco, ou tem visão distorcida sobre o Brasil, poderá conhecer melhor nosso país. Parabéns! Hoje de manhã Cláudio Luiz leu tua entrevista. Ele achou excelente porque  exemplifica a colaboração francesa na história do Brasil, que tem grande importância. Ele acha, sem exagero, que devias escrever uma história do  Brasil tendo como base teu documento, ampliando-o, pois é lúcido e objetivo. Entras em detalhes pouco divulgados mas muito importantes para nossa história.” (M. H. & C. L.)

Parabéns ARS. Mais claro e objetivo, impossível! (J. A. P.)

Hoje consegui ler a simulação da entrevista ao jornal Le Monde e, como sempre, uma agradável e bem estruturada leitura. Mais uma vez, meus cumprimentos. (B. D.)

 “Meus cumprimentos pela aula de patriotismo. Vou postar — mesmo sem sua autorização, mas com muita satisfação de colega de Barbacena — na rede do grupo formado aqui: “turmas EPCAr”, que congrega ex-alunos da Escola, de turmas diferentes e outros irmãos de armas.” (E. C. B.)

“Parabéns pelo enfoque positivo e desafiador adotado. Fatos indubitaveis da história assinalados com sabia propriedade fazem calar o interlocutor em justo reconhecimento à liderança militar que o senhor conquistou.” (A. D.)

“Verdadeira lição moral e cívica. Com conhecimento e sabedoria. Cultura ... Devemos aprender com esta verdadeira AULA. Parabéns! “ (A. D.)

“Inegavelmente, o Brasil mudou. Saiu daquela inércia e omissão, que só nos prejudicava e favorecia aos ‘desbrasileirados’. Pelo andar da carruagem, até o final de 2021 teremos muita coisa a comemorar. Virão novas eleições, e o atual Governo vai conseguir muito mais votos. 

E as pessoas descrentes ou contrárias à austeridade e aos bons costumes em todos os níveis, verão ‘suas fichas caírem’. Assistirão atônitos um Brasil com uma linda e nova plumagem, com ares de justiça, liberdade, ordem e progresso.

Rogo à Deus que em 2022, possamos comemorar os 100 anos da Semana De Arte Moderna, com muita alegria e satisfação, e com o reconhecimento internacional de que o Brasil tomou o rumo certo; e que dentro em breve será uma das maiores potências do mundo. Por hora, meu muito obrigado a essas valorosas e corajosas pessoas que estão no poder, e que ousaram querer um Brasil mudado, um Brasil melhor. Vocês merecem nossos aplausos de pé. 

COMENTÁRIO FINAL: Tenho muito orgulho de nossas Forças Armadas. Podem existir brasileiros tão patriotas como nosso contingente das forças armadas, porém, não encontraremos nenhum brasileiro mais patriota do que os bravos e valorosos homens e mulheres de nossas Forças Armadas. (A. D.)

Excelente entrevista. Todas as respostas fundamentadas com argumentos irrefutáveis e com contexto histórico. Porém, a resposta mais contundente, a meu ver, foi a da Amazônia! Parabéns!” (S. X.)

# # #

Nenhum comentário:

Postar um comentário