![]() |
| "O lavrador perspicaz conhece o caminho do arado." Homenagem a Oscar Barbosa Souto Antigo lavrador, garimpeiro, comerciante, tabelião e juiz de paz. In Memoriam. |
——————————
VER TAMBÉM
Entrevista concedida ao Maj Miranda
Cerimônia de despedida do serviço ativo
Radar de Defesa Antiaérea SABER M60
[Clique sobre um título]
——————————
Por ocasião do exercício da chefia do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) — cargo que exerci de março de 2006 a abril de 2009 —, um dos projetos iniciados naquele período foi a pesquisa e desenvolvimento de um simulador para treinamento de piloto de helicóptero — denominado Simulador para Helicóptero Esquilo e FEnnec (Simulador SHEFE).
Por razões administrativas, logo após o desencadeamento do início do projeto, houve a necessidade de substituição do gerente do empreendimento e então adotei a decisão de colocar o então major Maurício Moutinho da Silva nessa complexa missão.
Um certo dia, em reunião com o major Moutinho, ele fez uma revelação surpreendente. Disse que há cerca de seis anos, ele fez o curso de pilotagem civil. Asseverei-lhe que, para mim, era uma notícia auspiciosa. Ele sorriu e replicou que mais relevante era a consequência de ter se tornado piloto: o que ganhava como oficial subalterno não lhe permitia voar com a frequência requerida. Destarte, ele tomou a iniciativa de conceber, produzir e instalar em sua residência um simulador de voo; e, dessa forma, pelo menos umas duas vezes por mês, ele cumpria a aspiração de voar, por intermédio do simulador.
Com um amplo sorriso, declarei que um sonho me levou à decisão de nomeá-lo gerente daquele projeto — a rigor um sonho fictício. De qualquer sorte, uma decisão imersa em felicidade e oportunidade, cuja resultante era a certeza de que o primeiro simulador de voo a ser pesquisado, desenvolvido e produzido no hemisfério Sul se tornaria realidade em breve.
Assim é que ao sair da chefia do CTEx, o simulador atingiu o estágio de testes e, de fato, no ano seguinte, esse artefato com enormes repercussões tecnológicas, econômicas e operacionais foi entregue ao Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAVEx, em Taubaté-SP).




