domingo, 16 de fevereiro de 2020

O Brasil em alta


Em sua coluna de política, o Estadão apresentou estatísticas referentes a situação do Exército nas redes sociais. Nesse sentido, no Facebook, no Instagram e no Twitter, houve um aumento exponencial dos seguidores do Exército (1.038%, 282% e 711%, respectivamente). 
Na percepção do colunista, o fato está relacionado com a eleição de Jair Bolsonaro, com presença de militares à frente de vários ministérios e agora com a nomeação do General Braga Neto para a Casa Civil da presidência da República. 
Nos últimos dias, a mídia em geral deu grande destaque para a investidura de Braga Neto na Casa Civil, lembrando que a presença de militar nesse importante ministério não ocorria desde o governo de Ernesto Geisel, quando o titular era o General Golbery do Couto e Silva.
A questão de militares atuando na política brasileira sempre foi interpretado às avessas. Basta lembrar que Churchill, De Gaulle, Roosevelt, Trumann, Eisenhower, Kennedy, Nixon, Reagan e Bush (pai) foram militares e nem por isso alguém considera essa circunstância condenável.

Felizmente, o articulista não enveredou para a senda dos intelectuais especialistas em política, que bombardearam a nomeação de um general para a Casa Civil. Essa turma evitou ou omitiu o essencial: se o cidadão é terrorista, corruPTo e, por último, presidiário, quer dizer, integrante da escória da nacionalidade, pode ser titular da Pasta; se for um cidadão qualificado e testado em comportamento pessoal e gestão pública — como os militares que estão ocupando os ministérios da República — não pode? Não apenas o Exército! O Brasil está em alta! É a lógica, a razão e o sentimento, caro sábio!

Notas.
Winston Churchill – Formado pela arma de Cavalaria; depois, Primeiro Lorde do Almirantado.
Charles De Gaulle – General na Segunda Guerra Mundial.
Franklin D. Roosevelt – Assistente de Secretário da Marinha.
Harry S. Trumann – Capitão na Primeira Guerra Mundial.
Dwight D. Eisenhower – General na Segunda Guerra Mundial.
John F. Kennedy – Tenente da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
Richard Nixon – Tenente da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
Ronald Reagan –Tenente da reserva de Cavalaria e Capitão da Força Aérea.
George H. W. Bush – Primeiro Tenente aviador naval na Segunda Guerra Mundial.

____________________
####################
 [Divulgado no Estadão online de 16/Fev/2020]
____________________
####################

Nenhum comentário:

Postar um comentário